worten galaxy note 9 thumbnail
worten galaxy note 9 header
novidades
tecnologia

Características
do Novo Samsung Note

Após o sucesso do seu antecessor, o Novo Samsung Galaxy Note pretende ser o mais poderoso modelo desta famosa linha de smartphones, mesmo com os rumores de que poderá ser o último. Os rumores sobre as características, data de lançamento e preço do novo equipamento estão aqui.

Que o universo tecnológico é altamente competitivo não é novidade para ninguém e essa característica talvez encontre uma das suas mais elevadas expressões na arena dos smartphones. Todos os anos, as marcas lançam modelos que sobem a bitola, obrigando as restantes a acompanhar, e no caso da Samsung, tem sido com a linha Note que a gigante sul-coreana costuma apresentar os seus avanços de ponta.

O ambiente que rodeia o novo Galaxy Note é, contudo, diferente do costume. O seu antecessor, o Note 8, foi um sucesso de vendas, mas há rumores de que a Samsung é capaz de prescindir de uma das suas mais distintas linhas se o novo telemóvel não der sequência. Em causa está a saturação do mercado e a tendência que os consumidores têm evidenciado em manter os seus modelos antigos e, face a estes fenómenos, a empresa poderá juntar os Note com a linha Galaxy S.

worten galaxy note 9 imagem 01

Com esta conjuntura presente, o que todas as informações que circulam online parecem apontar é numa (talvez a última) grande aposta no novo Note, destinada a torná-lo num benchmark dos smartphones produzidos em massa. Tendo em conta o cariz concorrencial desta indústria, os lançamentos são adiantados ou atrasados, quer para evitar as novidades bombásticas dos rivais ou para antecedê-las e assim captar o olhar do público. Essa parece ter sido a estratégia da Samsung para este ano, tentando antecipar-se a uma eventual apresentação de novos modelos do iPhone por parte da Apple, bem como aos rumores de um novo Pixel 3 da Google, ambos previstos para o outono.

É por isso que o evento Unpacked, em Nova Iorque, foi tão precocemente antecipado para 9 de agosto. Apesar da gigante sul-coreana manter uma aura de secretismo no ar, não tendo ainda denominado exatamente o que é que vai ser “unpacked”, espera-se que seja aí que o novo Galaxy Note seja revelado ao mundo em pleno, estando disponível um livestream no website da marca às 16h00 (hora de Lisboa). Rumores difundidos online em sites como o Gizmodo ou o Business Today apontam o dia 24 de agosto como a data de lançamento do novo dispositivo. Quanto ao preço do Samsung Note, estima-se que, em Portugal (onde ainda não existe data de lançamento prevista), o mesmo possa ir dos 900 aos 1.400 euros, dependendo do modelo. Mas já lá vamos.

Face à confidencialidade que reveste todos os modelos antes da sua revelação, e a antecipação sentida pelo público, parte do ritual que se faz à volta dos lançamentos das grandes marcas é a descoberta de detalhes e imagens exclusivas. Além dos comunicados oficiais que vão levantando o véu, a obtenção dessas informações faz-se através dos chamados “leaks”, que vão alimentando a máquina de rumores online. O Galaxy Note tem sido pródigo nesse departamento, como as últimas semanas o demonstraram. Um dos responsáveis pelas revelações, inadvertidamente ou não, foi o próprio DJ Koh, CEO da Samsung, quando foi fotografado com o novo smartphone na mão. Mas a marca também tem dado alento a alguns dos mais excitantes rumores à volta do Galaxy Note.

No seu estilo sarcástico e dado a picardias, a gigante coreana lançou três anúncios que satirizam a falta de bateria, de capacidade de armazenamento e de performance dos smartphones da concorrência. Estes deverão ser os três pilares do seu novo modelo Note e as três principais razões para adquiri-lo.

O que podemos esperar do Novo Samsung Note?

São várias as fontes que apontam para uma bateria de 4,000mAh, uma subida de 20% face aos 3,300mAh do Note 8, possivelmente a mais bombástica de todas as novidades. A confirmar-se, será a maior de sempre num smartphone da Samsung, capaz de suportar, por exemplo, um dia inteiro a ver vídeos com a luminosidade no máximo. Para aguentar todo este poderio, sabe-se também que o novo Note deve ser acompanhado de um carregador wireless ainda mais rápido, com um rácio de 12 volts a 2.1 amperes. Convém recordar o quão arriscada é esta aposta, já que da última vez que a Samsung pretendeu aumentar os tamanhos das baterias foi com o Note 7 e esse malogrado modelo foi retirado do mercado dado o seu perigo de explosões.

A acompanhar este incremento, também a velocidade de processamento vai sofrer um upgrade. Na pior das hipóteses, o novo Galaxy Note deverá ser apetrechado com um chipset Qualcomm Snapdragon 845 no mercado americano e sul coreano e com um Exynos 9810 no mercado internacional, ambos já presentes nos Galaxy S9 e S9+. Todavia, tendo em conta os teasers que a marca tem lançado a dar pistas quanto à força do Note, existe a possibilidade de inaugurar o Exynos 9820 no qual tem trabalhado. Se o fizer, a possibilidade de captação de vídeo em HDR poderá passar a certeza.

Já em termos de espaço, se as informações que têm circulado estiverem corretas, o Note poderá estabelecer um padrão inédito na história dos smartphones. Não parecendo estar previsto um modelo com 64 GB, a Samsung deverá ter 128 GB como base e chegará a uns estonteantes 512 GB na versão superior, podendo também estar na calha um modelo intermédio de 256 GB. A acompanhar estes modelos, o base deve ter 6 GB de RAM e os superiores 8 GB.

A acompanhar o upgrade técnico do novo Galaxy Note, a Samsung parece estar a posicioná-lo como o smartphone para gaming. Prova disso é a instalação de um dissipador de calor para evitar que o telemóvel sobreaqueça durante sessões prolongadas e outra é que o jogo Fortnite deverá ser lançado em exclusivo para o Note durante 30 dias, a primeira vez que é lançado para sistema operativo Android. A parceria com a Epic Games estende-se à oferta de um valor entre 100 e 150 dólares (aproximadamente 85 e 128 euros) de V-Bucks, a moeda utilizada no jogo.

Mas, para lá destes três atributos que a marca apontou como chamativas para estar atento ao Note, uma das características mais distintivas desta linha de telemóveis retorna mais avançada do que nunca, se os boatos se confirmarem. A caneta S Pen tem surgido em renderings e fotografias numa versão mais angular e em dois tons, sendo um deles amarelo-dourado. Adicionalmente, o que certamente fará salivar os mais ardentes fãs deste acessório são funcionalidades Bluetooth, conjecturando-se a possibilidade de ter microfone para chamadas e dos seus botões serem usados para passar músicas e tirar fotografias com controlo remoto.

Outros aspetos técnicos que já parecem confirmados é que o Note terá resistência à água com certificação IP68, assim como ao pó, e que possuirá um altifalante stereo, entradas para headphones (AKG, que deverão vir com o telemóvel) e o estilete, e ainda slot para cartões microSD. O sistema de apoio Bixby também deverá regressar, mas totalmente reformulado. A sua configuração 2.0 poderá finalmente competir com sistemas como o Siri (Apple), Alexa (Amazon) ou o Google Assistant.

No entanto, nem todas parecem ser novidades excitantes em volta do Note, denotando algum conservadorismo. No que toca ao design do novo Samsung Galaxy Note, todas as imagens que têm sido reveladas apontam para um aspeto quase idêntico ao Note 8, da mesma forma como o Galaxy S9 não apresentou alterações significativas face ao S8. O seu aspeto em bloco mantém-se e, de acordo com vários leaks, são, pelo menos, três as cores em que o novo Note estará disponível: preto, azul e castanho, ou, como a Samsung as apresenta, Mystic Black, Engineered Blue e Artisan Copper.

Relativamente às suas dimensões, espera-se que o Note seja ligeiramente mais curto, mas mais largo e grosso que o seu antecessor, podendo as medidas chegar aos 161.9 x 76.3 x 8.8mm ou possivelmente 162 x 76.4 x 8.8mm. A acompanhar este crescimento, o ecrã, em QHD+ Super AMOLED Infinity Display curvo, também será maior, com 6.4 polegadas, e não deverá ter Notch.

worten galaxy note 9 imagem 02

Quanto às câmaras que se espera que o Galaxy Note tenha acopladas, devem ser as mesmas que os Galaxy S9 e S9+ já tinham: duas atrás e uma à frente. As duas atrás, cada uma de 12MP, devem retornar lado-a-lado com o seu sistema de dupla abertura, que suporta os modos F1,5 e F2,4, e um sensor secundário com uma lente ótica com zoom 2x. A frontal regressa com 8MP e as features do Bixby Vision, como o AR Emoji e reconhecimento de objetos.

Fora a apresentação e as câmaras, a outra grande desilusão já praticamente confirmada tem a ver com o scanner de impressões digitais. Pensando-se, numa fase inicial, que seria incorporado no ecrã, todas as imagens (até mesmo a fotografia de DJ Koh) parecem comprovar que vai voltar à parte de trás, se bem que debaixo das câmaras e não ao seu lado, como se passou, com maus resultados, com o Note 8. Essa novidade poderá só ser concretizada no vindouro Galaxy S10, assim como a excêntrica promessa de criar um telemóvel dobrável, que se pensa ser possível apenas com o Galaxy X. Quanto a esta última característica, comenta-se que pode ser demasiado cedo para experimentá-la e a Samsung pode não querer utilizar uma tecnologia tão experimental numa das suas principais linhas, especialmente tendo em conta que o seu futuro se encontra em risco.

Preço do Samsung Novo Note em Portugal

Se esses dados estão ainda rodeados de incerteza, o que parece já estar patente é o custo aproximado dos modelos Note. Dadas as suas características de hardware, alguns meios de comunicação especulam que que o preço poderá ser entre os 900 e os 1.100 euros para a versão de 128 GB, com a de 512 GB a custar entre 1.150 e 1.400 euros. Estes dados parecem aproximar-se dos que figuram um folheto promocional revelado na Indonésia, que aponta 13.500.000 rupias indonésias para a versão de 128 GB, subindo para 17.500.000 no modelo de 512 GB.

Data de lançamento do novo Samsung Note em Portugal

Relativamente à data de lançamento do novo Samsung Galaxy Note em Portugal, ainda não existem quaisquer rumores ou confirmações. Aguardemos, pois, pelo dia 9 de agosto.

worten galaxy note 9 imagem 03
novidades
tecnologia

Produtos Comparados

Limpar Tudo

Utilização de cookies:Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses.Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.Saiba mais aqui.×