Grandes, pequenas, só de uma cor ou com padrão. A maior parte de nós começou com rodinhas e, com o tempo, acabou por usar aos ombros, ou até mesmo apenas com uma só alça. Estamos a falar, claro, de mochilas. Há para todos os gostos, de todos os feitios, mas quando vais comprar a mochila ideal para o teu ano letivo, há vários fatores a ter em conta.
Muitas pessoas sofrem de problemas graves na coluna, causados pelo transporte de demasiado peso às costas, ou porque fazem transporte da maneira errada. Por isso, para que tu não sejas uma delas, há vários fatores a considerar no que diz respeito ao conforto e ao suporte da tua mochila.
Se fores carregar uma mochila aos ombros, duas alças mais largas e almofadadas vão ajudar-te a chegar ao fim do dia sem dores nas costas. Idealmente, a mochila deve estar no centro das tuas costas e não deve ultrapassar o nível dos teus ombros. Quanto aos materiais mais pesados (e que não podes mesmo deixar em casa), como o dossier ou os livros, coloca-os na mochila na parte mais junta ao corpo. É também recomendado que utilizes as duas alças de forma simétrica. Se fizeres isso, vais evitar alterações na tua postura.
Se optares por uma mala de uma só alça, certifica-te de que estás a transportar menos peso. Não vais querer correr o risco de acabar com uma contratura muscular! Utilizar a mala à tiracolo também é uma forma de te facilitar a vida, sem que a alça esteja sempre a escorregar do teu ombro, e ajuda a distribuir melhor o peso pelo corpo.
Quando eras mais novo de certeza que utilizavas uma mochila com rodas. Mas agora, já mais crescido, essa também pode ser a opção ideal se o teu percurso para a escola for longo e sem escadas. Os trolleys (como também são conhecidos) ajudam-te a aliviar a carga transportada nas costas. No entanto, podes ter de fazer algum esforço adicional ao subir escadas ou ao utilizar os transportes públicos.
Vários compartimentos trazem várias vantagens! Se, por um lado, te vai ajudar a organizar melhor os teus materiais, para que nada se perca no fundo da mala, por outro, faz com o que peso que tu carregas seja bem distribuído, de forma a não sobrecarregar os teus ombros.
Muitas vezes, os estudantes sofrem de dores nas costas por causa do peso. A verdade é que, se calhar, tens coisas desnecessárias na mochila, que acabam por estar lá só a fazer peso. Por norma, optar por um modelo mais pequeno ou com menos espaço é uma forma de garantires que carregas apenas o indispensável para o teu dia.
É importante escolher uma mochila feita de um material resistente e de qualidade. Não te podes esquecer de que é uma peça prática e que tu vais utilizar durante algum tempo.
Os materiais mais comuns são lona e poliéster, por serem duráveis e facéis de limpar. Nas mochilas com rodas, a estrutura é, por tradição, de aço e silicone, de forma a resistir o máximo tempo possível.