Filmes
Cultura

O MARAVILHOSO UNIVERSO DA MARVEL NA WORTEN

O Maravilhoso Universo da Marvel na Worten

Os super-heróis estão cada vez mais populares por isso não é de estranhar que existam cada vez mais filmes da Marvel. Em 2019 a Marvel promete continuar a não desiludir os fãs com o início de um novo ciclo do Universo Cinematográfico Marvel. Para além das personagens já bastante conhecidas como Homem Aranha ou Thor, 2019 marca o fim da Fase 3 com a estreia de "Captain Marvel", nos cinemas em março, seguida de "Vingadores 4", em abril. Sem esquecer que 2018 contou com a grande estreia de "Black Panther", nomeado para o Óscar de Melhor Filme. Assim, as expectativas estão altas para a misteriosa Fase 4 que se inicia com “Homem Aranha: Longe de Casa”, que terá de lidar com as consequências da batalha final contra Thanos e promete introduzir novos heróis. Recorde a história de algumas das personagens mais conhecidas deste Universo, e fique a conhecer as próximas estreias.

Black Panther

Pouco conhecido até agora, a personagem de Chadwick Boseman apenas saltou da banda desenhada para integrar o grupo dos Vingadores em “Capitão América: Guerra Civil”. Agora tem finalmente direito a um filme a solo com “Black Panther”, tornando-se no primeiro super-herói da Marvel de descendência africana e trazendo à discussão pública temas como a diversidade de género e igualdade. O filme retrata a história de T´Challa que volta a casa depois da morte do seu pai, o Rei de Wakanda, para subir ao trono de uma nação africana isolada, mas tecnologicamente avançada. O vibranium é o metal poderoso que é a base da incrível evolução tecnológica que o país esconde. T’Challa tem o destino da nação nas mãos: deve proteger o seu povo escondendo o poder tecnológico ou partilhar o conhecimento com o resto do mundo? Um dos blockbusters da Marvel, “Black Panther” já se tornou no terceiro filme da história a alcançar maior lucro nos EUA.

Homem Aranha

Tobey Maguire, Andrew Garfield e mais recentemente Tom Holland são os atores que reencarnaram a personagem de Peter Parker no cinema. Depois de “Homem Aranha: Regresso a Casa” em que Peter Parker concilia a vida de estudante de liceu com a de super-herói, o jovem continua a saga em “Homem Aranha: Longe de Casa” e, claro, com o mentor Tony Stark sempre a seu lado. Este novo filme marca o início da fase 4 da Marvel com os acontecimentos a desenrolarem-se após “Vingadores 4”, só que nesta nova aventura que se passa durante umas férias de verão na Europa, o Homem Aranha vai ter de enfrentar o perigoso vilão Mysterio.

Deadpool

Desagradável, sarcástico, agressivo, anti-herói complexo da Marvel, cumprimente Wade Winston Wilson. Criado por Rob Liefeld e Fabian Nicieza, Deadpool é uma personagem que foi ganhando mais adeptos nos últimos tempos, talvez pela sua natureza rebelde contra o arquétipo do super-herói. Foi introduzido pela primeira vez na banda desenhada em 1991 no papel de um assassino profissional, na altura sombrio e assustador, muito diferente da personagem que interpreta hoje em dia. Após uma experiência científica arriscada que causou uma alteração genética, Wade acordou com superpoderes de cicatrização e um sentido de humor algo retorcido. Com Ryan Reynolds a vestir a pele do anti-herói, as comédias de ação e aventura "Deadpool" e "Deadpool 2" alcançaram um sucesso incrível.

Thor

Uma das personagens mais populares do universo Marvel devido ao carisma de Chris Hemsworth é Thor. O primeiro filme estreou em 2011 e regressou em novembro com o terceiro capítulo da história do deus de Asgard. Depois dos eventos do último capítulo das aventuras dos “Vingadores – A Era de Ultron”, Thor é preso no planeta Sakaar sem o seu fiel companheiro de batalha, o martelo Mjolnir. De forma a regressar a Asgard e impedir a vilã Hela e o “Ragnarok”, conhecido como o fim da civilização asgardiana, Thor tem de vencer todos os desafios. Jornada que continua em “Vingadores: Guerra Infinita”, quando após o Deus do Trovão perder toda a sua raça e família, parte para conseguir uma arma capaz de derrotar Thanos. Percurso que culmina no desfecho em “Vingadores 4”.

Captain Marvel

Chega aos cinemas em março como a protagonista do primeiro filme a solo de uma super-heroína, mas não é uma novidade para os aficionados da banda desenhada do estúdio que a viram pela primeira vez em 1967 como Ms. Marvel. Brie Larson vem interpretar Carol Danvers, uma piloto da Força Aérea dos Estados Unidos que após ser atingida por uma explosão de uma nave alienígena se transforma numa híbrida Kree. A exposição à radiação altera o ADN de Danvers, dando-lhe superpoderes e transformando-a na Captain Marvel. Para os mais atentos a Captain Marvel já apareceu indiretamente em “Vingadores: Guerra do Infinito”, como a misteriosa heroína que Nick Furry chamou para ajudar o grupo. Agora em “Vingadores 4” vemos a Captain Marvel a assumir o seu lugar ao lado dos Vingadores. Um ícone feminista que promete continuar a fazer sucesso na Fase 4 do Universo Marvel.

Vingadores

O primeiro filme estreou em 2012 e juntou vários super-heróis como Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Hawkeye, Thor e Hulk para lutarem contra o domínio de Loki sobre a Terra. Em 2015 foi a vez do grupo também conhecido como Avengers voltar a juntar-se para apanhar Ultron. Mas é no fim do último filme de Capitão América que a equipa parece separar-se. Porém, “Vingadores: Guerra Infinita” volta a juntar os Guardiões da Galáxia e os vários super-heróis que conhecemos na luta contra o Thanos, o líder intergaláctico que pretende juntar todas as pedras infinitas para restaurar o universo. A jornada cinematográfica que dura já há 10 anos chega ao fim este ano com “Vingadores 4” no maior e mais mortal confronto de todos os tempos que encerra a fase 3 do Universo Marvel. Após Thanos eliminar grande parte da população, os Vingadores lidam com o luto da perda de familiares e amigos quando decidem juntar-se uma última vez para defrontar o titã louco. O futuro do Universo Marvel é decidido neste confronto, já que metade dos seus heróis morrem pelas mãos de Thanos.

Próximas Estreias


Viúva Negra >

No início de 2018 a Marvel confirmou o desenvolvimento de um filme tendo como protagonista a Viúva Negra. O filme é o primeiro papel a solo de Natasha Romanoff, interpretada por Scarlett Johansson, que deve contar a historia da famosa assassina furtiva antes de ser recrutada para os Vingadores e por isso antes dos eventos de 'Homem de Ferro' e 'Os Vingadores', no início dos anos 2000. Cate Shortland é a responsável pela realização do filme que tem lançamento marcado para 2020.

Black Panther 2 >

Depois do estrondoso sucesso de "Black Panther", com a nomeação pela Academia para o Óscar de Melhor Filme, o primeiro filme da Marvel de super-heróis negros já tem continuação confirmada. No entanto, pouco se sabe em relação a "Black Panther 2", mas é esperada a manutenção do realizador Ryan Coogler.

Guardiões da Galáxia, Vol. 3 >

A data de lançamento estava marcada para 2020, mas ficou paralisado com a demissão do realizador James Gunn. Eram até há pouco tempo um grupo obscuro da Marvel, mas que foi revitalizado pela entrada dos criadores Dan Abnett e Andy Lanning que adaptaram o conceito da equipa cósmica para um público moderno, localizando-os na linha temporal da Terra-616, o mundo principal do universo Marvel. Assim, esta saga que surgiu quase do nada e conquistou milhões de fãs por todo o mundo, pode chegar aos cinemas em 2021 ou 2022.

Doutor Estranho 2 >

O "Doutor Estranho" foi um sucesso absoluto em crítica e bilheteira mas pelo que sabe Stephen Strange foi um dos elementos que morreu após os eventos de "Vingadores 4". No entanto, a Marvel já confirmou que vai realizar a sequela, com Benedict Cumberbatch no papel do Doutor Estranho e realização de Scott Derrickson. Os rumores indicam que as filmagens iniciam-se este ano, mas só é esperado chegar às salas de cinema em 2021.

Os Eternos >

Um grupo relativamente desconhecido dos fãs mas uma das maiores criações de Jack Kirby, os Eternos foram criados em 1976 e são uma espécie mais antiga que os humanos, possuidores de grandes poderes e com um período de vida mais longo. A raça foi uma criação direta dos Celestiais, que transformaram humanos primitivos em criaturas imortais e divinas. É interessante relembrar que no Universo Marvel a família de Thanos pertence aos Eternos, enquanto o próprio Titã Louco faz parte dos Desviantes, os inimigos. Dado que o filme se passa há milhões de anos atrás, é provável que conte a história de Thanos. As filmagens devem começar este ano e o lançamento é esperado em 2020. É caso para dizer que a Fase 4 promete.

Rumores

Muitos rumores correm relativamente às próximas estreias da Marvel, "Captain Marvel 2" é um dos títulos com maior probabilidade da continuação. Apesar de só chegar aos cinemas em março, o sucesso do primeiro filme da Marvel protagonizado por uma heroína está quase garantido para o estúdio. E, segundo os rumores, "Captain Marvel" é apenas o início da introdução de heroínas como protagonistas. Se a Marvel continuar com este registo espera-se o nascimento de um projeto puramente constituído por protagonistas femininas com o nome “A-Force”. “Homem Formiga 3” também é uma hipótese já que após o “Homem Formiga e a Vespa” é esperado um novo filme que dê o protagonismo à Vespa. No entanto, apesar do elenco e produtor já terem demonstrado interesse em dar continuidade à saga, a Marvel ainda não confirmou. A Tropa Nova estreou-se no filme “Guardiões da Galáxia”. Agora, segundo os rumores, a Marvel estará a desenvolver “Nova” que será um dos snip-offs de "Guardiões da Galáxia".

Nem só de filmes vive o Universo Marvel

Ao longo dos anos o Universo Marvel foi expandido para séries em televisão, iniciando a parceria com a ABC com “Agent Carter” e “Agents of S.H.I.E.L.D.” seguido pelo streaming na netflix com "Demolidor", "Jessica Jones", "Luke Cage" ou "Punho de Ferro". No entanto, apesar de filmes e séries pertencerem a um universo partilhado em que há a continuação/cruzamento das histórias, não há uma interação direta. O inegável sucesso destas séries faz com que todos estejam a aguardar os grandes lançamentos de 2019, sendo que os fãs de Vingadores esperam uma série centrada em Loki, o irmão de Thor. A Feiticeira Escarlate é também outra aposta, sendo que estes novos conteúdos vão ficar disponíveis apenas para a Disney +. A nova plataforma de streaming própria da Walt Disney Company, vai ter conteúdos produzidos pela Pixar, LucasFilm e Marvel com grandes quantidades de filmes antigos e produções novas do estúdio, bem como séries exclusivas de Star Wars e Marvel.

Comparar Produtos

    Comparar Produtos

    ×
    Utilização de cookies:Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses.Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.Saiba mais aqui.