Quando se fala em apps de encontros, o mais provável é a palavra “Tinder” ser a primeira coisa que te vem à cabeça. Apesar do mercado das aplicações de encontros ser liderado pela empresa do “swiping” (em português, deslizar), há apps para todos os gostos e preferências.
A menos de uma semana do dia mais romântico do ano, damos-te a conhecer dez alternativas ao Tinder, para ver se a seta do cupido online te atinge ainda a tempo do dia 14 de fevereiro.
O Meetic é o líder europeu de encontros pela Internet e, ao contrário de muitas empresas de dating, começou primeiro em mobile (em 2003). Segundo o site, já foi responsável por juntar 6 milhões de casais e tem presença em 15 países. Para além das conexões online, o Meetic tenta também fomentar ligações offline - organiza cerca de 120 eventos mensais para solteiros se conhecerem cara a cara e de maneira descontraída.
O OkCupid é um dos sites de encontros mais antigos - foi fundado em 2004 - e em 2012 lançou uma aplicação. Nos dias de hoje baseia-se na compatibilidade entre pessoas: tens formulários extensos sobre diversos temas para encontrares alguém com valores em comum. É, portanto, para quem quer mais do que algumas fotografias para iniciar uma conversa.
A Happn funciona de forma semelhante ao Tinder – junta pessoas apenas quando ambas as partes mostram interesse –, mas em vez de mostrar os utilizadores que estão nas proximidades, permite-te encontrar pessoas com quem já te cruzaste. Dá-te, assim, uma segunda oportunidade para falares com aquela pessoa que viste no autocarro ou num restaurante.
O Bumble foi criado por uma cofundadora do Tinder, Whitney Wolfe Herd, que quis mudar as regras tradicionais do mundo dos encontros - nesta app o primeiro passo é delas. Quando é feita uma ligação heterossexual, cabe unicamente às mulheres mandarem a primeira mensagem. Se não o fizerem, a ligação expira ao fim de 24 horas, no entanto os homens têm uma última hipótese de salvar o match, com a opção de alargar a duração da ligação por mais 24 horas. Para além da vertente romântica, o Bumble tem outras duas ofertas: o Bumble Bizz, para networking profissional, e o Bumble BFF, para travar novas amizades.