História do Office

A História do Office


A empresa criada por Bill Gates e Paul Allen habituou-nos desde a sua criação nos anos 70, a inovar e a desenvolver serviços e produtos que tivessem um impacto directo no nosso dia-a-dia. Existem dois que nas últimas décadas se tornaram bastante ligados ao nosso quotidiano: o Windows e o Office. Um como o sistema operativo com que aprendemos a trabalhar com computadores e o outro como o software com uma série de aplicações que podiamos utilizar em diferentes dinâmicas da nossa vida quer por motivos profissionais ou por motivos recreativos. Com o lançamento do Microsoft 365, a empresa americana dá mais um passo na melhoria dessas aplicações que usamos desde sempre, por isso, vamos olhar como foi a sua evolução nos últimos anos.


/i/dadbfddad0606cffe97bd9a453688b2145cf3009

A criação do Office e os anos 90


A primeira versão do Office foi lançada há quase 30 anos, a 19 de novembro de 1990 e continha as três aplicações que sempre associámos ao serviço - o Word (para documentos de texto), o Powerpoint (para apresentações em slides) e o Excel (para organizam de dados). Incluído no Windows 3.0, o Office 1.0 era um serviço destinado às empresas que ajudou a Microsoft a ganhar vantagem face aos seus concorrentes.

Nos quatro anos seguintes, o Office foi sendo desenvolvido com diversas a versões a serem lançadas até ao Office 4.3, a 2 de junho de 1994. Entre as principais atualizações, estavam melhorias nas três aplicações mais importantes e também o desenvolvimento do Microsoft Access e do Mail, um para uma gestão mais eficiente de bases de dados e o outro como a funcionalidade de e-mail da Microsoft. A 24 de Agosto de 1995, acompanhando o lançamento do Windows 95, veio o Office 95, que gozou da popularidade que a empresa gozou com a globalização da utilização dos seus serviços. Tanta que até houve direito a um anúncio com os Rolling Stones e com os atores da série Friends.


/i/60066e381ab909c10c0e4d8d760c26eb657548ec

No ano seguinte, o Office 97 trouxe algumas novidades. Primeiro no design das aplicações com a chamadas “Command Bars” que permitiam que o menú de opções das mesmas tivesse um formato semelhante e fosse mais fácil compreender a sua utilização. Segundo, foi a primeira versão a ter o Office Assistant, que era um interface inteligente para a ajudar os utilizadores que tinha o formato de um clip animado. E terceiro, também trouxe novas aplicações como o Outlook (gestor de informação pessoal) e o Publisher (design de layout de páginas para diferentes tipos de conteúdos). Para fechar a década, o Office 2000, lançado a 7 junho de 1999, além de trazer melhorias nas aplicações habituais, já era vendido tendo em conta utilizadores diferentes com 5 packs diferentes - Standard, Small Business, Professional, Premium e Developer.

/i/cabafdb4db0481ecd0d0ef5a3b609ca3f1b88e2b