Lançada no Japão em 1994, a PlayStation mudou o mundo do gaming para sempre. Mas já alguma vez olhaste “com olhos de ver” para os botões do comando da tua consola? Porquê aquelas cores? E porquê aqueles símbolos aparentemente aleatórios?
Teiyu Goto, que desenhou a primeira PlayStation e também a PS 2 e 3, confessou à revista japonesa “Famitsu” que o objetivo era duplo: por um lado, e uma vez que naquela altura muitas empresas de consolas atribuíam letras do alfabeto aos botões, queriam-se botões simples mas memoráveis, que ”falassem” uma linguagem universal (daí os símbolos); por outro, o objetivo era também simplificar - uma vez que a Sony queria um look simples para a PlayStation, a equipa de design desenhou uma consola básica com uma abertura circular em cima para o CD-ROM. Foi, segundo o designer, um processo relativamente simples.
A empresa japonesa não queria um comando que se distanciasse muito da Super Nintendo, a consola mais popular da altura, mas Goto tinha outra visão e apresentou à Sony um comando com punhos e uma ergonomia diferente do design típico dos comandos planos das consolas daquele tempo.
Os executivos disseram ao designer que o desenho dos punhos não era bom e que os gamers não iriam gostar, mas após alguma reflexão, o então presidente da Sony Norio Ohga acabou por decidir a favor do design e aprovou-o.
Com a forma do comando definida, Goto avançou com a sua ideia dos quatro botões organizados em forma de diamante e a escolha do quarteto dos símbolos geométricos e as suas respetivas cores não aconteceu sem fundamento.
Segundo Goto, o triângulo remete para um ponto de vista, isto é, representa uma cabeça ou uma direção; o quadrado simboliza um pedaço de papel, para se referir aos menus ou documentos; o círculo e o X são sinónimos de decisões de “sim” ou “não”, uma vez que no Japão um círculo significa “sim” (nos países ocidentais o significado do círculo e do X foram trocados, para ficarem em conformidade com o facto de o “sim” ser mais associado ao botão de X).
Os primeiros protótipos da Sony revelavam uma visão mais conservadora, em que o comando da PS ainda era muito semelhante ao da consola da Nintendo, sem fios, tinha botões de + e -, os símbolos eram todos da cor vermelha e o X e o círculo estavam em posições invertidas.
No entanto, Goto lutou pela sua visão e, como todos sabemos, esta acabou por ser um sucesso global e intemporal.