Bacalhau com Broa
Esta receita é uma boa alternativa ao mais tradicional bacalhau cozido com couves e vem do blog À Moda do Flávio. Vais precisar de duas postas de bacalhau demolhadas, meia broa de milho, uma cebola grande, duas folhas de louro e ainda orégãos, dois dentes de alho, azeite e pimenta.
Num tabuleiro coloca uma camada de cebola em rodelas finas, o louro e, por cima, os lombos de bacalhau. Rega generosamente com azeite e leva o tabuleiro ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Entretanto esfarela a broa (apenas o miolo) e junta-lhe o alho picado e os orégãos.
Quando o bacalhau estiver assado, retira-o do forno e junta parte do azeite do fundo do tabuleiro à broa; envolve a mistura até se criar uma pasta pouco consistente.
O passo seguinte é cobrir as postas de bacalhau com a mistura de broa, regar com um pouco mais de azeite e levar novamente ao forno até a crosta ficar dourada. Serve com batatas à murro ou com batatas assadas às rodelas e grelos cozidos.
Perú de Natal
O perú é um prato que não pode faltar em muitas casas portuguesas no Natal ou no almoço de Ano Novo. Esta receita vem do blog Tertúlia de Sabores e é lá que podes ver a lista completa de ingredientes e medidas.
O prato começa no dia anterior: limpa o perú e coloca-o num alguidar com todos os ingredientes da marinada durante 24 horas, virando-o de vez em quando. Coloca as passas de molho no conhaque e deixa também a marinar durante a noite.
Já no dia da refeição, coze as castanhas, descasca-as e desmancha-as grosseiramente com um garfo. Põe um tacho ao lume com um fio de azeite e aloura a cebola e o bacon picados, junta as nozes, as passas e o conhaque e, por fim, o puré de castanha. Tempera com sal e pimenta e recheia o perú com o preparado, fechando a abertura com agulha e linha própria para o efeito.
Coloca o perú recheado num tabuleiro, rega com parte da marinada e um fio de azeite (se preferires, podes trocar o azeite por umas “nozes” de margarina) e leva ao forno, regando de vez em quando para a carne não secar. O perú deve ficar tostado - dependendo do tipo de forno, leva entre uma hora e meia a duas horas a assar. No final, serve com batatas assadas, esparregado ou grelos salteados.