Rust: O jogo do momento | Worten Game Ring

Rust: o jogo do momento

Sejas fã de gaming ou de streams, é quase impossível não te teres cruzado já com este nome. Nas últimas semanas, ultrapassou muitos dos jogos mais recentes e é a prova de que o sucesso pode vir muitos anos depois do lançamento. Mas, afinal, o que é o Rust? É isso que te vamos contar.


Como tudo começou

Na verdade, este não é um jogo propriamente novo. Foi criado pela Facepunch Studios e a versão early access foi lançada em 2013. Mais tarde, em 2018, ficámos a conhecer o jogo completo. Atualmente só o podes jogar no computador, tanto em PC como em Mac, mas já há planos para que saia nas consolas PS4 e Xbox One.


Mas afinal do que é que se trata este jogo? Ora, o teu único objetivo é sobreviver. Não, a sério, literalmente. Tens de garantir que não passas fome, sede ou que não morres ao frio no meio de uma ilha deserta, utilizando materiais recolhidos ou roubados (armas, roupas, comida, madeira, etc). É um jogo de muita habilidade e também alguma sorte. Quem sabe que desafios é que te vão aparecer pela frente neste mundo aberto?


Apesar de teres ameaças iminentes como ursos e lobos, o teu principal inimigo são os outros jogadores, uma vez que é um jogo multiplayer. Mas não acaba por aí. Há também personagens não jogáveis (NPCs) que de vez em quando andam pela ilha em veículos e cujo único objetivo é atacar jogadores que estejam fortemente armados. Já para não falar do facto de poderes morrer de hipotermia, afogamento ou radiação.


/i/3cb4076986d6c580d9553b749bd2a1ee21b878f5

Como podes ver, há várias vertentes e fatores com que te tens de preocupar neste jogo. E, por isso, há também 1001 maneiras diferentes de o jogares. Cá entre nós, conselho de amigo, uma forma de te manteres protegido e aumentares as tuas hipóteses de sobrevivência é construíres bases ou até mesmo juntares-te a clãs. O Rust foi beber inspiração de diversos outros jogos, mas o principal deles foi o mod popular do jogo de simulação militar ARMA 2, o DayZ. Além disso, os elementos de construção são bastante semelhantes ao Minecraft.


Ao longo dos anos, o jogo foi recebendo críticas mistas: uns adoravam a jogabilidade, outros achavam-no demasiado semelhante a outros jogos de sobrevivência. Devido à enorme popularidade que o jogo tem atualmente, aos poucos vão sendo descobertos novos desafios, não tornando a experiência de jogo repetitiva. Aliás, pelos números de que te vamos falar de seguida, podemos até dizer que têm sido uma maneira divertida de passar o tempo nesta altura que estamos todos em casa.


O sucesso na Twitch

Se andas pela Twitch, já te deves ter cruzado com streams deste “novo” fenómeno que é o Rust. A verdade é que, tal como aconteceu com o Fall Guys, o Phasmophobia ou o Among Us, o jogo tornou-se super popular no mundo da internet. Atualmente é o jogo com mais espectadores na Twitch, com uma média de 900 mil pessoas a ver streams de Rust. Apenas no início de janeiro atingiu mais de 1,3 milhões de espectadores.


Este interesse repentino aconteceu depois de ter sido lançado um servidor privado do jogo pelo grupo de criadores de conteúdo Offline TV (OTV), no final de dezembro. O acesso foi apenas dado a alguns streamers famosos e eles, por sua vez, fizeram streams do jogo. Félix "xQc" Lengyel, Michael "shroud" Grzesiek, Ali "Myth" Kabbani e "Sykkuno" foram os quatro streamers que tiveram o maior número de espectadores, chegando a mais de 10 milhões de horas assistidas no total.


Desde aí, os números de jogadores têm vindo cada vez mais a aumentar. A Facepunch revelou que, no dia 7 de janeiro deste ano, o jogo duplicou o número do seu anterior recorde, que tinha sido atingido... no dia 3 de janeiro.


/i/51e3044e6fa4f36c971d726fe4b00a7829eaf780

E tu, já experimentaste o jogo? Se ainda não tiveste oportunidade de explorar o Rust, e jogar em PC não é a tua onda, espera-se que nos próximos tempos chegue para XBOX One e PS4. Esta adaptação já está para ser feita há algum tempo, mas foi adiada pela pandemia. Será que vai ser em 2021 que o Rust vai crescer ainda mais?!