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Quando o cão é família

“Um cão é casa e família. Acreditamos que um cão merece o melhor - uma boa alimentação, o olhar com atenção e um lugar ao pé do sofá.” Esta frase faz parte do manifesto da Barkyn, uma startup construída a pensar no bem-estar do seu animal de estimação.

Samuel Beckett é responsável pela frase “Try Again. Fail Again. Fail Better”, mas André Jordão é um dos empreendedores que a poem em prática. Depois de lançar a Foodzai, uma startup que se dedicava a arranjar clientes a futuros cozinheiros e conseguir estar presente na Startupbootcamp, uma incubadora de empresas em Berlim, percebeu que a empresa não tinha futuro.

Ainda assim, André Jordão não se ficou por aqui. Depois de ter conhecido o diretor de operações do Airbnb para a Europa, decidiram criar a Wunder Carpool. Esta startup baseava-se num modelo de negócio diferente, tendo como principal objetivo facilitar as boleias nas cidades. Assim, qualquer condutor pode cobrar boleias a um passageiro que tenha o mesmo destino final. A Wunder ganhou popularidade na Alemanha onde foi lançada, mas André Jordão já só pensava em voltar para Portugal por uma razão muito especial: ia ser pai.

Onde encontrar a resposta aos seus problemas? Construir a solução com a Barkyn

Mas chegado a Portugal, André Jordão viu-se com outro problema. Dono de dois cães da raça lobo checoslovaco, via-se a fazer as mesmas tarefas repetidamente e em locais diferentes. “Sempre tivemos cães e, embora existisse uma boa oferta de produtos, percebemos que não existia um serviço que incluísse todas as necessidades repetitivas do cão num mesmo pack, entregue a tempo e com um suporte incansável”, contou o fundador da Barkyn à Worten.

. Ir ao veterinário, comprar comida ou comprar brinquedos, por exemplo, eram tarefas para a qual André Jordão conseguiu arranjar uma solução. Mas não foi só isso que esteve por detrás da criação da Barkyn. “Nós entendemos que um cão não é um pet, é um membro da família e por isso queremos criar uma experiência mais emotiva, mais humana e mais personalizada”.

Por isso mesmo, optaram igualmente por desenvolver a própria ração. A marca Essence, disponível na Barkyn foi desenvolvida a pensar num tipo de comida mais natural e saudável para o animal. E aqui, André Jordão é imperativo quando se trata de explicar porquê a opção de serem considerados uma loja saudável para animais: “Desde sempre que nos preocupámos em recomendar produtos naturais e saudáveis. Selecionamos as melhores marcas em cada price point, em todo o mundo, para que o cliente tenha sempre o máximo de qualidade para o que pode pagar. No final, aquilo que nos interessa genuinamente, é recomendar o mais saudável, porque sabemos que terá muito impacto na qualidade de vida do cão. Nós adoramos cães. Primeiro fazemos o que faz sentido para o cliente, depois o negócio reage”.

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O desafio de optar por uma ração saudável e natural

Seguir por este caminho não foi fácil, tendo André Jordão encontrado dificuldades ao romper o “status quo” e a possibilidade de oferecer uma melhor comida ao cão. Aliás, teve mesmo que enfrentar as fábricas. E refere mesmo que “se fosse para fazer como estão habituados iriamos fazer mais do mesmo”.

Com o lançamento da ração Essence e mais tarde com o Essence Flavour conseguiram “resolver o problema de o cão comer sempre a mesma coisa”. A Essence passou a ser uma ração que pode ser misturada com os Flavours de carne ou peixe - o que torna cada refeição diferente.

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Por se terem tornado numa marca que oferece qualidade e um lado mais humano em cada encomenda, a Barkyn tem visto o negócio a crescer. Prova disso é ter sido nomeada por Miguel Santo Amaro, um dos fundadores da Uniplaces, como uma das startups a brilhar em 2018. André Jordão afirma que por enquanto, o ano está a correr bem: “Continuamos a crescer a cada mês e a um ritmo superior em Espanha. Há muitas batalhas a vencer… que as pessoas nem sonham, porque isto é muito mais complexo do que pôr um site online, mas acho que temos conseguido o que poucas startups conseguem”. A utilização de novas tecnologias como o chat-bot, tem permitido oferecerem um serviço mais próximo e sem formalismos. “Usamos cada vez mais o chat - como uma pessoa preocupada com os clientes - e outros canais como email e o packaging. Nada de surpreendente… acho que o que diferencia não é o canal, é fazer bem e diferente”, comenta André Jordão à Worten. Quando questionado se pretende fazer o salto do online para o offline, o fundador da Barkyn garante que esse ainda não é o foco da empresa e por enquanto pretende oferecer o melhor em e-commerce.

Números chave:

Qual o número de clientes?
Mais de 5000 clientes.

Quais os principais mercados e para onde pretendem ir no futuro?
Para já Portugal e Espanha. Próximo mercado: Alemanha ou Reino Unido.

Quantos trabalhadores possuem atualmente?
Somos uma equipa de 8.

Quanto faturaram em 2017?
Não queremos revelar, podemos apenas dizer que prevemos faturar 2 milhões este ano.

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