UMA QUESTÃO DE IMAGEM
Não basta comprar o mais recente televisor para assegurar uma excelente experiência de visualização. O cenário perfeito para ver o Europeu de França com uma imagem fluida ou os seus filmes preferidos com todo o detalhe e com a melhor qualidade de imagem possível está relacionado com algumas questões que são muitas vezes esquecidas. Quer saber mais? Continue a ler. Vamos ajudá-lo a garantir o ambiente ideal para a melhor experiência de visualização de TV.
1. Ligações certas
Para garantir a melhor qualidade de imagem possível, certifique-se de que está a usar a ligação que a fonte do conteúdo exige. Um exemplo? Se está a ver o jogo em alta resolução, verifique se tem o cabo HDMI ligado da caixa do operador à televisão. Se ainda utiliza o cabo SCART, nem vai ver imagem… Os televisores conseguem quase sempre identificar os modos de reprodução adequados aos dispositivos a que estão ligados (consolas, leitores de Blu-ray). Mas lembre-se que pode sempre fazer ajustes manuais, caso seja necessário.
2. Use as predefinições
As predefinições (presets) incluídas no seu televisor estão lá por uma razão. Os engenheiros da Samsung, Sony, Philips ou outras marcas estudaram a imagem e o modelo em questão e criaram uma predefinição para “desporto” ou “filmes”. Eles têm todo o interesse em facultar a melhor experiência de visualização possível, pelo que o mínimo que pode fazer é testar estas predefinições e verificar se os ajustes de contraste ou de cores são ou não do seu agrado. O mais provável é que sejam.
3. Cor, cor, cor
Os ecrãs atuais oferecem um espetro tonal muito superior ao que acontecia no passado, em parte graças a tecnologias de otimização de cor como a Quantum Dot. Há modelos que permitem ajustes específicos a cores através de ferramentas de gestão de cor e que adequam a imagem e as cores automaticamente ao ambiente da sua sala. O resultado pode ser uma experiência inconsistente de visualização, com variações de cor. Se verificar que tal acontece, pode sempre desligar os sensores nas opções do televisor.
4. O contraste
A maioria dos televisores apresenta generosos níveis de contraste, oferecendo imagens dinâmicas e impactantes. Se a imagem não for confortável para seus olhos, pode reduzir o nível de contraste nas definições, mas baixar dos 90% pode prejudicar a experiência de visualização. Procure o equilíbrio mais confortável.
5. Luz ambiente
Tenha em atenção que a perceção da imagem nos televisores – e muito particularmente nos LCDs – difere consoante o ambiente onde a imagem é reproduzida. Numa sala com pouca luz, os painéis LCD tendem a emitir mais luz, tornando por exemplo os pretos em cinzentos de vários tons.
6. Localização da TV
Naturalmente que o local onde instala a TV influencia a experiência de visualização. Para melhores resultados, sente-se em frente ao televisor. Se a colocar na parede e sem ângulo de inclinação, não a instale muito alto. De resto, esteja na mesa ou na parede, a TV deverá estar idealmente à altura dos seus olhos. Além disso, considere os potenciais reflexos de luz das janelas (particularmente em ecrãs curvos). Vale a pena testar vários locais e ângulos antes de determinar o local definitivo do seu novo televisor.
7. Vamos a jogo?
Explore o “modo de jogo”. Geralmente, esta predefinição maximiza a performance de imagem e tenta reduzir o lag e melhorar o tempo de resposta diminuindo o processamento de imagem. E os gamers sabem que alguns milissegundos podem fazer toda a diferença.