Os melhores RPG | Worten Game Ring

Os melhores RPG’s para PS e XBOX

Uma das maiores razões pelas quais os videojogos são adorados é porque te permitem encarnar as tuas personagens preferidas e jogar como se tu estivesses na história. Existe uma categoria em especial que tem a magia de te deixar vestir a pele de um participante: são os Role-Playing Games, ou, em português, os jogos narrativos.


Cada jogo tem regras e narrativas específicas, mas uma coisa é certa: tu é que controlas o rumo da história. O primeiro jogo deste género a aparecer foi o Dungeons & Dragons, em 1974. No início, D&D era só um complemento a outro jogo chamado Chainmail (1971), mas acabou por dar origem a um jogo totalmente diferente e inovador.


Atualmente o formato já não se prende apenas aos jogos de tabuleiros. Há de tudo um pouco, desde livro-jogos a live-actions e, claro, videojogos. Quer sejas Team XBOX ou Team PlayStation, há alguns clássicos que precisas mesmo de experimentar.


/i/b8a1d1e4968f9efc6d06dd4be1fcf7c82f60e0e9

The Elder Scrolls V: Skyrim


Lançado em 2011 pela Bethesda Softworks, é o quinto jogo da saga The Elder Scrolls, toda ela com títulos de RPG de sucesso. A história do jogo passa-se 200 anos depois do final da narrativa de Oblivion, numa realidade paralela no ano 201 da quarta era, na província de Skyrim. Esta é a terra natal dos Nords, uma raça de humanos, que se encontram divididos depois de uma grande crise causada pelo assassinato do Alto Rei de Skyrim, Torygg.

Quem joga Skyrim vai encarnar o papel do último Dovahkiin, o único grupo de pessoas com a capacidade de matar dragões, cujo dever é livrar a província de Skyrim desta tormenta. O jogador pode circular livremente na sua terra, completando atividades como cozinhar, cultivar alimentos, cortar madeira, recolher itens ou aceitar tarefas como forma de ganhar dinheiro. Pode ainda sabotar as atividades das restantes personagens não jogáveis e desenvolver as suas habilidades e aumentar o seu nível. O jogo apresenta ainda um sistema de perks, ou bónus, que são capacidades específicas de cada habilidade. A cada nível que o jogador sobe, podem ser escolhidos novos perks.


/i/4288edbe9517020b264c7c388912de4b3e3e7ccc

The Witcher 3: Wild Hunt


Este é um dos jogos mais premiados de sempre no mundo dos RPG’s. Desenvolvido pela CD Projekt RED e lançado em maio de 2015, faz parte da série de videojogos The Witcher, que, até à data, já contava com dois capítulos na história. Todos os episódios se passam num cenário medieval e o protagonista é o lendário caçador de monstros Geralt de Rívia.

Como na maior parte dos RPG’s, a ação do jogador é livre e este pode circular pelo espaço e fazer todo o tipo de ações, mas o principal objetivo na narrativa deste jogo é o resgate da filha de Geralt de Rívia, que está desaparecida enquanto fugia da Wild Hunt, uma força do outro mundo que aqui são “os maus da história”. Em várias batalhas que misturam armas e magia, o jogador vai poder defrontar os inimigos e concluir diversas tarefas para poder ganhar pontos, experiência e ouro, recursos que se vão revelar valiosos consoante o jogo vai avançando. O enredo do jogo é baseado numa série de livros do escritor polonês Andrzej Sapkowski e fez tanto sucesso que houve quem o considerasse um dos melhores jogos de todos os tempos. Quanto ao universo de The Witcher, foi adaptado ainda para série pela Netflix e, durante várias semanas, houve em Lisboa, um bar no Cais do Sodré que te permitia literalmente viajar para dentro dos cenários que vias no jogo.


/i/35755b2e8ae4e84b4134954ff46dc70934fc68f2