Lasanha de Legumes
Esta receita de lasanha vem do blog Half Baked Harvest e é mais fácil do que muitas. Porquê? Não é preciso cozer a massa, colocá-la em camadas, fazer um molho à parte ou demorar uma hora na cozinha.
Vais precisar de azeite, uma curgete cortada em pedaços, cogumelos picados, um pimento vermelho picado e sem sementes, dois dentes de alho picados, molho de tomate, leite, piripiri, tomates secos, lentilhas, massa de lasanha, espinafres, manjericão fresco, mozzarella, provolone, parmesão e, se quiseres, molho pesto para servir.
Quanto à receita propriamente dita, é mais simples que uma típica lasanha de carne. Começa por pré-aquecer o forno a 190 graus. De seguida, aquece uma frigideira grande com um fio de azeite, em lume médio. Quando estiver quente, junta a courgette cortada em pedaços, os cogumelos e o pimento. Tempera com sal e pimenta e deixa cozinhar até os legumes ficarem ligeiramente caramelizados. Se preferires, também podes cozer os vegetais.
Junta o alho e deixa cozinhar durante mais um minuto. De seguida acrescenta o molho de tomate, o leite e uma pitada de piripiri. Junta os tomates secos, as lentilhas e 1/4 de chávena de água. Entretanto, parte as folhas de massa de lasanha em dois ou três pedaços e mistura-as no molho, garantindo que ficam submersas. Cozinha até a massa da lasanha ficar al dente e as lentilhas macias (cerca de 15 minutos). Nesta altura, podes juntar os espinafres e o manjericão e deixá-los a cozinhar até mirrarem ligeiramente. Retira a frigideira do lume e junta a mozzarella fatiada, o provolone e o parmesão ralados.
Coloca a frigideira num tabuleiro grande e leva-a ao forno durante 10 minutos (ou até os queijos começarem a derreter e a borbulhar). Depois, retira-a do forno e deixa assentar durante 5 minutos. Serve com o pesto e decora com mais parmesão.