A inspiração para filmes e séries pode vir de muitos sítios: músicas, histórias verídicas, o dia a dia dos guionistas ou até mesmo dos sonhos. Apesar disso, os livros continuam a ser uma das principais fontes de inspiração quando se tem de escrever um guião. Tanto que os Óscares atribuem desde 1929 um prémio para “Melhor Argumento Adaptado”, que, muitas das vezes, é a partir de livros.
Entre autores consagrados como J. K. Rowling e títulos que nem sabias que tinham sido adaptados, há um livro para ti independentemente do género. E, se já viste os filmes ou séries, é sempre interessante saber mais sobre a história toda que o inspirou. Fica a conhecer os 8 livros que deviam estar na tua mesa de cabeceira.
Tínhamos de começar por uma sugestão mais do que óbvia. Os sete livros do feiticeiro mais popular da literatura são (quase) uma leitura obrigatória. Não importa a idade, o género, os gostos ou hábitos de leitura, todos já ouviram falar desta saga. Escritos pela J. K. Rowling, esta aventura de Hogwarts foi um dos maiores fenómenos editoriais de todos os tempos, com mais de 450 milhões de exemplares vendidos em 70 idiomas. Os filmes não ficaram para trás, obviamente. As versões para cinema de Harry Potter encerraram-se com o livro “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, que foi dividido em dois filmes de mais de 2 horas de duração cada um. O segundo foi lançado no dia 14 de julho de 2011, tornando-se a maior bilheteria da série e a 3ª maior bilheteria da história do cinema, mas atualmente já está em 13º. Se ainda não tiveste oportunidade de os ler, não te preocupes. Estamos aqui para ti.
Quem é que não se lembra da paixão enorme por vampiros nos anos 2000? Em grande parte, deveu-se a Twilight, a saga de quatro romances da autora Stephenie Meyer, que foram transformados em cinco filmes de sucesso, tanto nas bilheteiras como na internet. Há vampiros, lobisomens e uma rapariga, a Isabella Swan, no centro de tudo. A série de livros completa vendeu mais de 160 milhões de cópias globalmente e esteve no topo da lista de bestsellers no The New York Times por 235 semanas. De acordo com a autora, os livros são inspirados em clássicos de literatura: Crepúsculo em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen; Lua Nova em Romeu e Julieta, de William Shakespeare; Eclipse em Wuthering Heights, de Emily Brontë; e Amanhecer em outras duas obras de Shakespeare: Sonho de Uma Noite de Verão e O Mercador de Veneza.