Placa de indução vs vitrocerâmica: Qual escolher?

Qual a diferença entre placa de indução e vitrocerâmica?


Queres renovar a cozinha e não sabes que tipo de placa comprar? Não te preocupes! Neste guia iremos explicar-te a diferença entre placa de indução e vitrocerâmica, apresentando as suas principais características, vantagens e desvantagens. No final, irás aprender a fazer uma escolha mais consciente, adequada ao teu estilo de vida e necessidades e ainda pouparás na tua fatura de energia.

Vantagens das placas de indução

Para quem procura cozinhar de forma rápida e descomplicada

Rápida e Segura


As placas de indução utilizam energia magnética para aquecer os recipientes, pelo que estes ficam quentes mais depressa. A superfície da placa continua fria enquanto os alimentos cozinham. Além de não aquecer o vidro da placa, esta desliga-se automaticamente em caso de derrame de líquidos. Ideal para familias com crianças e animais.



Rápida confeção e limpeza fácil


A placa de indução é ideal para cozinhas familiares ou para quem não precisa de aplicar grandes técnicas culinárias e deseja confecionar uma refeição rápida.  Uma vez que apenas a área que fica debaixo do recipiente aquece, os derrames não ficam queimados na superfície. O vidro arrefece rapidamente e limpa-se facilmente. Basta passar um pano macio.

Recipientes adequados


As placas de indução requerem materiais específicos como o aço esmaltado, ferro fundido e, em alguns casos, aço inoxidável. Não devem ser utilizados recipientes de alumínio, cerâmica, cobre, barro ou pyrex.


Mais eficiente


A placa de indução é mais eficiente em termos energéticos, e precisa até 20% menos energia. O calor não é perdido no processo de transferência, o que permite economizar eletricidade e dinheiro. 


Desvantagens das Placas de Indução

PREÇO: As placas de indução são mais caras que os fogões a gás ou de vitrocerâmica. Ainda assim, pela sua eficiência, é sempre um excelente investimento visto que se poupa a longo prazo.


ACESSÓRIOS DE COZINHA: Se desejas uma placa de indução na tua cozinha, então lembra-te que terás de ter panelas e tachos adaptáveis à tua placa.


ELETRICIDADE: Ao contrário dos fogões a gás, caso a eletricidade falhe por algum motivo, ficarás impossibilitado de utilizar placas de indução por completo.

#

Ver Blog

#

Ver Blog

Abrir