Navegue online em segurança
A Worten preocupa-se com a segurança online. Acreditamos que a proteção eficaz e adequada da informação e dos sistemas de informação contra quebras de confidencialidade, integridade e de disponibilidade, garantem a confiança junto dos nossos clientes e isso é parte imprescindível da política de segurança online da Worten.
Como agir caso receba uma mensagem ou e-mail da Worten

  Não deve facultar quaisquer dados pessoais na sequência destes e-mails e SMS.

  Desconfie sempre. As SMS fraudulentas apresentam erros ortográficos e gramaticais e links que direcionam para um URL diferente do site da Worten.

  Todos os links contidos nas nossas comunicações por SMS iniciam-se por www.wrt.pub/.

  O site da Worten começa sempre por worten.pt

  A Worten não lhe solicita dados pessoais via SMS ou E-mail.

  Contacte-nos de imediato, mesmo em caso de dúvida, através dos nosso Serviço de Apoio ao Cliente.

navegação segura na internet
  • Boas práticas de utilização da internet

    •   Analise sempre se o site aparenta ser uma réplica exata de um site conhecido e verifique se tem o nome de domínio ou do site online ligeiramente diferente do habitual.

        Suspeite de sites de compras que não tenham cadeado, cujo endereço não comece por https://

        Procure sinais de alerta, como promoções obviamente muito boas para serem verdade e fique atento à forma e ao tipo de linguagem e aparência gráfica utilizada.

        Limpe o histórico do browser sempre que utilizar um computador público e recuse os downloads cuja origem não seja certificada ou para o qual não possua licença de utilização.

        Procure pela política de privacidade - Sites com boa reputação têm uma página com política de privacidade, já que é uma exigência legal em muitos países. Consulte a nossa Política de Privacidade.

  • Segurança dos equipamentos tecnológicos

    • Os dispositivos móveis, tais como computadores portáteis, smartphones, PEN’s e discos externos, enquanto ferramentas promotoras de mobilidade e armazenamento, podem tornar-se num risco para os seus utilizadores. Porquê? Porque, sendo fáceis de transportar, tornam-se também fáceis de roubar ou perder. Assim sugerimos algumas dicas para ter em conta:

        Utilize uma password ou um pin de acesso nos dispositivos.

        Mantenha atualizado o seu sistema operativo e as suas aplicações.

        Instale as aplicações apenas a partir das app stores oficiais ou com outra origem fidedigna.

        Ligue apenas a redes WI-FI conhecidas - escritório, casa ou parceiros - caso contrário, opte por ligar um hotspot através do dispositivo móvel.

        Não deixe os dispositivos acessíveis a pessoas não autorizadas.

        Assegure que os dados confidenciais armazenados estão cifrados (protegidos por uma palavra-passe, por exemplo).

        Não utilize dispositivos móveis sem conhecer a sua origem.

        Instale antivirus e mantenha-o sempre atualizado.

  • Segurança nos pagamentos online

    • Embora façamos todos os esforços para evitar a fraude, as transações online ainda acarretam alguns riscos. Por isso, recomendamos que todos os nossos clientes adotem uma abordagem preventiva. Pense que se algo lhe parece bom demais para ser verdade, é provável que tenha razão...

        Antes de fazer uma compra, procure informações sobre o vendedor. Verifique se a loja é credível e confirme se o site é seguro.

        Quando faz uma compra, evite utilizar acessos públicos e computadores partilhados. Muitas destas redes não são seguras e podem estar a guardar os dados do seu cartão.

        Leia atentamente os procedimentos e os cuidados acordados ou recomendados pelo seu banco/prestador de serviços de pagamento para a realização de pagamentos na Internet.

        Privilegie a utilização de cartões de pagamento com segurança acrescida (por exemplo: cartões com limite de crédito, com reduzido prazo de validade ou com procedimentos de autenticação adicionais), ou opte por utilizar cartões virtuais.

        Seja consciencioso na divulgação de informação pessoal ou confidencial, e evite fazê-lo a menos que tal seja imprescindível para a realização do pagamento e sempre em sites que lhe ofereçam segurança.

        Depois de realizar a compra, guarde sempre informação e os registos das transações efetuadas.

        Verifique regularmente o extrato de cartão de crédito para identificar despesas suspeitas.

        Comunique as suspeitas de fraude às autoridades competentes (instituição bancária, empresa onde efetuou a compra, polícia).

Tipos de ataques fraudulentos
  • Phishing

    • Trata-se de uma técnica de envio de e-mails utilizada por pessoas mal-intencionadas com objetivo de o enganar e levar a clicar num link, abrir um anexo de e-mail ou partilhar informação, sem que se aperceba que está a colocar em risco a sua segurança na internet.

      Alguns elementos podem indicar uma tentativa de phishing. Esteja atento a:

        Links suspeitos: integrados no corpo da mensagem de um e-mail para que possa aceder a um site. Nesta situação deve passar o cursor do rato sobre o link até que um pop-up mostre o site para onde o irá reencaminhar essa ligação.

        Mensagens dirigidas a um destinatário genérico: “Prezado cliente”, “Caro cliente”, pois podem significar que o seu destinatário poderá ser qualquer pessoa.

        Gralhas ou erros ortográficos (português brasileiro ou traduções automáticas).

        Apelos de urgência exigindo ação imediata: “antes que algo negativo aconteça” por exemplo: cancelar a conta ou pagamento de uma multa por incumprimento de uma obrigação fiscal.

        Endereços de e-mail que não coincidem com o nome do remetente. Por exemplo, quando o e-mail diz ser de uma organização oficial, mas usa endereços genéricos como por exemplo: @gmail.com ou @hotmail.com.

        Anexos não solicitados -sempre que seja solicitada a abertura de um anexo não solicitado, por exemplo para que consiga ter acesso a prémios ou ofertas.

        Sites sem domínio protegido com https://. O “S” de Segurança é um certificado que garante a proteção das comunicações/transações.

        Pedidos de informação sensível, como números de cartão de crédito, passwords e números de telemóveis.

        Receção de mensagem que, supostamente, foi enviada por alguém que conhece, mas com o tom ou a redação diferente da habitual ou cujo remetente se apresente como sendo do departamento informático, mas o motivo da intervenção não lhe pareça legítimo.

        Spear-phishing: consiste na receção de um e-mail fraudulento, direcionado para a uma pessoa ou a uma função específica de uma empresa como objetivo de aceder ilicitamente a dados confidenciais ou cometer fraude.

  • Smishing

    • Este método finge que os remetentes das suas mensagens são seguros e fiáveis e pede-lhe para realizar uma ação urgente ou oferece até mesmo um presente muito especial (com um período de expiração muito curto devido à urgência). Estas mensagens são muito perigosas, uma vez que a maioria das pessoas hoje em dia já desconfia bastante do e-mail, mas ainda confia quase cegamente no SMS. Por isso, se receber uma mensagem de texto a pedir-lhe para clicar rapidamente numa ligação, não o faça!

      Alguns elementos podem indicar uma tentativa de smishing. Esteja atento a:

        Suspeite de SMS’s que não fazem sentido. Não confie em qualquer comunicação que exija uma ação urgente/resposta da sua parte: Se receber uma mensagem a solicitar que realize uma ação, inicie a sessão através da ligação habitual e evite aceder através do link que recebeu.

        Olhe atentamente para os links para verificar se são legítimos.

        Se não tiver a certeza ou estiver distraído e abrir a ligação: Verifique se o site começa por “HTTP” ou “HTTPS”. Se começar por “HTTP” não é genuíno (saiba que, infelizmente, o “http” não é uma garantia de autenticidade).

        Procure erros de ortografia ou de gramática e a hora da mensagem: Estas mensagens são muitas vezes escritas à pressa e/ou não são escritas na língua-mãe. As mensagens urgentes enviadas fora de horas são também um mau sinal.

        Trate as suas informações privadas como o seu tesouro: Se chegar ao ponto onde algo ou alguém lhe está a pedir informações privadas, como PIN’s e palavras-passe – pare!

  • Vishing

    • O vishing é uma variante de um ataque de phishing que é realizada através de telefone.
      As chamadas de vishing podem ser realizadas por uma pessoa ou por um sistema automatizado. A típica chamada de vishing aparenta estar a ser feita por uma entidade legítima. O atacante diz que existe um problema com a conta (por exemplo, do site da empresa ou do banco) e pede a informação privada do utilizador – como, por exemplo, a password, o número da conta, o PIN e o número de cartão de crédito – para verificar a informação da conta e resolver o suposto problema. 

      Alguns elementos podem indicar uma tentativa de vishing. Esteja atento a:

        Suspeite sempre de chamadas não solicitadas, especialmente se lhe estão a solicitar informação privada.

        Nunca revele informações pessoais – Se tem alguma compra pendente, ligue para os números disponíveis no site oficial da entidade.

        Desconfie se existir um caracter de urgência na chamada, levando-o a acreditar que tem que agir rapidamente

        Não partilhe o PIN do cartão de crédito ou débito nem a sua password.

        Não assuma que a chamada é genuína porque têm os seus dados. Os atacantes podem encontrar os seus dados básicos online.

        Procure verificar a identidade de quem liga, faça uma pesquisa do número de telefone da entidade e ligue diretamente para lá.

        Em caso de dúvida, desligue a chamada e ligue diretamente para a entidade que supostamente lhe ligou, usando os contactos disponíveis no seu site oficial ou num documento que tenha em sua posse, de forma a confirmar a informação pedida.

Tentativas de fraudes
  • Tipos de tentativas de fraudes

    • Saber identificar os tipos de fraude que existem online.

        Fraude Romance: o atacante utiliza sites de encontros, redes sociais ou através do envio de emails para estabelecer contacto.

        Fraude Bancária: o atacante apodera-se de um cartão de crédito roubado e realiza compras online em nome da vítima.

        Sites Fraudulentos: os sites fraudulentos são muito parecidos com os originais, o atacante utiliza o layout semelhante e altera o link da compra e induz a vítima em erro e fraude.

  • MAIS INFORMAÇÃO

    •   Centro Internet Segura (objetivo de dinamizar projetos para promoção da utilização segura da Internet)

        Centro Nacional de Cibersegurança (coordenador operacional e autoridade nacional especialista em matéria de cibersegurança junto das entidades do Estado, operadores de Infraestruturas Críticas nacionais, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais)

        NAU (infraestrutura técnica de publicação, que disponibiliza cursos como o “Cidadão Seguro” e o “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir”)

      Todos os conteúdos são da responsabilidade das entidades especificadas.

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