Fotografia Aérea

FOTOGRAFIA AÉREA:

OBSERVAR AVIÕES É ENTUSIASMANTE.

DICAS DE FOTOGRAFIA AÉREA


A fotografia de aviação não é tão famosa como outras categorias fotográficas, mas é um nicho com adeptos devotos. Não faltam websites dedicados a este hobby de observar e fotografar aeronaves a descolar e a aterrar e, nos últimos anos, são vários os aeroportos que têm tentado acomodar os chamados “spotters”, ao construírem plataformas de observação específicas e a organizarem eventos de fotografia com acessos exclusivos.


/i/b8e924fb19955db2f2e73da61eee07ca0229be44

No Brasil e em Bruxelas existem eventos anuais - os “Spotter Day” - que oferecem a fotógrafos amadores e profissionais acesso a locais em aeroportos normalmente fechados ao público; no aeroporto de Zurique foram instalados “furos” nas vedações especialmente para a fotografia de aeronaves; no aeroporto de Luton, em Londres, foi criado um programa especial: em troca de um cartão de identificação que confere a estes fãs da aviação acesso privilegiado, estes oferecem à polícia um “par de olhos extra” para identificarem situações suspeitas nas imediações do aeroporto; e, um pouco por todo o mundo, de Los Angeles até Zurique, Helsínquia ou Berlim, existem plataformas de observações construídas especificamente para este hobby. No entanto, se quiseres uma perspetiva diferente, o site airportspotting.com recomenda uma alternativa: ficar em hotéis perto dos aeroportos.

No nosso país não existem áreas específicas para os “spotters” mas não é por falta de infraestruturas que não se fotografa os céus portugueses - o site spotterguide.net, por exemplo, disponibiliza guias com as melhores localizações nas redondezas dos aeroportos lusitanos. Uma outra alternativa é começares por visitar aeródromos, pois tendencialmente a segurança é mais relaxada e podes aproximar-te mais.

Para além dos aeroportos, também é possível fotografar aeronaves em espetáculos aéreos, como o Portugal Air Summit, mas como estes eventos são escassos, no Museu do Ar, em Lisboa, tens sempre a possibilidade de ficar “cara a cara” com variadíssimos modelos de meios aéreos militares e civis.

Com a localização escolhida, faltam apenas algumas dicas para começares ou melhorares as tuas fotografias de aeronaves:


Experimenta começar por fotografar outros objetos a moverem-se a grandes velocidades, como carros ou comboios, antes de ires direto para um aeroporto. Só com prática, e muitos “erros”, é que vais conseguir ficar confortável e aperfeiçoar o timing para disparar.


Uma das técnicas mais usadas neste tipo de fotografia é o “panning”, que serve para demonstrar que um objeto está em movimento. Paralelamente, experimenta baixar a velocidade da máquina fotográfica para não “congelares” as hélices ou turbinas da aeronave. Vais ter dois resultados muito diferentes.


Apesar do frio e das horas ingratas, experimenta fotografar logo de manhã, quando a luz é mais “dramática” e existem mais aviões a descolar. No entanto, se não te deres bem com o despertador, tens sempre o final da tarde, que te oferece uma luz diferente da madrugada.


Escolhe um aeroporto como base e tenta ficar a conhecer todos os seus cantos e recantos. Se tiveres uma “sede” vais conseguir ser mais criativo e experimentar diferentes ângulos e pontos de vista, pois já sabes de que lado é que se põe o sol e de que direção vem o teu avião de eleição.


Brinca com ângulos e captura os detalhes, para te afastares das fotografias mais comuns.


E, finalmente, não te esqueças de olhar à tua volta - o ambiente e o staff do aeroporto podem também dar-te grandes fotografias, mas, para isso, de vez em quando tens de afastar a tua lente dos grandes protagonistas de metal.


/i/88fc7b72a1ffab24e054462deab735ad6049d9ac

REGRAS DE FOTOGRAFIA AÉREA


Se és um novato no mundo da aviação, para começar o melhor será aprenderes a distinguir os diferentes tipos de aeronaves e em que aeroportos podes vê-las. Com esse conhecimento “no bolso”, e antes de ires para o terreno, é importante teres em mente três regras básicas:

Leva sempre contigo um documento de identificação e tenta saber se precisas de alguma autorização ou permissão para fotografar.


Pesquisa quais as regras de segurança e/ou etiqueta nos aeroportos que irás visitar. Mesmo que cumpras todas as regras, poderás sempre ser convidado a sair; nesse caso, faz o que te pedem. Há sempre uma próxima vez.


E, claro, nunca trespasses zonas proibidas ou reservadas ao staff do aeroporto. Assim evitas chatices e prevines que os fotógrafos de aviação ganhem uma má reputação.


Além disto, se não te sabes movimentar no aeroporto que escolheste para fotografar, experimenta associar-te a grupos de “spotters” na tua zona (existem grupos no Facebook, por exemplo) ou procura informação específica na Internet.


/i/72744c4f0d2ce06fcef70ce38f8e4bbc2ae78014