Como organizar o roupeiro

Como organizar o roupeiro: 9 dicas para um roupeiro impecável


O roupeiro é muitas vezes um caos no nosso dia a dia. A roupa vai-se amontoando, ficam peças perdidas no fundo da gaveta e a desordem reina no roupeiro. No entanto, organizar o guarda-roupa não precisa de ser uma tarefa assustadora e demorada.

Aproveita esta altura do ano, com a mudança de estações para o tempo quente para organizar o roupeiro. Com algumas estratégias simples, podes transformar o teu roupeiro num espaço organizado, limpo e muito mais eficaz na altura de escolheres o teu outfit.

Destralhar o roupeiro

O primeiro passo para organizar o guarda-roupa é fazer uma limpeza completa. Reserva tempo para olhares bem para todas as tuas roupas e separar aquelas que já não usas, seja porque estão fora de moda, porque não te servem ou simplesmente já não fazem sentido na tua sua vida.

Na dúvida se queres ficar ou não com uma peça, fica apenas com aquelas que usaste no último ano. Ao destralhares o teu roupeiro, estás a abrir espaço para o organizares de forma eficaz.


Cria categorias

Depois de fazer a limpeza, é hora de categorizares as tuas roupas. Agrupa as peças semelhantes para que fiquem juntas – camisas, calças, vestidos, etc. Esta organização vai facilitar na hora de encontrares o que precisas e evitar desorganização no futuro.

Considera também organizares as tuas roupas sazonais separadamente, para que possas trocá-las se necessário.

/i/82fc41f9b125a4cff5db89512a2ae5dd4ccb6d81

Utiliza organizadores de roupeiro

Investir em organizadores de roupeiro pode fazer toda a diferença na organização do teu guarda-roupa. Caixas, cestos e organizadores de gavetas podem ajudar a manter organizados aquelas peças mais pequenas como a roupa interior, lenços ou acessórios.

Esta é também uma solução perfeita para organizar roupa de bebé.


Organização por cores

Organizar as tuas roupas por cores adiciona um toque estético ao teu guarda-roupa e também pode tornar mais fácil encontrar o que procuras. Ao invés de agrupares as tuas roupas por categorias, podes organizar por cores, começando com brancos e neutros e avançando para as cores mais escuras.

Esta organização, sobretudo em roupeiros abertos, vai ser visualmente mais agradável e torna a tua seleção de roupa no dia a dia mais fácil de acordo com a tua disposição.


/i/82c1939350d2dd8075e8d0624697b0096e235379

Espaço para respirar

Evita superlotar o teu roupeiro, deixando algum um espaço livre entre as peças. Isso não só facilitará a visualização e seleção de roupas, mas também ajudará a manter suas roupas em melhor estado, permitindo que elas "respirem" e evitando que fiquem amarrotadas ou esquecidas entre peças.


Rotatividade saudável

Para garantir que todas as tuas roupas são usadas regularmente e evitar o acumular de peças esquecidas, implementa uma política de rotatividade. Na mudança de outono-inverno para primavera-verão, e vice versa, reserva um tempo para olhares para o teu roupeiro e identificar aquelas que não foram usadas nos últimos meses.

Podes doar ou vender essas peças para liberar espaço para novos peças ou simplesmente para manter o teu guarda-roupa enxuto e funcional.


Maximiza o espaço vertical

Aproveitar o espaço vertical do teu guarda-roupa pode ajudar a maximizar o espaço disponível. Dependendo do teu roupeiro, que seja, roupeiro de portas de correr, ou por exemplo, roupeiro de canto, considera adicionar prateleiras extras ou instalar ganchos na parte interna das portas para pendurar malas, lenços ou cintos. 


/i/5a29a82727c3686bc86302081c1c329b590c69ad
#

Ver Blog

#

Ver Blog

Abrir