Melhores Filmes sobre Sustentabilidade Ambiental

DOCUMENTÁRIOS SUSTENTABILIDADE


A necessidade de repensar o papel do Homem no meio ambiente e a repercussão das suas ações é um tema muito discutido atualmente. Alterações climáticas, degelos, subidas do nível da água do mar ou poluição marítima, estão a acontecer aos nossos olhos e a provocar danos irreversíveis na terra e na qualidade de vida dos que nela habitam. E porque a cinematografia emerge como uma ferramenta política, com a função de informar e simultaneamente influenciar, sugerimos-te 11 documentários que convidam à reflexão e, esperemos, à mudança de mentalidades e ações. Podes assistir a todos estes documentários sobre sustentabilidade ambiental através dos cartões de descarga da Netflix que a Worten disponibiliza.


/i/911309b9b46a65cdf25d2986bd4610a42e823adf

1. UMA VERDADE INCONVENIENTE


Aclamado pela crítica e galardoado com o Óscar de Melhor Documentário e Melhor Música Original, "Uma Verdade Inconveniente" (do original, "An Inconvenient Truth") (2006) foi um êxito de bilheteira e valeu ao político norte-americano Al Gore a atribuição do Nobel da Paz.

Neste documentário Al Gore realiza uma apresentação para um auditório onde analisa as causas do aquecimento global, esclarecendo mitos e equívocos desta catástrofe climática. Condições meteorológicas agressivas, epidemias, inundações e ondas de calor extremo, são algumas das consequências que Al Gore prevê para as próximas décadas se o homem não tomar medidas. Na sequência do sucesso deste documentário e da atribuição do Nobel da Paz, Al Gore fundou o “The Climate Reality Project”, que junta milhares de pessoas de todo o mundo que lutam contra o aquecimento global.

Dez anos depois a sequela de “Uma Verdade Inconveniente” foi apresentada, o documentário “Uma Sequela Inconveniente: A Verdade ao Poder” (2017) revela a continua luta de Al Gore e apela à ação do homem, documentando vários acontecimentos recentes que ameaçam todo o trabalho alcançado como a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris ou a desvalorização das alterações climáticas por Donald Trump.


2. TRASHED


Qual é o destino do nosso lixo?

É a pergunta que o documentário "Trashed" (2012), apresentado pelo ator Jeremy Irons, pretende responder. Uma reportagem global que se inicia na praia de Sidon, no Líbano, com o ator no meio de torres de lixo hospitalar, animais mortos, restos de comida e todos os tipos de resíduos resultantes de 30 anos de consumo apenas nessa cidade. A jornada continua com Irons a visitar diversas partes do mundo, como um centro de inceneração na Islândia (encerrado após ter-se descoberto a contaminação química resultante do fumo), cidades infestadas por moscas ou centros que albergam crianças com mutações genéticas resultantes da contaminação dos solos.

Um documentário que revela os biliões de toneladas de lixo produzidos diariamente e deixados em aterros que são um veneno para o meio ambiente e saúde da população. O resultado são paisagens devastadas pela poluição e pelas torres de lixo. O plástico é outro tema muito abordado em "Trashed", ao revelar as consequências nefastas da sua incineração, mesmo aquele classificado como biodegradável.

Numa clara crítica aos decisores políticos, "Trashed" conta com depoimentos de cientistas, de vítimas das consequências do lixo tóxico e de dados estatísticos para propor uma série de práticas e medidas que podes começar a fazer já hoje em tua casa. Para um mundo sem lixo.