Campanha Troca Eficiente


Plantamos uma árvore na compra de um eletrodoméstico eficiente e na entrega do equipamento antigo.

Reciclagem e poupança energética a pensar na reflorestação


A Worten promove, ao longo do ano, ações relevantes com impacto ambiental, na sua maioria diretamente relacionadas com o correto encaminhamento para reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos, altamente nocivos para o ambiente. Na campanha Troca Eficiente, a Worten junta, ao tema da reciclagem, a componente da eficiência energética e também da reflorestação das áreas mais afetadas pelos incêndios, em Portugal.

/i/f5a449d9c14cacaaf7a2cedb66f4aec04f10e30e

Troca Eficiente


Desde 2018 que a Worten se preocupa em desempenhar o seu papel na reflorestação do País, no seguimento dos graves incêndios de 2017, cujos efeitos continuam a fazer-se sentir.


A primeira iniciativa aconteceu entre 5 e 8 de junho de 2018, com a Worten a apelar à entrega de equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida nas lojas Worten, com o objetivo de se converter esses equipamentos em árvores e, assim, reflorestar-se as zonas atingidas pelos incêndios do ano anterior.

/i/059cc65b5378660948f7c4d0350d83b9f4b277d2

Dessa iniciativa, resultou a plantação de 3700 árvores (entre medronheiros, carvalhos e tílias), na zona entre Vale de Maceira e Colcurinho, Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Oliveira do Hospital, um dos municípios portugueses mais afetados pelos incêndios de outubro de 2017.


No ano seguinte, em 2019, a Worten volta a promover esta campanha, desta vez com a novidade de lhe juntar uma proposta de valor associada aos eletrodomésticos mais eficientes, que ajudam os Portugueses a poupar e a rentabilizar o investimento inicial feito na compra desse equipamento.


Da campanha de 2019, resultou a plantação de um total de 12.000 árvores também na zona de Oliveira do Hospital. Essa plantação teve início a 18 de fevereiro deste ano, devendo estar concluída até ao final deste ano.


Em 2020, a campanha Troca Eficiente foi promovida de 25 de junho a 15 de julho. Todos os clientes que compraram, nas lojas Worten ou em worten.pt, um equipamento A++ ou A+++ e entregarem um equipamento já antigo, para reciclar, contribuíram indiretamente para a plantação de (mais) uma árvore. No final, essa campanha resultou na plantação de 15.000 novas árvores.


2021 não é exceção e a Worten continua a apostar na reflorestação de Oliveira do Hospital, tendo em vigor em todas as suas lojas a campanha Troca Eficiente. Assim, entre 24 de junho e 14 de julho, quem comprar um equipamento eficiente numa loja Worten e entregar um equipamento elétrico antigo, em fim de vida, para reciclar, a Worten assume o compromisso de plantar uma árvore nessa zona, ao mesmo tempo que contribui para a reabilitação da biodiversidade local e dos equipamentos urbanos que se perderam nos incêndios de há quatro anos, como, por exemplo, a zona de picnic, os bancos de jardim, a sinalética, etc..


Esta ação conta com o apoio da ERP Portugal e da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital