Benefícios do Gaming

Benefícios do Gaming


Existem atualmente 2 mil milhões pessoas no mundo a jogar videojogos. Se este número mostra a importância que o gaming ganhou nos últimos anos, a verdade é que nem sempre foi assim e só agora é que começou a ser estudado o real impacto que os videojogos podem ter na vida das pessoas. Muitos de nós, que já crescemos rodeados de consolas e comandos, habituámo-nos a que os nossos pais tentassem reduzir o tempo que passávamos em frente aos diversos ecrãs que tínhamos à disposição. Contudo, na última década vários estudos têm não só tentado desmistificar alguns dos estereótipos associados aos gamers, mas também estudar vantagens que o gaming pode ter no desenvolvimento cognitivo, pessoal e profissional da pessoas.


/i/9594bf2b4af67f5fb6d7423b8609aa3b68d5ba47

Principais Benefícios de Jogar Videojogos

Ao contrário do que se imaginou durante muito tempo, o gaming não é só para homens solitários isolados em casa. Relatórios recentes mostram que a distribuição de jogadores entre o sexo masculino e feminino não é assim tão diferente e que num futuro próximo irá aproximar-se de 50-50. Assim, vamos tentar perceber quais são os aspetos positivos para quem não consegue largar os videojogos.

Liderança e tomada de decisão


Na essência do gaming está a tomada de decisões e a capacidade de fazer escolhas de uma forma rápida e acertada. Não é surpresa que muitas empresas, no seu processo de recrutamento, já utilizam videojogos de modo a identificar o potencial e as características dos candidatos. Por isso, o segredo para te safares bem numa entrevista de emprego pode estar ligado a passares mais tempo a jogar os teus videojogos favoritos.


/i/0b380bdf1f68ab58037447c80cd4dbc91406f671

Trabalho de equipa


Além da tomada de decisões, muitos dos jogos mais conhecidos exigem que tenhas de jogar com uma ou mais pessoas, numa equipa, de modo a que conseguires a vitória. Isto contradiz à perspetiva de que o gaming é uma atividade solitária que te afasta das pessoas: funciona exatamente ao contrário. Se quiseres ser o melhor no jogo, terás eventualmente de aprender a comunicar com outras pessoas e a pensar em estratégias em equipa.


/i/8e91dc02c850150f889f404833f49e36f4f2a2bd