MELHORE A AUTONOMIA DO SEU PORTÁTIL

Para quem leva o portátil consigo para todo o lado sabe bem da importância da autonomia. Geralmente, quanto maior for o laptop, menor a autonomia. Computadores portáteis com ecrãs de 17 polegadas e configurações ambiciosas, preparados para tarefas que exigem muitos recursos, apresentam autonomias inferiores a portáteis de 13”. Mas seja qual for o computador em causa, há uma série de truques e dicas muito úteis para melhorar a autonomia do seu laptop e poupar bateria, para garantir que ele trabalha durante mais tempo antes de ter de o ligar à corrente.

1. Luminosidade

O ecrã do seu portátil é o componente que mais energia consome, dada a necessidade de iluminação permanente. Uma forma de poupar a bateria é reduzir a luminosidade do ecrã, mantendo os níveis de visualização confortáveis para os olhos. No Windows 10, abra as Definições e vá a Sistema. Em Energia e Suspensão, altere o plano de bateria para um plano de poupança mais adequado. Pode ainda configurar o plano atual, clicando em Alterar Definições do Esquema. Depois, ajuste a luminosidade do ecrã, fazendo deslizar a barra para a esquerda.

1. Luminosidade - O ecrã do seu portátil é o componente que mais energia consome, dada a necessidade de iluminação permanente. Uma forma de poupar a bateria é reduzir a luminosidade do ecrã, mantendo os níveis de visualização confortáveis para os olhos. No Windows 10, abra as Definições e vá a Sistema. Em Energia e Suspensão, altere o plano de bateria para um plano de poupança mais adequado. Pode ainda configurar o plano atual, clicando em Alterar Definições do Esquema. Depois, ajuste a luminosidade do ecrã, fazendo deslizar a barra para a esquerda.
2. Periféricos e rede sem fios - Para poupar bateria no laptop, o princípio base é: “não está a ser usado? Desligue”. Assim, se não precisa da rede sem fios, do adaptador bluetooth, da drive ótica ou do rato USB, desligue estes componentes. Estes – e outros periféricos – gastam bateria quando ligados.

2. Periféricos e rede sem fios

Para poupar bateria no laptop, o princípio base é: “não está a ser usado? Desligue”. Assim, se não precisa da rede sem fios, do adaptador bluetooth, da drive ótica ou do rato USB, desligue estes componentes. Estes – e outros periféricos – gastam bateria quando ligados.

3. Retroiluminação do teclado

Um teclado retroiluminado faz toda a diferença em ambientes e pouca luz, mas também gasta mais bateria. Tome atenção e verifique que a luz que ilumina as teclas está desligada quando dela não precisa. Tem um atalho para ligar/desligar no teclado do seu laptop.

3. Retroiluminação do teclado - Um teclado retroiluminado faz toda a diferença em ambientes e pouca luz, mas também gasta mais bateria. Tome atenção e verifique que a luz que ilumina as teclas está desligada quando dela não precisa. Tem um atalho para ligar/desligar no teclado do seu laptop.
4. Apps a mais - Está a fazer várias coisas ao mesmo tempo? A navegar na Net, a escrever um email, a ver um vídeo e no Skype com amigos… Mas está mesmo a fazer tudo ao mesmo tempo? Várias aplicações e tarefas abertas em simultâneo consomem mais rapidamente a bateria do portátil. Desligue as aplicações que não está a utilizar para poupar recursos e bateria.

4. Apps a mais

Está a fazer várias coisas ao mesmo tempo? A navegar na Net, a escrever um email, a ver um vídeo e no Skype com amigos… Mas está mesmo a fazer tudo ao mesmo tempo? Várias aplicações e tarefas abertas em simultâneo consomem mais rapidamente a bateria do portátil. Desligue as aplicações que não está a utilizar para poupar recursos e bateria.

5. Quanto mais fresco, melhor

Os componentes do seu portátil aquecem. É um facto, e nada pode fazer quanto a isso. Quanto mais aquecem, maior necessidade de refrigeração é imposta ao sistema. E quando essa necessidade aumenta, o computador gasta mais energia com as ventoinhas, para baixar a temperatura dentro do chassis. Não tape as entradas e saídas de ar, tente não usar o portátil com sol direto e use bases de refrigeração quando possível.

5. Quanto mais fresco, melhor - Os componentes do seu portátil aquecem. É um facto, e nada pode fazer quanto a isso. Quanto mais aquecem, maior necessidade de refrigeração é imposta ao sistema. E quando essa necessidade aumenta, o computador gasta mais energia com as ventoinhas, para baixar a temperatura dentro do chassis. Não tape as entradas e saídas de ar, tente não usar o portátil com sol direto e use bases de refrigeração quando possível.
6. Upgrades - Os componentes tecnológicos mais recentes são quase sempre mais eficientes e permitem poupar energia. Substituir um disco rígido tradicional por um SSD é um exemplo de como pode poupar bateria – o disco tradicional usa pratos giratórios que gastam mais bateria. Pelo contrário, os SSDs têm memória flash e não contam com quaisquer partes amovíveis.

6. Upgrades

Os componentes tecnológicos mais recentes são quase sempre mais eficientes e permitem poupar energia. Substituir um disco rígido tradicional por um SSD é um exemplo de como pode poupar bateria – o disco tradicional usa pratos giratórios que gastam mais bateria. Pelo contrário, os SSDs têm memória flash e não contam com quaisquer partes amovíveis.

Produtos Comparados

Limpar Tudo