Os Melhores Livros de Autores Portugueses

Escolher entre as inúmeras obras de autores portugueses não é tarefa fácil. Entre nomes consagrados dos clássicos como Luís de Camões e Gil Vicente aos mais contemporâneos como Fernando Pessoa e Eça de Queiroz, existem imensas opções de bons livros. Deste lado do Atlântico, a literatura portuguesa é bastante rica em obras na dramaturgia, poesia e prosa, sempre com um cunho e registo próprio lusitano.

Quem diria que já foi há cerca de 500 anos, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em terras portuguesas? E que cerca de 10 anos depois foi impresso o primeiro livro escrito em português? Com tanta opção possível, queremos facilitar a tua escolha.


Descobre os melhores livros de autores nacionais que não podem faltar na tua lista de leitura.

Livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis”

de José Saramago


A obra de José Saramago é tão única que lhe valeu o Prémio Nobel de Literatura, em 1988. Foi o único autor da literatura portuguesa que foi consagrado com o prémio nesta área até hoje.


O livro foi publicado em 1984 e conta a história do famoso heterónimo de Fernando Pessoa, Ricardo Reis, que está de regresso a Lisboa, depois de um período de auto-exílio no Brasil quando confrontado com a morte do seu criador.


Aqui uma das especialidades de Saramago entra em ação e o lirismo do autor divide espaço com o romance histórico, fazendo uma viagem pela história de Portugal e envolvendo o leitor do início ao fim ao mesmo tempo que nos faz questionar tudo o que nos rodeia.


/i/635472e570ca3c0adadaed2fd4dcda0360290856

Livro “Os Lusíadas”

de Luís de Camões


É um dos clássicos portugueses mais conhecidos de sempre. A obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões foi a primeira epopeia portuguesa publicada em versão impressa.


Publicado em 1572, cerca de 70 anos depois da viagem de Vasco da Gama para a Índia, canta a aventura das Descobertas e entrelaça os mitos, as figuras e os momentos históricos de Portugal. Inês de Castro e D. Afonso Henriques são alguns dos nomes que compõem o quadro de exaltação dos portugueses.


Constituída por dez cantos, 1102 estrofes e 8816 versos, foi escrita inicialmente em homenagem ao rei D. Sebastião, mas ao longo dos anos tornou-se numa espécie de cartão de visita da cultura lusitana.


/i/d79cdb225d2b6a00be0921dd12885595e982f6a7

José Saramago


O único Prémio Nobel da Literatura português merece destaque.


Nascido em 1922, José Saramago foi um escritor português reconhecido mundialmente pela sua vasta obra literária. Nascido na aldeia de Azinhaga, no centro de Portugal, Saramago publicou o seu primeiro livro em 1947, o romance "Terra do Pecado". Durante as décadas seguintes, escreveu diversos outros romances, contos, ensaios e peças de teatro, tornando-se um dos mais importantes escritores portugueses do século XX.

Em 1998, recebeu o Prémio Nobel de Literatura, sendo o único autor português reconhecido com este prémio. José Saramago faleceu em 2010, na ilha de Lanzarote, em Espanha, onde vivia desde a década de 1990.


A coleção da Porto Editora junta a obra de Saramago à caligrafia de diversas personalidades. Nesta edição encontras as capas dos livros escritas por personalidades como Maria do Céu Guerra, Chico Buarque, Álvaro Siza Vieira ou Mia Couto.

#

Ver Blog

#

Ver Blog

Abrir