Receitas sem carne

Receitas sem carne saud√°veis, f√°ceis e r√°pidas


Comer menos carne é mais saudável, mais barato e melhor para o ambiente - vários relatórios relatam uma correlação entre o consumo regular de carnes vermelhas e uma maior propensão para certas doenças (cancro, doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes, AVC’s, doenças renais e doenças hepáticas).

Para al√©m da sa√ļde pessoal, muitas pessoas est√£o a escolher uma dieta sem carne por outras raz√Ķes: para al√©m de existirem relat√≥rios que indicam que o consumo de carne contribui para o aquecimento global, as not√≠cias sobre o abuso e a crueldade animal na ind√ļstria alimentar levam a que muitas pessoas percam o apetite por carne.


Por tudo isto, nos √ļltimos anos s√£o cada vez mais as pessoas que t√™m tentado reduzir o seu consumo de carne. E, apesar de ainda existirem preconceitos e mitos em rela√ß√£o a este tipo de dieta alimentar, os pratos sem carne n√£o precisam de ser mais complexos, morosos ou caros do que a alternativa ‚Äúcarn√≠vora‚ÄĚ. Deixamos-te aqui algumas receitas, caso queiras come√ßar a dar os primeiros passos neste mundo gastron√≥mico.

/i/5d627eae5a8cf8773a88a29b94bfb81b3e9c5a53

Lasanha de Legumes


Esta receita de lasanha vem do blog Half Baked Harvest e é mais fácil do que muitas. Porquê? Não é preciso cozer a massa, colocá-la em camadas, fazer um molho à parte ou demorar uma hora na cozinha.


Vais precisar de azeite, uma curgete cortada em pedaços, cogumelos picados, um pimento vermelho picado e sem sementes, dois dentes de alho picados, molho de tomate, leite, piripiri, tomates secos, lentilhas, massa de lasanha, espinafres, manjericão fresco, mozzarella, provolone, parmesão e, se quiseres, molho pesto para servir.


Quanto à receita propriamente dita, é mais simples que uma típica lasanha de carne. Começa por pré-aquecer o forno a 190 graus. De seguida, aquece uma frigideira grande com um fio de azeite, em lume médio. Quando estiver quente, junta a courgette cortada em pedaços, os cogumelos e o pimento. Tempera com sal e pimenta e deixa cozinhar até os legumes ficarem ligeiramente caramelizados. Se preferires, também podes cozer os vegetais.


Junta o alho e deixa cozinhar durante mais um minuto. De seguida acrescenta o molho de tomate, o leite e uma pitada de piripiri. Junta os tomates secos, as lentilhas e 1/4 de chávena de água. Entretanto, parte as folhas de massa de lasanha em dois ou três pedaços e mistura-as no molho, garantindo que ficam submersas. Cozinha até a massa da lasanha ficar al dente e as lentilhas macias (cerca de 15 minutos). Nesta altura, podes juntar os espinafres e o manjericão e deixá-los a cozinhar até mirrarem ligeiramente. Retira a frigideira do lume e junta a mozzarella fatiada, o provolone e o parmesão ralados.


Coloca a frigideira num tabuleiro grande e leva-a ao forno durante 10 minutos (ou até os queijos começarem a derreter e a borbulhar). Depois, retira-a do forno e deixa assentar durante 5 minutos. Serve com o pesto e decora com mais parmesão.

/i/3b9a4649d1d6af9a33606c574c899d30176ed8bb

Cogumelos recheados

Esta simples receita pode funcionar como entrada para um jantar ou como uma refeição só por si. Precisas apenas de cogumelos portobello, molho pesto, quinoa, uma lata de feijão branco, queijo parmesão, sal, pimenta preta e azeite.


Com os ingredientes prontos, come√ßa por pr√©-aquecer o forno a 180o C. Lava e limpa bem os cogumelos, retirando-lhes o p√© com uma faca. Entretanto, cozinha a quinoa e mistura-a, numa ta√ßa, com o molho pesto e o feij√£o branco. P√Ķe de parte.


Coloca os cogumelos num tabuleiro, tempera-os com sal e pimenta e espalha por cima um fio de azeite. Recheia cada cogumelo com a mistura de quinoa e leva ao forno durante 20 a 25 minutos. Acrescenta o queijo parmesão ralado por cima e leva novamente ao forno até o queijo começar a derreter e ficar dourado (aproximadamente 5 minutos).

Caril de Batata Doce


Este caril com apenas cinco ingredientes vem do blog Pinch of Yum e precisas apenas de tofu, batata doce, pasta de caril verde, leite de coco, brócolos e passas douradas. Para temperar, basta azeite e flor de sal.


Primeiro é preciso cozinhar o tofu. Aquece um fio de azeite numa panela em lume médio. Junta o tofu, tempera com sal e deixa cozinhar durante 10 a 15 minutos, até os cubos de tofu ficarem dourados. Depois é só retirá-los do lume e deixar de lado.


Entretanto, junta as batatas doces, o leite de coco e a pasta de caril na panela que usaste. Deixa ferver durante 5 a 10 minutos, até as batatas doces ficarem macias. Finalmente, acrescenta os brócolos, o tofu cozinhado e as passas e deixa cozinhar mais 3 a 5 minutos. Serve com arroz basmati e decora com coentros. Se te apetecer mudar um pouco a receita, experimenta trocar o tofu por camarão.

/i/06e0a8f2a68aa948b16d9329503dccf85f07635f