Melhores livros de Yuval Noah Harari

Yuval Noah Harari: o Historiador Best-Seller


“Sapiens – História Breve da Humanidade”, “Homo Deus – História Breve do Amanhã” e “21 Lições para o Século XXI”, são os três livros responsáveis pela popularidade de Yuval Noah Harari. Foi em 2015 que o primeiro livro de Harari chegou a Portugal, e desde aí que tem sido um sucesso de vendas. Aliás, “Sapiens” tornou-se de tal forma popular que conta com Barack Obama, Mark Zuckerberg ou Bill Gates na sua lista de fãs, o que ajudou a torná-lo num best-seller em vários países. Em julho de 2018 foi anunciado que vai ser adaptado para cinema por Ridley Scott e Asif Kapadia em forma de documentário, segundo o Hollywood Reporter. Em 2017, chegou às livrarias portuguesas “Homo Deus” e o sucesso do primeiro livro repetiu-se. As suas palestras passam a ser publicadas no seu canal de Youtube e é convidado para várias TED Talks. O seu mais recente livro “21 Lições para o Século XXI” repete o êxito dos seus antecessores. Mas quem é Yuval Noah Harari?


/i/aa59d233b7fbfcc36d74b4293e65ff07919fe771

Como “Sapiens” e “Homo Deus” deram outro interesse à história


Nascido em Israel em 1976, Harari especializou-se em história medieval e militar, durante os seus estudos na Universidade de Jerusalém. Completou o seu doutoramento em Oxford e é responsável pela publicação de vários livros e artigos, sendo conhecido pela sua especialização atual: história mundial e processos macro-históricos. Conquistou o público com a sua linguagem clara, coerente e direta, sem esquecer a confiança e convicção com que defende as suas ideias. A evolução humana, a elevada utilização da tecnologia ou a forma como nos relacionamos com os outros são algumas das ideias presentes nos seus livros.

Nas suas influências está até um clássico da literatura. “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley é citado por Harari como “o livro mais profético do século XX”. Nele, está presente a ideia de que num futuro distópico os bebés serão moldados geneticamente, criando castas biológicas onde se podem encontrar elites genéticas e massas desprezadas. Esta é uma das crenças de Yuval Noah Harari que pode ler em “Homo Deus”.


/i/6b5780c57d12a46eb568685d058e7f8f08c5ac93

Livro Sapiens – História Breve da Humanidade


Publicado primeiro em hebreu em 2011, apenas chegou aos mercados estrangeiros em 2014. O livro situa-se nas crenças de Harari sobre a história humana, tendo como base geral a ciência natural e em particular, a biologia evolucionária. O autor divide a história dos Homo Sapiens em quatro partes: a revolução cognitiva, a revolução agrícola, a unificação da humanidade e a revolução científica. O argumento principal de Harari em “Sapiens” é que o Homo Sapiens passou a dominar o mundo porque é o único animal que consegue cooperar em largos números. Esta capacidade advém da capacidade única de acreditar em algo que apenas está presente na imaginação e assente em ficção como é o caso de deuses, dinheiro e igualdade e liberdade.


/i/0198b723c0927181c6510946a9b9e2e5c5708b12