Chegou o dia. Descobriste os primeiros cabelos brancos. E agora… vais assumir ou cobrir os cabelos brancos?
Há quem prefira pintar o cabelo ou adotar cortes mais curtos para não chamar a atenção para o assunto. Contudo, para outros é um motivo de orgulho e de charme. Qualquer que seja a tua escolha, deves usar o cabelo como mais gostas!
Se quiseres assumir o look grisalho e juntar-te ao clube de celebridades como George Clooney, Richard Gere e Pierce Brosnan, temos algumas dicas para te ajudar a cuidar dos fios da melhor forma, sem grandes complicações.
Na teoria, sabemos que os cabelos brancos chegam com a idade, com muitos homens a começarem a ficar grisalhos a partir dos 40 anos. Mas também há imensos casos de homens na casa dos 20 que se juntam à equipa. Mas por que é que isto acontece?
De um ponto de vista mais científico, porque começamos a produzir gradualmente menos melanina e, eventualmente, os melanócitos acabam por morrer, ou seja, perdem a pigmentação.
Mas há vários fatores que levam ao surgimento dos fios brancos, como a genética. Se os teus pais e avós tiveram cabelos grisalhos ainda jovens, é bastante provável que tu também tenhas.
Ainda que não haja base científica, há quem acredite que o stress e o estilo de vida que levamos têm alguma influência, acelerando ou atrasando este processo em cinco a dez anos.
Os fios brancos são mais secos, grossos e ásperos, perdendo um pouco de vida devido à ausência de melanina. Por isso, é essencial manter uma rotina de hidratação para devolver a suavidade e saúde ao cabelo.
Outra característica do cabelo grisalho é a tendência ao amarelamento, provocado pela própria ação do tempo, poluição, cloro da piscina, entre outros. Se te queres juntar aos cavaleiros prateados, e não dourados, há alguns cuidados a ter.
Tudo isto não significa complicares a tua rotina! Felizmente há excelentes shampoos e condicionadores para cabelos brancos e grisalhos que dão-te brilho, leveza e firmeza ao cabelo, tendo ainda sistemas de proteção de cor para combate ao tom amarelado.