É o “irmão mais novo” do League of Legends e já se tornou viral nas plataformas de streaming sem sequer ter data de lançamento oficial confirmada. O VALORANT é o novo jogo de tiro FPS e já há quem o compare a outros sucessos como CS:GO e o Overwatch.
Foi anunciado pela primeira vez com o nome “Project A”, durante as comemorações do 10º aniversário da empresa de videojogos Riot Games (também responsável pelo LoL), e desde então que as novidades não pararam. Agora com um novo nome, VALORANT, apresenta-se como um FPS (first person shooter), o primeiro lançado pela Riot Games. Vai estar disponível para o PC e só vai ser lançado no verão de 2020.
VALORANT é jogado em equipas de 5 contra 5 e disputado à melhor de 25 rondas, com a duração de 100 segundos cada. O principal objetivo do jogo é eliminar os adversários, atacar e plantar o spike no terreno adversário ou defender os mapas, consoante a ronda em que a equipa se encontra.
Para quem já viu a preview do gameplay e domina o mundo dos videojogos é impossível não fazer comparações. Para além da premissa parecida, há quem veja semelhanças entre os mapas de CS:GO e os de VALORANT. Quando se fala do enredo e da dinâmica das personagens, as associações são feitas com os jogos Overwatch e Apex Legends. Mas VALORANT promete destacar-se dos restantes e, para ganhar, o truque é encontrar o equilíbrio perfeito entre pontaria e estratégia.
Ainda não há certezas sobre a data oficial de lançamento em todo o mundo, apenas sabemos que está prevista para os próximos meses. Nas confirmações oficiais, foi anunciado que o download do jogo vai ser gratuito. Cada jogador vai ter acesso a 3 mapas e pode escolher entre várias personagens com diferentes habilidades, equipadas com as armas que preferir. Vai haver ainda skins e acessórios disponíveis para compra. A acessibilidade é um dos pontos fortes deste novo videojogo, uma vez que não exige um computador topo de gama para ser jogado. Na sua versão de lançamento, VALORANT terá apenas um modo de jogo e foi programado a pensar nos Esports. O diretor de jogos da Riot Games confirmou ainda no Twitter que o jogo vai ter um modo ranked com diferentes divisões. Para aqueles que gostam de fazer batota, a Riot Games já anunciou que o jogo tem um sistema anti-cheat que tira proveito da inteligência artificial para detetar e banir aqueles que tentem utilizar cheats ou hacks durante as partidas. O objetivo é manter o jogo justo e competitivo.