O dia mais esperado a nível de compras, a seguir à Black Friday, chegou. É verdade, hoje é a Cyber Monday, onde podes encontrar grandes oportunidades online. Fica a saber tudo sobre este dia, assim como algumas dicas.
A Cyber Monday nasceu em 2005, nos Estados Unidos, quando a internet estava a dar os seus primeiros passos. Embora ainda se estivesse a trabalhar com o Windows XP, as lojas online já estavam a emergir e queriam competir com as lojas físicas. Com esse objetivo e a vontade de desmistificar o ato de comprar algo virtualmente, nasceu a Cyber Monday —- a segunda-feira que se segue ao Thanksgiving (ou em tradução livre: O Dia de Ação de Graças).
Duas questões importantes surgem quando se fala da Cyber Monday. Por quê “Cyber”? e por que razão se escolheu a segunda-feira? As duas perguntas têm respostas fáceis, mas vamos por partes. A utilização da palavra “cyber” deve-se ao facto de na altura se utilizar muito o termo cyberspace, como se pode ver neste artigo de 1997, onde já se falava sobre como ter privacidade no “ciberespaço”.
No que diz respeito ao dia da semana escolhido, tem que ver com dois motivos. O primeiro deve-se a um um press release lançado pela National Retail Federation (Associação Comercial Americana, a maior do mundo), dias antes do Dia de Ação de Graças de 2005. Nesse documento existia a informação de que 77% dos vendedores online inquiridos pela shop.org —- uma divisão da National Retail Federation —- notaram, em 2004, um aumento substancial de vendas na segunda-feira seguinte ao feriado americano. E, esperando que a tendência continuasse em 2005, observaram-se grandes promoções e descontos online nesse mesmo ano. Ocorria, assim, a primeira Cyber Monday da História, que ganhou o famoso nome nesse documento.