O primeiro livro nunca se esquece
Apesar de os bebés ainda não conseguirem reconhecer a 100% todas as cores, formas e palavras, nunca é demasiado cedo para começar a contar histórias. Não importa necesariamente o que estás a ler, desde que o faças num tom de voz que prenda a atenção dos mais novos. Por isso já sabes, quando estiveres a ler uma história quanto mais expressivo fores, melhor, uma vez que os estímulos visuais e sonoros são bastante importantes nesta idade.
, livros como “Amigos da Quinta”, que incluem fantoches de dedo em tecido macio, são ideias. Podes ainda aproveitar para ensinar sobre vários animais e os barulhos que fazem através de sons e expressões divertidas.
E por falar em áudio, “A Natureza” é um livro de sons com ilustrações simples e apelativas, para as primeiras aprendizagens sobre a natureza. Através da interação, o teu bebé vai saber associar que barulhos é que cada animal faz. E, se já for um pouco mais crescido, podes começar a fazer perguntas como: “Onde está o sol” ou “O que diz o cão?”.
No final do livro está também um álbum de fotos com imagens reais. Como a visão deles ainda está em desenvolvimento, é benéfico convidá-los a participar em atividades sensoriais.
O conjunto “Primeiros livros do bebé”, faz isso na perfeição uma vez que inclui 6 mini livros ilustrados com 6 cubos para encaixar para que desenvolvam a coordenação oculomotora ao mesmo tempo que aprendem sobre as mais diversas coisas: as cores, os números, as formas, as horas e algumas primeiras palavras.