LG G5: O INÍCIO DA ERA MODULAR?

Os telemóveis passaram por várias revoluções ao longo da sua história. Nos últimos anos, os smartphones introduziram uma nova realidade, um novo cenário onde a voz é apenas mais uma funcionalidade de um dispositivo que é verdadeiro computador de bolso onde guardamos a nossa vida pessoal e profissional, com o qual acedermos à Internet e gravamos memórias em foto ou vídeo, vemos filmes e jogamos durante horas a fio. No momento atual, as condições parecem estar reunidas para que seja dado mais um inovador passo na transformação dos smartphones, e desta vez parece que é o hardware a ter o papel principal.

O G5 marca a entrada da LG num segmento que promete tornar-se numa tendência mundial: os smartphones modulares. A nova coqueluche da LG apresenta-se como um potencial “canivete suíço” tecnológico, já que permite a utilização de vários acessórios através da remoção da parte de baixo do chassis. À imagem do que acontece com os computadores, por exemplo, a ideia é melhorar funcionalidades específicas através da adição de hardware (como acontece com os componentes dos PCs). No caso deste G5, basta carregar no botão lateral para remover o painel e instalar um dos dois acessórios disponíveis neste momento: o Cam Plus foi concebido para os adeptos de fotografia. Conta com um obturador para tirar fotos e gravar vídeo e permite usar zoom. Ideal para aquele fim de semana de descanso no campo, ou para o jantar de amigos que se aproxima, no final da semana. O Hi-Fi Plus, o segundo acessório, é um conversor digital/analógico portátil para que os fãs de música possam reproduzir os seus álbuns preferidos em som de alta definição. A LG parece assim ter apostado em duas áreas fulcrais para os utilizadores de equipamentos portáteis – o áudio e o vídeo – deixando para segundas núpcias outros acessórios que enriqueçam um smartphone que quer marcar uma tendência.

As especificações do novo smartphone da LG são convincentes, mesmo sem as mais-valias que a sua estrutura modular faculta. O ecrã LCD IPS capacitivo de 5,3” oferece uma resolução de 1440 x 2560 píxeis e dispõe de proteção Gorilla Glass 4. A alimentar o Android Marshmallow está um processador Snapdragon 820 e 4GB de memória RAM, argumentos a que se juntam os 32 GB de memória de armazenamento expansíveis a 200 GB através de cartão microSD. Espaço mais que suficiente para armazenar as suas apps e jogos preferidos, que pode descarregar do Google Play, assim como o arquivo multimédia que quer trazer sempre consigo.

Se gosta de fotografia – e já está entusiasmado com a notícia do acessório disponível – então vai gostar de saber que o G5 tem duas câmaras na parte de trás – uma de 16 MP (f/1.8) e outra de 8 MP (f/2.4) e uma câmara de 8MP no painel frontal. A explicação é simples: a câmara traseira de 8MP tem uma lente grande angular de 135 graus, ideal para conseguir incluir mais área nas fotos, ou fotos com mais elementos. Para quem gosta de fotografias de paisagens, por exemplo, são excelentes notícias. Além disso, o software do LG permite “alternar” entre as duas câmaras em questão com uma simples utilização do zoom – não há necessidade de escolher opções e alterar definições. O smartphone permite ainda a gravação de vídeo em 4K, em câmara lenta e timelapse (2160p@30fps, 1080p@30fps, HDR). Está ainda disponível um modo manual que permite controlar definições como o ISO ou a velocidade do obturador, entre outras… e sim: é possível fotografar em formato não comprimido – RAW – para mais tarde editar as suas fotos preferidas.

A autonomia indicada pelo fabricante é de 20h em tempo de conversação ou 200h em stand-by, cortesia da bateria de 2.800mAh com que a LG equipou o smartphone. O elegante chassis esconde ainda um leitor de impressões digitais para melhor segurança dos dados, suporte para NFC, acelerómetro, giroscópio, sensor de proximidade, barómetro e bússola, assim como GPS (A-GPS, Glonass).

Considere todos estes argumentos aliados a um design arrojado que confere personalidade própria ao G5 e as vantagens diferenciadoras dos acessórios disponíveis e tem potencialmente no novo LG o seu o primeiro smartphone modular.

Produtos Comparados

Limpar Tudo