UMA QUESTÃO DE IMAGEM

Não basta comprar o mais recente televisor para assegurar uma excelente experiência de visualização. O cenário perfeito para ver o Europeu de França com uma imagem fluida ou os seus filmes preferidos com todo o detalhe e com a melhor qualidade de imagem possível está relacionado com algumas questões que são muitas vezes esquecidas. Quer saber mais? Continue a ler. Vamos ajudá-lo a garantir o ambiente ideal para a melhor experiência de visualização de TV.

1. Ligações certas

Para garantir a melhor qualidade de imagem possível, certifique-se de que está a usar a ligação que a fonte do conteúdo exige. Um exemplo? Se está a ver o jogo em alta resolução, verifique se tem o cabo HDMI ligado da caixa do operador à televisão. Se ainda utiliza o cabo SCART, nem vai ver imagem… Os televisores conseguem quase sempre identificar os modos de reprodução adequados aos dispositivos a que estão ligados (consolas, leitores de Blu-ray). Mas lembre-se que pode sempre fazer ajustes manuais, caso seja necessário.

1. Ligações certas - Para garantir a melhor qualidade de imagem possível, certifique-se de que está a usar a ligação que a fonte do conteúdo exige. Um exemplo? Se está a ver o jogo em alta resolução, verifique se tem o cabo HDMI ligado da caixa do operador à televisão. Se ainda utiliza o cabo SCART, nem vai ver imagem… Os televisores conseguem quase sempre identificar os modos de reprodução adequados aos dispositivos a que estão ligados (consolas, leitores de Blu-ray). Mas lembre-se que pode sempre fazer ajustes manuais, caso seja necessário.
2. Use as predefinições - As predefinições (presets) incluídas no seu televisor estão lá por uma razão. Os engenheiros da Samsung, Sony, Philips ou outras marcas estudaram a imagem e o modelo em questão e criaram uma predefinição para “desporto” ou “filmes”. Eles têm todo o interesse em facultar a melhor experiência de visualização possível, pelo que o mínimo que pode fazer é testar estas predefinições e verificar se os ajustes de contraste ou de cores são ou não do seu agrado. O mais provável é que sejam.

2. Use as predefinições

As predefinições (presets) incluídas no seu televisor estão lá por uma razão. Os engenheiros da Samsung, Sony, Philips ou outras marcas estudaram a imagem e o modelo em questão e criaram uma predefinição para “desporto” ou “filmes”. Eles têm todo o interesse em facultar a melhor experiência de visualização possível, pelo que o mínimo que pode fazer é testar estas predefinições e verificar se os ajustes de contraste ou de cores são ou não do seu agrado. O mais provável é que sejam.

3. Cor, cor, cor

Os ecrãs atuais oferecem um espetro tonal muito superior ao que acontecia no passado, em parte graças a tecnologias de otimização de cor como a Quantum Dot. Há modelos que permitem ajustes específicos a cores através de ferramentas de gestão de cor e que adequam a imagem e as cores automaticamente ao ambiente da sua sala. O resultado pode ser uma experiência inconsistente de visualização, com variações de cor. Se verificar que tal acontece, pode sempre desligar os sensores nas opções do televisor.

3. Cor, cor, cor - Os ecrãs atuais oferecem um espetro tonal muito superior ao que acontecia no passado, em parte graças a tecnologias de otimização de cor como a Quantum Dot. Há modelos que permitem ajustes específicos a cores através de ferramentas de gestão de cor e que adequam a imagem e as cores automaticamente ao ambiente da sua sala. O resultado pode ser uma experiência inconsistente de visualização, com variações de cor. Se verificar que tal acontece, pode sempre desligar os sensores nas opções do televisor.
4. O contraste - A maioria dos televisores apresenta generosos níveis de contraste, oferecendo imagens dinâmicas e impactantes. Se a imagem não for confortável para seus olhos, pode reduzir o nível de contraste nas definições, mas baixar dos 90% pode prejudicar a experiência de visualização. Procure o equilíbrio mais confortável.

4. O contraste

A maioria dos televisores apresenta generosos níveis de contraste, oferecendo imagens dinâmicas e impactantes. Se a imagem não for confortável para seus olhos, pode reduzir o nível de contraste nas definições, mas baixar dos 90% pode prejudicar a experiência de visualização. Procure o equilíbrio mais confortável.

5. Luz ambiente

Tenha em atenção que a perceção da imagem nos televisores – e muito particularmente nos LCDs – difere consoante o ambiente onde a imagem é reproduzida. Numa sala com pouca luz, os painéis LCD tendem a emitir mais luz, tornando por exemplo os pretos em cinzentos de vários tons.

5. Luz ambiente - Tenha em atenção que a perceção da imagem nos televisores – e muito particularmente nos LCDs – difere consoante o ambiente onde a imagem é reproduzida. Numa sala com pouca luz, os painéis LCD tendem a emitir mais luz, tornando por exemplo os pretos em cinzentos de vários tons.
6. Localização da TV - Naturalmente que o local onde instala a TV influencia a experiência de visualização. Para melhores resultados, sente-se em frente ao televisor. Se a colocar na parede e sem ângulo de inclinação, não a instale muito alto. De resto, esteja na mesa ou na parede, a TV deverá estar idealmente à altura dos seus olhos. Além disso, considere os potenciais reflexos de luz das janelas (particularmente em ecrãs curvos). Vale a pena testar vários locais e ângulos antes de determinar o local definitivo do seu novo televisor.

6. Localização da TV

Naturalmente que o local onde instala a TV influencia a experiência de visualização. Para melhores resultados, sente-se em frente ao televisor. Se a colocar na parede e sem ângulo de inclinação, não a instale muito alto. De resto, esteja na mesa ou na parede, a TV deverá estar idealmente à altura dos seus olhos. Além disso, considere os potenciais reflexos de luz das janelas (particularmente em ecrãs curvos). Vale a pena testar vários locais e ângulos antes de determinar o local definitivo do seu novo televisor.

7. Vamos a jogo?

Explore o “modo de jogo”. Geralmente, esta predefinição maximiza a performance de imagem e tenta reduzir o lag e melhorar o tempo de resposta diminuindo o processamento de imagem. E os gamers sabem que alguns milissegundos podem fazer toda a diferença.

7. Vamos a jogo? - Explore o “modo de jogo”. Geralmente, esta predefinição maximiza a performance de imagem e tenta reduzir o lag e melhorar o tempo de resposta diminuindo o processamento de imagem. E os gamers sabem que alguns milissegundos podem fazer toda a diferença.

Produtos Comparados

Limpar Tudo