Assim que foi lançada no final de 1994, a PlayStation da Sony iria varrer a geração das consolas muito por culpa dos seus 32 bits. A introdução da máquina gerou ondas de choque em toda a indústria e cimentou a Sony como uma terceira concorrente num mercado que até então era totalmente dominado pela Sega e pela Nintendo. Mais: conseguiu bater em vendas as consolas mais potentes do mercado — Nintendo 64 e a Sega Dreamcast — antes mesmo da PlayStation 2 ser lançada (aconteceria em 2000).
E isto aconteceu em parte porque na Sony conseguiram contornar as limitações da máquina e espremer até à última gota aquilo que esta podia dar. É por isso que alguns jogos pareceram incríveis se tivermos em conta o momento em que foram lançados, mas também porque continuam a despertar interesse e aguçar a nostalgia de muitas adolescências e infâncias.
Seguindo as pisadas da NES Classic e Super Nintendo Classic da Nintendo, agora é a vez da Sony entrar na corrida clássica do mundo das consolas “nostálgicas”. Com a popularidade das primeiras em crescendo, a Sony não quis ficar de fora e seguiu o exemplo, avançando com o lançamento da PlayStation Classic, uma versão em miniatura da PlayStation original com 20 jogos daquela consola.
A lista dos jogos que estará disponível para esta ‘nova’ consola já é conhecida e apresenta algumas escolhas óbvias, como o Final Fantasy VII. Mas a verdade é que jogos como “Tomb Raider” ou “Gran Turismo” acabaram por não figurar na listagem final deste exercício de revivalismo. No entanto, já se sabe que na hora de fazer listas ou eleger “os melhores” fica difícil de agradar a todos. É que o principal problema é que o universo de jogos originais da PlayStation é tão vasto e com tanta qualidade que é difícil — para não escrever que é praticamente impossível — agradar a gregos e a troianos.
No entanto, passando daqueles que não estão para os que podem ser jogados, deixamos cinco jogos que irão certamente fazer as delícias daqueles que cresceram com eles.