Se quiseres começar a dar os primeiros passos no minimalismo, experimenta começar por aqui:
1) Deixa de comprar coisas desnecessárias. Compra apenas as coisas essenciais e que sabes que gostas e que vão durar largos anos. Assim que te habituares a isto, vais ver que poupas dinheiro e crias espaço para as coisas que realmente importam na tua vida
2) Liberta-te das coisas mais óbvias. Roupas que já não usas são o mais óbvio, mas também bibelôs e outros objetos que não utilizas regularmente e que só andam a acumular pó e a dificultar a limpeza da tua casa, bem como das tuas escolhas diárias.
3) Limpa a tralha. Se quase não consegues ver o teu chão, arruma, limpa, vende ou doa essas coisas. O mesmo pensamento aplica-se a prateleiras, mesas ou bancadas - não precisam de estar completamente vazias, mas tenta que tenham apenas o essencial.
4) Abre a caixa de Pandora. Depois de limpares as áreas mais visíveis, ganha coragem para te atirares aos sítios que têm mais “tralha” escondida. Armários, gavetas e cómodas: chegou a vossa vez.
5)E o ciclo recomeça. Assim que fizeres esta primeira volta, passados uns meses terás de repetir o processo. Haverá sempre mais onde possas “cortar” e reduzir.
No entanto, se preferires uma abordagem menos “radical”, podes adotar os princípios do minimalismo para áreas da tua vida que te façam sentido, como a alimentação (cozinhar com menos desperdício ou iniciar uma dieta vegan ou vegetariana, por exemplo), a moda ou a decoração de interiores.