Protetor Solar no Inverno: Dicas e Benefícios

Os dias mais frios fazem-nos esquecer dos efeitos negativos que os raios solares têm na nossa pele, sobretudo no rosto que é sempre a nossa pele mais exposta


As nuvens escondem o sol e o frio disfarça a sensação de calor na pele, dando a falsa impressão de que estamos protegidos. Mas, não te enganes, utilizar protetor solar no inverno é tão importante como no verão.


Estamos expostos aos raios ultravioletas (UV) no dia a dia, como o sol que se apanha pela janela do carro ou de casa, que tem um efeito cumulativo ao longo dos anos e pode trazer consequências negativas: queimaduras, envelhecimento precoce, manchas na pele e até mesmo cancro.


Uso de protetor solar no inverno


Se é verdade que no inverno os raios UVB são mais fracos - uma vez que são bloqueados pelas nuvens e pelos vidros - também é verdade que os raios UVA, que representam 95% da radiação que atinge a superfície da terra, são tão fortes como no verão.


Além disso, nos dias mais frios a camada de ozono que protege a terra é mais fina e a nossa pele é mais sensível aos raios solares, visto que há uma menor produção de melanina.


Nenhum protetor solar garante 100% de proteção contra os raios UV, mas o seu uso diário durante todo o ano reduz os riscos associados.


É por isto que é importante que olhes para o Fator de Proteção Solar, SPF, que indica o nível de proteção contra os raios UVB, responsáveis por causar queimaduras: quanto maior o SPF, maior a ação fotoprotetora. Por exemplo, um protetor solar com SPF 100 bloqueia 99% dos raios UVB.


/i/20a88c24e8def85327de0054d44ef41d5a6475ab

Como escolher o protetor solar adequado


Deves utilizar um protetor solar de acordo com o teu tipo de pele (seca, mista e oleosa) e ter em conta que o protetor solar demora entre 20 a 30 minutos até ser absorvido pela pele e que deve ser reaplicado a cada 2 horas nas áreas mais expostas do corpo, como o rosto, o pescoço e as mãos. Caso a pele esteja exposta a água ou neve, a reaplicação deve ser feita com mais frequência.


Para peles secas ou sensíveis, aconselhamos o Leite Solar de Rosto Laboratórios de Biarrits Alga Maris, com SPF 30, que tem um proteção mineral elevada e efeitos hidratantes e calmantes, ou o Protetor Solar BIODERMA Photoderm Max, com SPF 50+, que ativa as defesas naturais da pele e protege contra riscos de danos celulares. Ambos têm uma textura que se funde com a pele e que deixa um acabamento não oleoso e sem uma “película” branca.


Se tens a pele oleosa ou atópica o Protetor Solar ISDIN Fotoprotector, com SPF 50+, é a melhor opção para ti. Além de ser hipoalergénico, a fórmula com ácido hialurónico hidrata em profundidade, sem deixar um resíduo oleoso.


Já o Protetor Solar FILORGA UV Defense, com SPF 50+, aplica-se a todo o tipo de pele e é indicado para um uso diários anti-machas e anti-envelhecimento, bem como para cuidado protetor após atos estéticos como Peelings.


Há também opções de protetor solar com cor, como é o caso da Base em Pó SHISEIDO Fond de Teint Compact Protecteur UV, com SPF 30, e do Pó Compacto SHISEIDO Sun Care Sport, com SPF 50.


Costumas utilizar protetor solar na tua rotina diária de beleza?


/i/c5a1aaf01c2fa54898f42e260c844aa1d87c3a75
#

Ver Blog

#

Ver Blog

Abrir