Smart Home: O que deve saber

As casas inteligentes, previstas por vários filmes de ficção científica ao longo dos anos começam a ser uma realidade. Reguladores automáticos de temperatura, controlo da luminosidade, sensores de humidade ou tomadas inteligentes que podem ser desligadas quando não está presente em casa, são alguns dos produtos que podem tornar a sua casa mais “smart”. Saiba o que deve ter em conta, antes de instalar estes equipamentos.

1. O que precisa?

A palavra “smart” tem evoluído ao longo do tempo, passando primeiro pelos smartphones e mais recentemente para as habitações. As casas começam a passar por processos de automatização, graças à evolução da chamada “internet of things”. Neste sentido, para conseguir tirar o maior partido dos equipamentos “smart” é necessário que tenha acesso a um smartphone ou tablet, para conseguir controlar os equipamentos através de uma aplicação.

2. Por onde começar?

Um dos aparelhos mais fáceis de obter são os sensores de temperatura e humidade. Estes sensores, não só fornecem informações sobre a qualidade do ar de sua casa como permitem visualizar a sua evolução no smartphone. Para instalar este tipo de equipamento, basta colocá-lo em qualquer local da sua casa e esperar pelas leituras.

Outro equipamento bastante popular são os sistemas de segurança que se conectam com o router Wi-Fi. Pode juntar sensores sem fios e acessórios ao sistema através da aplicação para smartphone a qualquer altura. Estes sistemas permitem controlar as saídas e entradas, o som e o tempo da sirene e ainda a adição ou diminuição de sensores.

A iluminação smart é também outro sistema bastante fácil de instalar em sua casa. Troque a lâmpada que tem por uma de iluminação smart e comece a controlar o nível de luminosidade através do seu smartphone. Lembre-se que a luz certa pode fazer toda a diferença para criar o ambiente perfeito.

Existem ainda tomadas inteligentes que podem ser controladas através do seu smartphone. Estes equipamentos são bastante importantes para quem pretende aumentar o nível de poupança de energia. Por serem controláveis, pode ligá-las ou desligá-las a qualquer altura. Com a ajuda destas tomadas pode até agendar quando pretende que algum aparelho comece a trabalhar.

3. Qual o futuro?

Atualmente, é a inteligência artificial que está a ganhar destaque no mundo da tecnologia smart home. Equipamentos como o Google Home ou o Amazon Echo, estão a tornar-se os mordomos da era digital permitindo encomendar comida ou até fornecer recomendações de restaurantes, através de uma questão colocada em voz alta. Estes equipamentos também permitem controlar outros aparelhos inteligentes como a iluminação smart, por exemplo, bastando dar uma ordem para diminuir a intensidade da luz. Além disso, permitem a utilização de algumas aplicações como as de streaming de música podendo assim oferecer mais opções de som ambiente.

Fique a conhecer todos os artigos de Smart Home disponíveis na Worten.

Produtos Comparados

Limpar Tudo