Os Melhores Livros de Autores Portugueses

Escolher entre as inúmeras obras de autores portugueses não é tarefa fácil. Entre nomes consagrados dos clássicos como Luís de Camões e Gil Vicente aos mais contemporâneos como Fernando Pessoa e Eça de Queiroz, existem imensas opções de bons livros. Deste lado do Atlântico, a literatura portuguesa é bastante rica em obras na dramaturgia, poesia e prosa, sempre com um cunho e registo próprio lusitano. Quem diria que já foi há cerca de 500 anos, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em terras portuguesas? E que cerca de 10 anos depois foi impresso o primeiro livro escrito em português? Com tanta opção possível, queremos facilitar a tua escolha.


Descobre os melhores livros de autores nacionais que não podem faltar na tua lista de leitura.

“O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago


A obra de José Saramago é tão única que lhe valeu o Prémio Nobel de Literatura, em 1988. Foi o único autor da literatura portuguesa que foi consagrado com o prémio nesta área até hoje. O livro foi publicado em 1984 e conta a história do famoso heterónimo de Fernando Pessoa, Ricardo Reis, que está de regresso a Lisboa, depois de um período de auto-exílio no Brasil quando confrontado com a morte do seu criador. Aqui uma das especialidades de Saramago entra em ação e o lirismo do autor divide espaço com o romance histórico, fazendo uma viagem pela história de Portugal e envolvendo o leitor do início ao fim ao mesmo tempo que nos faz questionar tudo o que nos rodeia.


/i/635472e570ca3c0adadaed2fd4dcda0360290856

“Os Lusíadas”, de Luís de Camões


É um dos clássicos portugueses mais conhecidos de sempre. A obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões foi a primeira epopeia portuguesa publicada em versão impressa. Publicado em 1572, cerca de 70 anos depois da viagem de Vasco da Gama para a Índia, canta a aventura das Descobertas e entrelaça os mitos, as figuras e os momentos históricos de Portugal. Inês de Castro e D. Afonso Henriques são alguns dos nomes que compõem o quadro de exaltação dos portugueses.

Constituída por dez cantos, 1102 estrofes e 8816 versos, foi escrita inicialmente em homenagem ao rei D. Sebastião, mas ao longo dos anos tornou-se numa espécie de cartão de visita da cultura lusitana.


/i/d79cdb225d2b6a00be0921dd12885595e982f6a7

“A Casa Grande de Romarigães”, de Aquilino Ribeiro


Considerado um dos principais romances da literatura portuguesa do século XX, “A Casa Grande de Romarigães” é a obra-prima de Aquilino Ribeiro. Publicada em 1957, a obra conta a história da família dos Senhores de Romarigães, proprietários de uma casa senhorial situada na região do Minho. Ao longo do romance é desvendada a história da família, que remonta à época da Inquisição e que está marcada por tragédias, crimes e paixões proibidas. Com uma linguagem rica e poética, Aquilino Ribeiro retrata de forma vívida a vida rural e a cultura popular do Minho, abordando temas como religião, tradição e modernidade.


/i/f954f4c42f0aec1b55ae0d65e49704a3e82ef6e6