História do Office
História do Office
Lançamentos
Tecnologia

A História
do Office

A empresa criada por Bill Gates e Paul Allen habituou-nos desde a sua criação nos anos 70, a inovar e a desenvolver serviços e produtos que tivessem um impacto directo no nosso dia-a-dia. Existem dois que nas últimas décadas se tornaram bastante ligados ao nosso quotidiano: o Windows e o Office. Um como o sistema operativo com que aprendemos a trabalhar com computadores e o outro como o software com uma série de aplicações que podiamos utilizar em diferentes dinâmicas da nossa vida quer por motivos profissionais ou por motivos recreativos. Com o lançamento do Microsoft 365, a empresa americana dá mais um passo na melhoria dessas aplicações que usamos desde sempre, por isso, vamos olhar como foi a sua evolução nos últimos anos.

Compra já o novo

Microsoft 365

Sabe mais

A criação do Office e os anos 90

A primeira versão do Office foi lançada há quase 30 anos, a 19 de novembro de 1990 e continha as três aplicações que sempre associámos ao serviço - o Word (para documentos de texto), o Powerpoint (para apresentações em slides) e o Excel (para organizam de dados). Incluído no Windows 3.0, o Office 1.0 era um serviço destinado às empresas que ajudou a Microsoft a ganhar vantagem face aos seus concorrentes.

Lançamentos
Tecnologia

Nos quatro anos seguintes, o Office foi sendo desenvolvido com diversas a versões a serem lançadas até ao Office 4.3, a 2 de junho de 1994. Entre as principais atualizações, estavam melhorias nas três aplicações mais importantes e também o desenvolvimento do Microsoft Access e do Mail, um para uma gestão mais eficiente de bases de dados e o outro como a funcionalidade de e-mail da Microsoft. A 24 de Agosto de 1995, acompanhando o lançamento do Windows 95, veio o Office 95, que gozou da popularidade que a empresa gozou com a globalização da utilização dos seus serviços. Tanta que até houve direito a um anúncio com os Rolling Stones e com os atores da série Friends.



No ano seguinte, o Office 97 trouxe algumas novidades. Primeiro no design das aplicações com a chamadas “Command Bars” que permitiam que o menú de opções das mesmas tivesse um formato semelhante e fosse mais fácil compreender a sua utilização. Segundo, foi a primeira versão a ter o Office Assistant, que era um interface inteligente para a ajudar os utilizadores que tinha o formato de um clip animado. E terceiro, também trouxe novas aplicações como o Outlook (gestor de informação pessoal) e o Publisher (design de layout de páginas para diferentes tipos de conteúdos). Para fechar a década, o Office 2000, lançado a 7 junho de 1999, além de trazer melhorias nas aplicações habituais, já era vendido tendo em conta utilizadores diferentes com 5 packs diferentes - Standard, Small Business, Professional, Premium e Developer.

A entrada no novo milénio

A 31 de maio de 2001 foi anunciado o Office XP (como o nome de código Office 10), que foi destacado pelos críticos por três principais características: as novas plataformas de colaboração em documentos através do MSN e do SharePoint; as novas funcionalidade de segurança que permitiam maior proteção dos documentos bem como a sua recuperação; e, por último, as “smarts tags” que passaram a permitir que links de busca fossem inseridos dentro de palavras e expressões do documentos criados.

Lançamentos
Tecnologia

O Office 2003 (lançado a 21 de outubro de 2003) não trouxe grandes avanços no Word, Powerpoint e Excel, mas trouxe melhores na plataformas de colaboração online e uma nova aplicação que também passou a fazer parte do nosso dia-a-dia, o OneNote, que agora permitia a partilha de notas, rascunhos e comentários nos diversos documentos criados. Passados quatro anos, no início de 2007, chegou o Windows Vista e consigo Office 2007, que se focou especialmente no produto do ponto de vista de colaboração de trabalho, através de melhorias no SharePoint e com a introdução do Microsoft Office Groove, que facilitava o trabalho em documentos off-line entre colegas. De seguida veio o Office 2010, que trouxe um dilema à Microsoft. Era para ser a versão 13.0 desde que o Office tinha sido lançado mas por ser um número ligado ao azar, decidiram saltá-lo e passar diretamente para Office 14.0. Além de melhorias nas aplicações estandarte, também trouxe o Office Online para utilizadores do OneDrive (cloud para ficheiros criada em no final de 2007), composto por web apps do Word, Powerpoint, Excel, entre outras.

Uma nova década, uma nova era

A partir de 2011, o futuro do Office passou a ser cada vez mais online. A 28 de junho foi lançado o Office 365, um serviço de subscrição com a versão online da maior parte da aplicações que compunham a licença normal do Office. Originalmente, foi pensado como um produto para as empresas, substituindo o BPOS (Microsoft Productivity Online Suite), mas os executivos aperceberam-se do seu potencial como um produto direcionado diretamente para o consumidor comum e, desde esse momento, o Office 365 passou a acompanhar as diferentes melhorias que foram sendo feitos no “serviço original”.

Lançamentos
Tecnologia

Com o lançamento do Office 2013 e do Office 2016, a importância do Office 365 foi crescendo cada vez mais, com melhorias nas aplicações principais, com a inclusão de chamadas no Skype for Business depois de ter sido comprado pela Microsoft e ainda com a disponibilização de um 1TB no OneDrive, o serviço de cloud de ficheiros da empresa. Em 2017, as vendas do Office 365 já ultrapassavam as da licença regular do Office e a plataforma passou a ser um dos pilares da estratégia da Microsoft que passou a fazer grande parte dos desenvolvimentos primeiro nas web apps do Office 365 e só depois a implementá-las no Office, enquanto software separado. Essa já foi a realidade para o Office 2019, lançado a 24 de setembro de 2018, cujas novidades já tinham sido aplicadas antes no Office 365.

O Microsoft 365

É o novo nome dado ao serviço de subscrição da Microsoft. Destaca-se pelo desenvolvimento de mais funcionalidades de inteligência artificial nas apps que já nos habituámos a usar no dia-a-dia, tornando mais fácil a resolução de problemas que possamos ter, independentemente do uso que damos ao Word, Excel, Powerpoint, Skype, entre outros. Podes descobrir mais sobre sobre o mesmo aqui e adquiri-lo na loja da Worten.

Comparar Produtos

    Comparar Produtos

    ×
    Utilização de cookies:Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses.Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.Saiba mais aqui.