Estilo Minimalista

ESTILO DE VIDA MINIMALISTA


Pelo mundo fora, o minimalismo é uma tendência que tem vindo a ganhar mais adeptos e há vários livros e blogs sobre a temática.

O estilo de vida minimalista é uma resposta à sociedade de consumo e consiste, simplesmente, em livrares-te de coisas que não usas ou precisas. É viver sem obsessões materiais, sem o “barulho” e as obrigações do consumismo. É teres um roupeiro simples, reduzires as coisas de tua casa ao essencial e livrares-te dos bibelôs e da “tralha”.

O estilo minimalista estende-se a várias áreas, como a decoração, a alimentação ou a moda, e defende que ‘menos é mais’.


/i/e46dcca51314117925f850089cedee15f2fba35e

Se quiseres começar a dar os primeiros passos no minimalismo, experimenta começar por aqui:

1) Deixa de comprar coisas desnecessárias. Compra apenas as coisas essenciais e que sabes que gostas e que vão durar largos anos. Assim que te habituares a isto, vais ver que poupas dinheiro e crias espaço para as coisas que realmente importam na tua vida

2) Liberta-te das coisas mais óbvias. Roupas que já não usas são o mais óbvio, mas também bibelôs e outros objetos que não utilizas regularmente e que só andam a acumular pó e a dificultar a limpeza da tua casa, bem como das tuas escolhas diárias.

3) Limpa a tralha. Se quase não consegues ver o teu chão, arruma, limpa, vende ou doa essas coisas. O mesmo pensamento aplica-se a prateleiras, mesas ou bancadas - não precisam de estar completamente vazias, mas tenta que tenham apenas o essencial.

4) Abre a caixa de Pandora. Depois de limpares as áreas mais visíveis, ganha coragem para te atirares aos sítios que têm mais “tralha” escondida. Armários, gavetas e cómodas: chegou a vossa vez.

5)E o ciclo recomeça. Assim que fizeres esta primeira volta, passados uns meses terás de repetir o processo. Haverá sempre mais onde possas “cortar” e reduzir.

No entanto, se preferires uma abordagem menos “radical”, podes adotar os princípios do minimalismo para áreas da tua vida que te façam sentido, como a alimentação (cozinhar com menos desperdício ou iniciar uma dieta vegan ou vegetariana, por exemplo), a moda ou a decoração de interiores.


/i/e830c864252748b94c8eca379db8d33ac75d9ea6

Estilo minimalista na decoração


Uma casa minimalista é mais fácil de limpar e, por isso, gera menos stress e visualmente é mais agradável.

A decoração minimalista engloba a utilização de poucos móveis, linhas decorativas mais simples e cores neutras, que transmitem tranquilidade. Numa sala minimalista terias, por exemplo, apenas um sofá, uma outra cadeira ou poltrona, uma mesinha, uma televisão e um adjacente móvel de entretenimento e candeeiros.

No caso do quarto, é possível ser ainda mais minimalista: podes escolher ter apenas uma cama, uma cómoda e, se quiseres, uma mesa de cabeceira ou estante de livros.


Cozinhas minimalistas


No caso das cozinhas, o objetivo continua a ser o mesmo: ter o espaço arrumado e “clean”, sem muitos objetos visíveis. Apesar de tipicamente existirem mais utensílios na cozinha do que noutras divisões, com espaço de arrumação debaixo das bancadas ou em armários rapidamente se resolve este problema.

A mesa de cozinha tende a acumular muita “tralha”, mas tenta evitar esta tendência ao máximo. No caso das bancadas, experimenta deixar à vista apenas os utensílios e pequenos eletrodomésticos que usas diariamente.

Agora que reduziste os objetos espalhados pela tua casa, vais finalmente poder ter mais espaço para relaxar e receber convidados e, no final, ter menos trabalho com a arrumação e limpeza.


/i/fac78bd37d963cdf8d9f894ff775ea9eb45faad1