Jogos Playstation Classic

Melhores jogos disponíveis na Playstation Classic


PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch fazem parte do quotidiano da maioria dos gamers em 2018. É um mundo onde o enredo dos videojogos se funde com a cinematografia de tal maneira que nos esquecemos de como era as o mundo das consolas no final dos anos 90 do século passado. E é aqui que vai entrar a nova Playstation Classic.

 

O apelo estético e gráfico de títulos como Uncharted, Horizon Zero Dawn, God of War ou, mais recentemente, Red Dead Redemption 2, tem aquele visual incrivelmente charmoso que muitos dos gamers esperam dos jogos que vão sendo lançados. Mas aqueles que estão na casa dos 30 (ou perto disso) ainda conseguem retirar prazer dos limites que o hardware das máquinas de há 20 anos impunham.

 

Muitos reiteram que se trata de mera nostalgia, outros dirão que ‘um clássico é um clássico’ e que a idade não é para aqui chamada. No entanto, a verdade é que são títulos que marcaram uma geração e sem os quais muito dificilmente estaríamos a desfrutar daquilo que jogamos atualmente.


/i/1aeadab3ed935efa16b23b82956d7d62c38b52dc

Assim que foi lançada no final de 1994, a PlayStation da Sony iria varrer a geração das consolas muito por culpa dos seus 32 bits. A introdução da máquina gerou ondas de choque em toda a indústria e cimentou a Sony como uma terceira concorrente num mercado que até então era totalmente dominado pela Sega e pela Nintendo. Mais: conseguiu bater em vendas as consolas mais potentes do mercado — Nintendo 64 e a Sega Dreamcast — antes mesmo da PlayStation 2 ser lançada (aconteceria em 2000).

E isto aconteceu em parte porque na Sony conseguiram contornar as limitações da máquina e espremer até à última gota aquilo que esta podia dar. É por isso que alguns jogos pareceram incríveis se tivermos em conta o momento em que foram lançados, mas também porque continuam a despertar interesse e aguçar a nostalgia de muitas adolescências e infâncias.

Seguindo as pisadas da NES Classic e Super Nintendo Classic da Nintendo, agora é a vez da Sony entrar na corrida clássica do mundo das consolas “nostálgicas”. Com a popularidade das primeiras em crescendo, a Sony não quis ficar de fora e seguiu o exemplo, avançando com o lançamento da PlayStation Classic, uma versão em miniatura da PlayStation original com 20 jogos daquela consola.

A lista dos jogos que estará disponível para esta ‘nova’ consola já é conhecida e apresenta algumas escolhas óbvias, como o Final Fantasy VII. Mas a verdade é que jogos como “Tomb Raider” ou “Gran Turismo” acabaram por não figurar na listagem final deste exercício de revivalismo. No entanto, já se sabe que na hora de fazer listas ou eleger “os melhores” fica difícil de agradar a todos. É que o principal problema é que o universo de jogos originais da PlayStation é tão vasto e com tanta qualidade que é difícil — para não escrever que é praticamente impossível — agradar a gregos e a troianos.

No entanto, passando daqueles que não estão para os que podem ser jogados, deixamos cinco jogos que irão certamente fazer as delícias daqueles que cresceram com eles.

Grand Theft Auto (PS1, 1998)


A saga GTA existe há quase duas décadas e tem uma dúzia de títulos. Contudo, este é o jogo que deu início à fama, sucesso e virtudes que hoje reconhecemos à produtora Rockstar Games.

Quando se trata de mapas abertos e de descobrir cidades inteiras no seu pleno, a Rockstar é do melhor que há no mercado e as séries Grand Theft Auto e Red Dead Redemption são as suas duas maiores bandeiras.

Todavia, em vez dos mundos abertos em 3D aos quais a série habituou os seus jogadores desde o GTA 3, o GTA 1 é um jogo de ação 2D cujo ponto de vista é de cima para baixo e tem mais em comum com Micro Machines e Pac Man do que com o GTA V. É uma interessante viagem pela estrada da memória.

/i/101b41a092608544a2ac0cfd9bef6e831c300529

Rayman (PS1, 1995)


Apesar de ter mais de 20 anos, o jogo saído do imaginário de Michel Ansel continua a beber de uma excelente animação e design de personagens. É um verdadeiro clássico jogo de plataformas e o primeiro jogo da série Rayman.

Aclamado pela crítica e adorado pelos fãs, o Rayman original ficou conhecido pela sua animação e música inovadoras — e por parecer um jogo que teima em resistir ao teste do tempo.

Na história do jogo, a Clareira dos Sonhos foi invadida pelos malvados Darktoons, pelo que o Concílio das Fadas invoca Rayman para salvar o dia, mas falta qualquer coisa ao nosso herói da luz…

Apesar da sua dificuldade em alguns momentos, o jogo é divertido, elegante e inteligente. Um clássico.


/i/4fb4b06bad5ac4e1fb8ea43a26e037e0d67388e5