Aproveita as nossas dicas e sugestões de atividades mais adequadas para praticar em casa

1.

Define objetivos para o treino em casa
  • Elabora um plano de exercícios caseiros consoante o teu objetivo: perder peso, ganhar massa muscular ou apenas manutenção da atividade física
  • Acompanha e mede os resultados dos teus exercícios com balanças de diagnóstico, que possibilitam a obtenção de dados de composição corporal, ou relógios desportivos e pulseiras fitness para monitorizar a tua atividade física
  • Escolhe um livro que te ajude a manter o equilíbrio na alimentação e na saúde.

2.

Monta o teu ginásio caseiro
  • Começa por escolher o local da casa onde vais praticar exercício físico.
  • Nota: não precisa de ser num espaço grande! Se for uma zona bem organizada é possível teres vários equipamentos. Caso não consigas ter um local específico para montar o teu ginásio, podes até montá-lo num espaço partilhado.
  • De seguida, escolhe os equipamentos necessários para o teu treino em casa. Tens à tua disposição equipamentos de musculação, bicicletas, tapete de yoga ou mesmo bolas de pilates.
  • Por último, personaliza a tua área de treino de modo a que te motive: desde colunas que te façam companhia durante o treino, no caso de treinares num espaço partilhado podes optar por colocar uns auriculares, até à iluminação, caso treines mais ao final do dia. Para além disto, não te podes esquecer da tua garrafa de água. No ambiente certo, nunca vais querer saltar um treino!

3.

Escolhe o plano de exercícios
  • Flexões, abdominais, agachamentos, lunges, burpees e prancha são alguns dos exercícios que podes fazer em casa sem equipamento. Escolhe aqueles que encaixarem melhor no teu plano de treino.
  • Elabora um plano tendo em conta os teus objetivos, a tua capacidade física e o tempo que o teu corpo vai precisar para descansar.
  • É normal que nem todos os dias tenhas a motivação necessária para treinares, mas poderás apoiar-te nos teus amigos e família para treinarem juntos ou até arranjar um PT que te acompanhe à distância.
  • Para reduzir o risco de lesões, é muito importante que não te esqueças do aquecimento no início nem dos alongamentos no final do treino.
/

4.

Treina com a tua família
  • Se tiveres crianças junta-as ao teu plano de treino e façam do desporto uma atividade em família. Os exercícios podem ser adaptados a todas as idades, por isso não há desculpas. No final vale um braço de ferro para ver quem ficou mais forte!
  • Se estiveres sozinho combina com os teus amigos e, mesmo remotamente, podem treinar em conjunto e tornar esta atividade em mais uma oportunidade de convívio.

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