Amazon Echo - O Assistente Virtual chamado Alexa

Como o Amazon Echo e a Alexa podem tornar-se no seu assistente pessoal


Desde o seu lançamento em 2015, que o Amazon Echo tem estado no topo de equipamentos mais procurados em todo o mundo. Apesar de só em setembro de 2016 ter chegado à Europa com a possibilidade de compra na Amazon do Reino Unido, o Amazon Echo tem sofrido algumas atualizações de melhoria à aplicação Alexa. Está, por isso, cada vez mais semelhante a um assistente pessoal digital. Para acionar o controlo por voz, basta dizer a palavra “Alexa” seguido do comando que pretende que seja concluído, como por exemplo “Alexa, atende a chamada”. De acordo com a informação disponibilizada pela Amazon, quanto mais utilizar o Echo, mais adaptado aos seus padrões de voz, vocabulário e preferências pessoais ele estará. Mas afinal como é que este equipamento pode ajudar a sua vida?


O que é a Alexa e como é que funciona?


A Alexa é um assistente virtual, o que já não parece ser um fenómeno novo no mundo da tecnologia com a ajuda que a Siri, Cortana ou Google Now trazem às nossas vidas através do smartphone. Ativados por voz, estes assistentes virtuais são fomentados por inteligência artificial. Através de uma pergunta ou comandos são recebidas respostas ou resultados. Ainda assim, a Alexa tem conseguido distinguir-se dos outros assistentes pessoais virtuais. Por estar centralizada nos equipamentos da Amazon, como é o caso do Amazon Echo – uma coluna sempre conectada à internet, a Alexa está constantemente ligada e sempre atenta.

Os microfones distribuídos numa das bases do Amazon Echo, permitem ouvir o som mesmo da outra ponta da sala. Depois de fornecido o comando ou colocada a pergunta, o Echo envia o problema para a “cloud”. A partir daí, são os servidores da Amazon a perceber o que pretende e como deve a Alexa responder.

/i/b25b4478cadc8a7587d28fe4c4e0f569bfd9a4b2

O que é que pode fazer?


Apesar de ainda não fazer tudo, a Alexa tem vários truques. A possibilidade de ouvir música através de serviços de streaming, como o Spotify ou o Pandora, ler os títulos das notícias principais dos jornais que prefere, informar da previsão do tempo ou do trânsito a caminho do trabalho, definir temporizadores ou alarmes e controlar outros equipamentos de smart home são algumas das tarefas que a Alexa pode realizar.

Além disto tudo, a Alexa pode ainda verificar factos básicos, resolver problemas matemáticos, fazer conversa e até contar piadas. Para complementar ainda estas capacidades, através da instalação da aplicação da Alexa no smartphone, é possível fazer o download de habilidades adicionais como encomendar uma pizza do Domino’s ou pedir um Uber através do Amazon Echo.


/i/f7acf1709cebd330c35adaf700c9855528678738