Pode ser uma técnica de cozinha mais profissional, mas é certo que para muitos entusiastas da culinária, cozinhar a vácuo é um processo que cada vez mais interessa descobrir. Porém, utilizar uma máquina sous vide já vai além de selar a vácuo o alimento da sua preferência e cozinhá-lo a temperaturas baixas. Agora, significa também controlar a temperatura da água de forma precisa para garantir que é cozinhado uniformemente. Por oferecer um controlo maior no que está a cozinhar, já não é necessário recorrer a um termómetro ou ao corte para perceber se a proteína está bem cozinhada. Fica a conhecer as novas máquinas de cozinha a vácuo sous vide.
Para tirar partido das máquinas de cozinha a vácuo, é importante que saibas distinguir as diferentes máquinas. O circulador de imersão é semelhante a uma varinha mágica. Este equipamento pode ser inserido num tubo ou panela, que ao extrair a água aquece-a até garantir uma temperatura precisa. Já as máquinas de cozinha a vácuo lembram os robôs de cozinha mais robustos e são menos portáteis que o circulador de imersão. Mas ainda assim, são ideais para quem pretende tirar bastante partido da cozinha a vácuo. Conseguem manter durante mais horas a precisão da temperatura e proporcionam a cozedura simultânea de vários alimentos.
No entanto, é importante que consideres igualmente a compra de uma máquina de embalar a vácuo, para conseguires alcançar os resultados esperados. Sabe, porém, que podes sempre utilizar sacos para congelador com fecho zip.
Por conseguirem manter a temperatura desejada, as máquinas de cozinha a vácuo sous vide são adequadas para cozinhar proteínas e legumes. TambémMé pela cozedura perfeita que oferece à carne que é mais conhecida. Com este equipamento é possível cozinhar a carne no estado que preferires, desde o bem passado ao mal passado. Contudo, é aconselhável que depois de utilizar o método sous vide na carne, optes por passar a proteína numa frigideira bastante quente. Desta forma, irá oferecer uma crosta saborosa. Se preferes os teus bifes de frango tenros e húmidos, o sous vide é também uma solução.
Mas para quem não passa sem ovos, sabe que são das poucas proteínas que se mantém a diferentes temperaturas. Por isso, é possível conseguir desde ovos escalfados a cozidos com o método sous vide. Nestes casos, nem é necessário utilizar o vácuo visto que a casca impede a água de atingir a gema e a clara. Utilizar o sous vide para cozinhar é quase tão fácil, como utilizar um micro-ondas para aquecer comida e é uma técnica que está a ganhar cada vez mais adeptos.