Dicas de Edição de Fotografia

DICAS PARA EDITARES AS TUAS FOTOGRAFIAS


Queres elevar a tua fotografia a um nível profissional, mas não sabes como? A edição da fotografia pode fazer a diferença e dar-lhe uma nova vida. Por isso, depois de uma série de workshops de fotografias, o último workshop da Worten em parceria com a Canon focou-se na parte técnica da edição de fotografia. O fotógrafo Tiago Sales ensina-te todos os truques de edição de raiz, utilizando o programa Adobe Lightroom.



/i/84ad7c713f99b32e5d1c248028df8bddee9dfa6d


Se queres ficar a saber melhor sobre o que é a curva de cores e como é que se ajusta a luminosidade, está atento a estes truques infalíveis que te vão permitir teres fotografias incríveis.



/i/493790bfaa2d265a520769fccedac52328bb5059

Uma boa fotografia é meio caminho andado


Antes de começares a trabalhar a fotografia no programa, é importante que penses na composição, luminosidade e aspeto geral da fotografia quando a estás a tirar. Nos workshops anteriores ensinámos-te dicas sobre como fotografares viagens, família e animais. O foco deve ser sempre tirar uma boa fotografia e não pensar logo que falhas se resolvem na edição. Isto porque com uma fotografia bem capturada, a parte de edição, regra geral, são apenas pequenos ajustes para acentuar alguns detalhes ou ideias e até mesmo devolver alguma realidade à fotografia que a máquina possa não ter captado. É preferível que tires as fotos em formato RAW para que depois tenhas maior capacidade de edição visto que o JPEG não te dá tanta. O fotógrafo Tiago Sales nunca sai de casa sem a Canon EOS R, uma câmara pequena mas poderosa no que toca à captação de imagem. Por ser uma máquina mais leve, permite registar momentos do dia a dia na perfeição. Esta máquina tem o foco automático mais rápido do mundo, com 0.05 segundos, mesmo em condições com luminosidade reduzida, permitindo-te obter resultados fantásticos. Para que consigas editar as tuas fotos mais facilmente, a Canon EOS R está equipada com ligação Bluetooth de baixo consumo e Wi-Fi integrado que permite emparelhar um smartphone e partilhar imediatamente para serviços na cloud. A outra câmara que o fotógrafo usa é a Canon EOS-1D X Mark II, que utiliza bastante para captar as microexpressões que as pessoas fazem entre fotografias através da velocidade de disparo. Além disso, a máquina tem um desempenho otimizado de captação de luz e uma capacidade de converter esta luz em sinal digital. Assim, este sensor proporciona um desempenho com alta sensibilidade, reduzindo o ruído em velocidades ISO altas e baixas.


/i/a02c903844bbfd5659509d0a358657af12306148