Devo Treinar Quantas Vezes por Semana

Será que estás a treinar o número de vezes suficiente para crescer músculo?


Entre as inúmeras dicas e métodos de treino que circulam pela internet, a pergunta “Quantas vezes devo treinar por semana para o crescimento muscular” continua a ser um dos temas mais debatidos.


Neste artigo, mergulharemos nesta questão, aliando a ciência à experiência prática, para te dar uma resposta clara.


/i/46b634fe18d9619daca47e46457a65b8fe6a5237

Treino muscular

Entre as variáveis de treino, que manipulamos para maximizar o estímulo pretendido (neste caso o crescimento muscular, ou hipertrofia muscular), a Frequência de Treino determina quantas vezes estimulas um músculo ao longo de um determinado período.

Para simplificar, vamos analisar a frequência semanal, ou seja, o número de vezes que treinas um músculo por semana.  


1. Quando devo treinar?


Atualmente, a evidência científica é clara: para maximizar o crescimento muscular, deves treinar cada músculo pelo menos 2 vezes por semana.


Na teoria, após cada treino, o músculo aumenta a síntese proteica (crescimento) por um período de 24 a 72 horas. Portanto, para maximizar o crescimento muscular, deves treinar o músculo assim que ele já não estiver a crescer.


Na prática, ao dividires o número de treinos por semana entre 2 ou mais treinos vais conseguir ter melhor qualidade em cada série que fazes, gerando mais crescimento e ganho de força.


2. Quantas vezes devo treinar o mesmo músculo por semana?


Simultaneamente, temos de encaixar outra variável nesta equação: a recuperação. Um músculo apenas cresce após recuperar.

Logo, idealmente, deves treinar cada músculo assim que ele estiver recuperado e tiver terminado de crescer.

Aqui está a grande dificuldade: acertar na “dose” de treino para que consigas estimular, recuperar e crescer de forma ideal – tirando o máximo partido da frequência de treino.


3. Treino e recuperação


Cruzando as várias recomendações gerais para o treino de hipertrofia, idealmente deves:

  • Treinar cada músculo 2 vezes por semana, com pelo menos 48 horas entre cada treino.
  • Fazer 3 a 10 séries por músculo, por treino, adaptando esta “dose” à tua capacidade de recuperação.

 

A ideia de treinar um músculo à segunda-feira, aniquilá-lo e esperar pela próxima semana é muito tentadora. Mas é longe do ideal, pois esse músculo terá cessado todo o crescimento na quinta-feira. E estarias a deixá-lo 3 dias sem qualquer estímulo para crescimento.


#

Ver Blog

#

Ver Blog

Abrir