Billie Eilish, de apenas 17 anos, é a primeira artista nascida na década de 2000 a liderar o top 100 da Billboard, o principal ranking das músicas mais reproduzidas nos Estados Unidos. Com a música “bad guy” a cantora conseguiu destronar a música que havia batido o recorde de permanência no Top 100 da Billboard, a “Old Town Road” do rapper Lil Nas X (esteve em primeiro lugar durante 19 semanas).
Billie Eilish conseguiu reunir milhões de reproduções nas plataformas de streaming, frequentemente esgota espetáculos pelo mundo inteiro (incluindo em Portugal) e conta com 35 milhões de seguidores no Instagram. Se perguntares a qualquer adolescente à tua volta, o mais provável é que já a conheçam há meses ou anos mas para muitos adultos a pergunta mantém-se: quem é esta nova sensação pop que ainda nem é maior de idade?
Em março de 2019 chegou o álbum de estreia de Eilish, When We All Fall Asleep,Where Do We Go?. Na semana em que estreou, 12 das 14 canções do álbum foram parar ao Top 100 - mais do que qualquer outra cantora de sempre.
No entanto, e apesar de todo o alarido à volta desta nova sensação, a essência de Billie Eilish continua a ser “caseira”: todas as suas músicas são escritas e/ou produzidas por ela e pelo irmão, quase sempre no quarto da casa onde cresceram.
Apesar de o sucesso deste álbum parecer meteórico para quem não acompanhou a trajectória da cantora, a verdade é que este resultado é uma consequência directa de vários anos de desenvolvimento de Billie Eilish enquanto artista e um esforço enorme por parte da sua editora para construir uma carreira duradoura e sustentável
O estilo musical de Billie Eilish é muito seu, no sentido em que mistura hip-hop, pop e música eletrónica e as músicas não seguem uma estrutura tradicional. E antes de o álbum estrear, Eilish lançou várias músicas, cada uma com um som à sua maneira.
Foi com este cocktail que a cantora conseguiu que os seus singles fossem incluídos em playlists de diferentes géneros, alargando a rede de pessoas que entram em contacto com a sua música, que têm sido aos milhões.
Por cá, este sucesso astronómico tornou-se evidente quando Billie Eilish anunciou um concerto em solo português.A cantora actua pela primeira vez em Portugal no dia 4 de setembro e, embora inicialmente o concerto estivesse marcado para o Coliseu de Lisboa, entretanto a promotora Everything is New decidiu mudá-lo para o Altice Arena. Depois de ter esgotado os bilhetes em apenas algumas horas, foi anunciado que seria aberta a lotação total da sala - em setembro, 20.000 portugueses irão cantar em uníssono as músicas When We All Fall Asleep, Where Do We Go?