História e Origem da Black Friday

Origem da Black Friday


A Black Friday é o maior dia de compras nos Estados Unidos, em que diversas lojas reduzem os preços para aumentarem as suas receitas e darem início ao período de compras da época natalícia.

Este ano a corrida aos preços baixos acontece no dia 23 de novembro e, apesar de este fenómeno comercial ter chegado a Portugal apenas há alguns anos, a sua história começa muito antes.

/i/b30403ccc8c55fcc82defff49a7101afe812fb27

Porquê “Friday” (Sexta-feira)?


Nos Estados Unidos, o Thanksgiving (Dia de Acção de Graças) acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro. Como muitas pessoas acabam por ter tolerância de ponto no dia seguinte, aproveitam para começar a fazer as suas compras de Natal e, naturalmente, os comerciantes aproveitam esta tradição para juntarem o útil ao agradável e fazer promoções nas suas lojas.


Porquê “Black”?


O termo “Black Friday” foi usado pela primeira vez num tom menos feliz do que o atual: no dia 24 de setembro de 1869, dois bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, especularam o preço do ouro e acabaram por causar um “crash” na bolsa - foi uma “sexta-feira negra” na economia americana.

Já nos anos 50, o termo surgiu associado, pela primeira vez, ao período após o Thanksgiving, quando foi usado pela polícia de Filadélfia, mas num tom pejorativo. Quando multidões inundaram as ruas da cidade no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças para assistirem a um jogo de futebol americano entre a Marinha e o Exército, o resultado foi desorganização, trânsito e caos. Os polícias de Filadélfia não conseguiram ter folga nesse dia, pois tiveram de responder a diversas ocorrências, e usaram o termo “sexta-feira negra” para o descrever.

O termo popularizou-se e nos anos 80 era já conhecido pelo país inteiro, ajudado por uma outra história, desta vez mais positiva. Numa altura em que as lojas ainda registavam as suas transações à mão, os comerciantes anotavam os lucros a negro e as perdas a vermelho; é dito que muitas dessas lojas estavam “a vermelho” grande parte do ano mas que passavam “a negro” no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, quando os fregueses compravam grandes quantidades de produtos a preços com desconto, dando origem à “sexta-feira negra” (Black Friday).

/i/a12e0e11351e4c3a1df1b274c513df6bf3f84a75

Black Friday nos dias de hoje


Atualmente a Black Friday extende-se até ao fim-de-semana e não acontece apenas em lojas físicas – muitas compras são também feitas pela Internet. Para não perderes todas as novidades e melhores preços desta Black Friday, subscreve a newsletter da Worten e sabe mais sobre o nosso Passatempo Black Friday.

/i/a33e82b24c532ca70fd29904703229ce17a0e50c