Nintendo Playstation: a consola perfeita que nunca chegou até nós

Nintendo Playstation: a consola perfeita que nunca chegou até nós


O gaming faz cada vez mais parte das nossas vidas. Nos últimos anos, cada vez mais empresas têm apostado nesta indústria e em consolas nas quais adoramos passar dias inteiros a jogar os nossos jogos favoritos. Quer seja a Playstation, a Xbox, a Nintendo ou a Wii, gostamos de acompanhar os novos lançamentos das nossas consolas prediletas. Contudo, nas últimas décadas, existem algumas que nunca tivemos a oportunidade de jogar como é o caso da Nintendo Playstation, cujo protótipo se encontra agora em leilão no valor de 350 mil dólares. Vamos recordar a sua história e a de outras consolas que não viram a luz do dia.

Na década de 80, a Sony e a Nintendo ponderaram lançar uma consola híbrida (que lesse cassetes e cd’s). No entanto, a Nintendo acabou por fazer outro negócio com a Philips, e a Nintendo Playstation ficou por lançar. Tendo o negócio desfeito, todos os protótipos teriam, supostamente, de ser destruídos, mas tal acabou por não acontecer — Olaf Olafsson, antigo fundador e CEO da Sony Computer Entertainment, acabou por guardar o equipamento.


/i/c6f8d8c5470bbb1fa52ab495907a0ddebdaf3c69

Depois de ter saído da Sony, Olafsson criou uma empresa de cartões de crédito, a Advanta, que acabou por ir à falência, em 2009. Os bens da empresa foram postos à venda num leilão online e Terry Diebold, um dos antigos colaboradores da empresa, acabou por comprar um lote de caixas por 75 dólares, o que equivale a 69,22€. Sem saber o que continham, Terry diz ter ficado “chocado” quando descobriu que tinha comprado o protótipo da Nintendo Playstation e alguns jogos por 75 dólares.

Depois de o seu filho, Dan Diebold, ter publicado imagens da consola no Reddit e de ter viajado pelo mundo para mostrar o equipamento em conferências, Terry Diebold chegou à conclusão de que essas demonstrações eram demasiado dispendiosas. Tinha chegado a altura de colocar a Nintendo Playstation à venda.


/i/8666fca724919c495fae91ab27bf947ea109da8c

Inicialmente, Diebold tinha a intenção de a colocar à venda em outubro de 2019, mas depois decidiu avançar para leilão, que começou no dia 7 de fevereiro. Até agora as ofertas encontram-se nos 350 mil dólares, o que equivale a pouco mais de 323 mil euros. Se for vendida a este preço ou superior, será uma das consolas mais caras de sempre, porém como diz a Heritage Auctions, a entidade responsável pela venda do protótipo, “independentemente de onde for parar, irá continuar a ser uma peça central da história dos videojogos”. Se estás interessado em acompanhar o leilão ou, quem sabe, em comprar o protótipo, podes saber de tudo, aqui.


/i/d214d79412e814586b35f8070f432c4c9fe6f811