Halo Infinite

Tudo o que já sabemos sobre o Halo Infinite

Depois de ter sido adiado umas quantas vezes por causa da pandemia, parece que 2021 vai mesmo ser o ano em que finalmente vais poder jogar Halo Infinite. Desenvolvido pela 343 Industries, continua a história de Master Chief como o terceiro capítulo da saga Reclaimer, seguindo Halo 5: Guardians.


Halo… o que é isso?


O jogo é de ficção científica militar e gira em torno de uma guerra interestelar entre a humanidade e uma aliança alienígena conhecida como Covenant - que são liderados pelos Profetas, os líderes religiosos. Estes veneram a antiga civilização alienígena avançada conhecida como Forerunners, que desapareceram após lutarem contra a raça de parasitas Flood durante 300 anos. O nome “Halo” refere-se às estruturas gigantes de destruição em massa, construídas pelos Forerunners.


/i/822b129082e40c9e682ffe7f5cf1fa268553ae66

Cerca de 100 mil anos depois da extinção de toda a vida da galáxia, no século XXVI, a humanidade começa a colonizar vários mundos graças aos avanços no desenvolvimento de tecnologia slipspace, que possibilita viajar mais rápido que a luz. Por isso, gera-se uma guerra civil entre nações e a UNSC (United Nations Space Command, ou Comando Espacial das Nações Unidas) cria um grupo elite de super-soldados chamado Spartans para reprimir a rebelião. Assim, a base da saga é centrada em Master Chief John-117, um humano geneticamente aperfeiçoado que pertence aos Spartans, com o auxílio de uma inteligência artificial, Cortana. Halo é uma das franquias exclusivas da Xbox mais conhecidas de sempre e agora apresenta o seu sexto jogo, em que o objetivo é salvar a humanidade. Mas, afinal, o que é que já sabemos sobre o mais recente membro da família Halo?


/i/48b10b61a8896d0ae3daf8d98e849f43f808fdc6

Um enredo de outro mundo, literalmente

De acordo com a Microsoft, este enredo será muito mais um humano, com o Master Chief a desempenhar um papel ainda mais central. Como podemos ver no trailer da E3 2018, a história irá acontecer no anel Halo (“Zeta Halo” ou Instalação 07), com John 117 a receber a sua nova armadura MJOLNIR GEN3. Quanto aos vilões, iremos ver um regresso de antagonistas do Halo Wars 2, como o Banished, um grupo de mercenários que se separou da antiga aliança alienígena Covenant.


Mundo aberto ou não? Eis a questão

Como acontece sempre com o lançamento de novos jogos, já começaram a surgir algumas teorias sobre como será a jogabilidade. A teoria mais popular é que o Infinite possa ser um jogo de mundo aberto ou que os jogadores tenham um certo controlo sobre a ordem dos objetivos que irá enfrentar – no trailer é revelado uns pilares de luz azul à distância, sinalizando pontos de interesse.


O desenvolvedor Joseph Staten diz que, apesar de parecer um mundo aberto, o jogo terá níveis enormes, que poderão ser explorados. Independentemente disso, o objetivo será sempre avaliar os inimigos, criar um plano de ataque, executá-lo e voltares a preparar-te para a próxima luta. Algo que não suscita dúvidas é que será, claramente, um jogo de muita ação, que engloba um pouco de história, missões com veículos e muitos, muitos tiros. Para além disso, haverá um ciclo diurno e noturno, com diferentes condições climáticas que podem ocorrer nas diversas áreas do mapa. Isto permite que jogues de imensas maneiras diferentes num mesmo nível.


/i/879363ca886059e63850cb493314049030848b93