Melhores posts em redes sociais

MELHORES POSTS EM REDES SOCIAIS


Já pensaste num mundo sem redes sociais? Como é que ocuparias tempo numa viagem aborrecida de metro? E numa aula ou dia de trabalho em que está a ser mais difícil concentrares-te? Ou ainda naqueles minutos antes de adormeceres ou aquele “boost” para começar bem a manhã? Estima-se que, em 2018, cada indivíduo passou em média 2 horas e 22 minutos em redes sociais, a ler opiniões em tweets, a colocar like em imagens ou a comentar e partilhar os seus vídeos e posts favoritos. Em plataformas como o Facebook, o Instagram, o Twitter e o YouTube, mil milhões de conteúdos são publicados diariamente e, como todos nos lembramos, alguns deles acabam por ser mais eficazes a gerar discussão e a ficar na nossa memória coletiva. São os chamados “posts virais”.


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Ellen nos Óscares

Em 2014, enquanto host da cerimónia mais famosa de Hollywood, Ellen Degeneres tirou uma selfie com um elenco de luxo: foram “escolhidos” Meryl Streep, Brad Pitt, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Julia Roberts, entre outros, para entrarem numa fotografia que acabou por ser publicada na conta do Twitter da apresentadora com a descrição “If only Bradley’s arm was longer. Best photo ever. #oscars” (Se ao menos o braço do Bradley fosse maior. Melhor foto de sempre. #oscars). Poucos dias depois da publicação, a fotografia já contava com mais de 30 milhões de visualizações, tinha sido retweetada mais de 3 milhões de vezes e vista por mais de 8 milhões de pessoas. Ainda hoje permanece no top 3 de tweets mais populares de sempre.


A Madame Chewbacca

Pouco depois da introdução do Facebook Live, em 2016, a plataforma de Mark Zuckerberg conseguiu ter o seu primeiro vídeo viral. Após o regresso da saga Star Wars, Candace Payne decidiu comprar uma máscara da famosa personagem e filmar-se no carro enquanto se divertia a experimentá-la pela primeira vez. O vídeo acabou por, em pouco tempo, ultrapassar as 100 milhões de visualizações e foi partilhado por mais de 3 milhões de pessoas.

Um ovo “bate” o recorde do Instagram

Este exemplo recente acabou por se tornar o recordista de likes na plataforma detida pelo Facebook. Uma página anónima chamada “world_record_egg” definiu como objetivo, desde o primeiro dia da sua criação, fazer com que a foto de um ovo normalíssimo se tornasse a foto mais popular do Instagram, ultrapassando a Kylie Jenner (que, 18 milhões de gostos, detinha o título com uma foto da sua recém-nascida). Passados alguns dias, o poder da word of mouth fez com que o “ovo” ultrapassasse a celebridade e ocupasse o primeiro lugar. Com 8.5 milhões de seguidores e já com mais de 50 milhões de gostos, o ovo continua a liderar este ranking apesar de entretanto já se ter partido.


Rapidamente no topo do Youtube


Ao contrário do que nos diz a música “Despacito” de Luis Fonsi e Daddy Yankee, a evolução das visualizações do seu videoclipe foi tudo menos lenta. O hit foi lançado em 2017 e não demorou a liderar todos os tops de músicas; o YouTube não foi uma exceção. Em 2018, o vídeo foi o primeiro a ultrapassar as 5 mil milhões de visualizações e, em 2019, foi o primeiro a ultrapassar as 6 mil milhões de visualizações. Continuou isolado na liderança, à frente de “Shape Of You” do Ed Sheeran e de “See You Again” do rapper Wiz Khalifa com Charlie Puth.


E as marcas?


Quer seja para promoverem os seus produtos ou para se associarem a uma mensagem, existem vários casos de sucesso “viral” de conteúdo produzido por marcas. A Old Spice foi uma das primeiras marcas a tirar proveito da visibilidade que as redes sociais conferiam, com uma campanha à qual chamou "The Man Your Man Could Smell Like" (O Homem Ao Que O Teu Homem Podia Cheirar). A criatividade do vídeo e o carisma da personagem principal fez com que este tenha atualmente mais de 50 milhões de visualizações no YouTube e acabou até por definir a direção e imagem das campanhas seguintes da marca.