Receitas de Natal

Pratos e doces para a época Natalícia


Iluminações natalícias na rua, o cheiro a castanhas no ar e a corrida aos presentes. O mês de dezembro está quase a chegar e já somos relembrados um pouco por todo o lado de que o Natal também está aí à porta.


Para muitos portugueses, Natal é sinónimo de família reunida à volta da mesa. Mais do que presentes, cabazes e jantares de empresa, a verdadeira estrela desta quadra festiva é a ceia de Natal e, um pouco por todo o país, multiplicam-se receitas e tradições diferentes. Na noite de 24 de dezembro, Portugal senta-se à mesa para partilhar costumes (e pratos, claro) que passaram de geração em geração.


Pratos de Natal


Polvo, bacalhau, cabrito, perú, leitão…as combinações e receitas são quase infinitas, mas é certo e sabido que todas as casas portuguesas têm pelo menos uma versão destes grandes “atores” gastronómicos na mesa da sua consoada. Aqui sugerimos quatro receitas de Natal incapazes de desiludir.

Bacalhau com Broa


Esta receita é uma boa alternativa ao mais tradicional bacalhau cozido com couves e vem do blog À Moda do Flávio.

Vais precisar de: duas postas de bacalhau demolhadas, meia broa de milho, uma cebola grande, duas folhas de louro e ainda orégãos, dois dentes de alho, azeite e pimenta.


  1. Num tabuleiro coloca uma camada de cebola em rodelas finas, o louro e, por cima, os lombos de bacalhau. Rega generosamente com azeite e leva o tabuleiro ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.
  2. Entretanto esfarela a broa (apenas o miolo) e junta-lhe o alho picado e os orégãos.
  3. Quando o bacalhau estiver assado, retira-o do forno e junta parte do azeite do fundo do tabuleiro à broa, envolvendo e misturando até se criar uma pasta pouco consistente.
  4. O passo seguinte é cobrir as postas de bacalhau com a mistura de broa, regar com azeite e levar novamente ao forno até a crosta ficar dourada.
  5. Serve com batatas à murro ou com batatas assadas às rodelas, grelos cozidos ou feijão verde.


/i/e079b68a5a6fc6c9ebc4a8f369a42f1a6be58f40

Bacalhau Espiritual


Esta receita combina a riqueza e complexidade do bacalhau com uma textura cremosa e reconfortante.


  1. Para prepara esta iguaria, começa por pré-aquecer o forno a 180ºC.
  2. Numa frigideira, aquece 3 colheres de sopa de azeite e refoga uma cebola média finamente picada, juntamente com 2 dentes de alho também picados, até atingirem a translucidez.
  3. Adiciona 400g de bacalhau desfiado e demolhado, uma folha de louro, e cozinha por alguns minutos. Acrescenta uma cenoura ralada e mistura bem. De seguida, dissolve 2 colheres de sopa de farinha de trigo em 200ml de leite e adiciona à mistura, juntamente com 200ml de natas.
  4. Mexe constantemente até ao molho ficar cremoso. Tempera com salpimenta e noz-moscada a gosto.
  5. Transfere a mistura para um tabuleiro e leva-o ao forno por cerca de 25 minutos, ou até que a superfície fique dourada. Decora com salsa fresca picada e serve quente, acompanhado de batatas cozidas ou arroz branco.


/i/b4fbbdc9321425a78f5a4e3cf18354cb20b2134b
#

Ver Blog

#

Ver Blog

Abrir