Como tomar L Carnitina

Suplemento popular entre atletas e pessoas que procuram melhorar sua saúde, a L Carnitina reúne imensos benefícios e curiosidade. Descobre o que é e como te pode ajudar, sobretudo se és praticante de exercício físico.


L-Carnitina: O que é?

A L Carnitina é um aminoácido que o teu corpo produz naturalmente a partir de lisina e metionina. Este composto desempenha um papel fundamental no metabolismo energético, ajudando a transportar os ácidos gordos de cadeia longa para as mitocôndrias, onde são depois convertidos em energia.

Para além de ser sintetizada no teu corpo, podes obter L Carnitina através da dieta, especialmente em alimentos de origem animal como carne vermelha, peixe, aves ou lacticínios.


Tipos de Carnitina

Existem diversos tipos de carnitina, sendo que cada uma tem funções específicas:


  • L Carnitina: é a forma mais comum e utilizada em suplementos.
  • Acetil-L Carnitina (ALCAR): é conhecida por atravessar a barreira hematoencefálica, podendo ter benefícios cognitivos.
  • Propionil-L-Carnitina: é frequentemente utilizada para melhorar a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular.
  • L Carnitina L-Tartarato (LCLT): bastante popular entre os atletas, é rapidamente absorvida e ajuda na recuperação muscular.


/i/157a23caa153ddf5b1172ac9592b5986c131109d

L Carnitina: Para que serve?

A L Carnitina é amplamente conhecida por diversas vantagens.


  • Metabolismo da gordura: facilita o transporte de ácidos gordos para as mitocôndrias, onde são queimados para produzir energia.
  • Energia e desempenho: pode melhorar a resistência e o desempenho físico e é por isso um suplemento popular entre atletas.
  • Recuperação muscular: ajuda na recuperação pós-exercício, reduzindo a dor muscular.
  • Saúde cardiovascular: alguns estudos sugerem que a L Carnitina tem benefícios para a saúde cardiovascular, especialmente em pessoas com condições cardíacas.


/i/7bb0235b0542bf13c38aa7be635ecb1fabc54bed

Quando e como tomar L-Carnitina

Existem algumas recomendações gerais sobre a toma de L Carnitina, no entanto é importante que consultes um profissional de saúde antes de iniciares a tua suplementação.


  • Dosagem: a dosagem habitual pode variar entre as 500 mg e a 2.000 mg por dia. Mas, uma vez mais, consulta um profissional de saúde para esclarecer a dosagem indicada para ti.
  • Horários: de formal geral, pode ser tomada em qualquer altura do dia, mas há uma tendência para a tomar antes da prática de exercício físico, de forma a potenciar a energia e a queimar gordura.
  • Com alimentos: é aconselhável que tomes L Carnitina acompanhada de uma refeição que contenha carboidratos, uma vez que a insulina ajuda à sua absorção.


/i/af5799a9a049eeaf685deb4dba0c940f2d8913cb
#

Ver Blog

#

Ver Blog

Abrir