Call of Duty

A História de Call of Duty

Os amantes de videojogos apaixonaram-se pelo Call of Duty em 2003 num cenário da Segunda Guerra Mundial. Agora, 16 anos depois, o universo vai lançar a versão mais recente, Call of Duty: Modern Warfare. Mas afinal, o que é que fascina tantos fãs?


A Origem

No jogo criado pela Activision, tens uma experiência de atirador na primeira pessoa. A lógica é fácil de perceber: carregar a arma, apontar ao alvo certo e disparar. O objetivo é conquistar missões, cooperando com os teus colegas de equipa, quer estejas a lutar contra outros exércitos, quer estejas num futuro apocalíptico a combater zombies. Os cenários históricos de guerra são os preferidos de Call of Duty. Entre as três principais séries do jogo, World War II, Black Ops e Modern Warfare, quem é viciado no jogo já passou por experiências ligadas à Segunda Guerra Mundia, à Guerra Fria e à Guerra dos EUA no Afeganistão. Para além das três séries principais, o universo de Call of Duty conta ainda com vários títulos secundários, edições exclusivas para certas plataformas e, mais recentemente, uma versão mobile que tem feito sucesso.


World War II


O primeiro título de Call of Duty foi desenvolvido numa cooperação entre a Activision e a Infinity Ward e chegou aos amantes de videojogos em outubro de 2003, com uma versão exclusiva para computador. Ao longo das várias edições que se seguiram, o jogo de tiro apresentou perspetivas que permitiam a quem estava atrás do ecrã ser parte do exército norte-americano, ser um soldado britânico, ou até mesmo estar do lado das forças soviéticas. Uma das inovações que Call of Duty trouxe chama-se shellshock, que, em linguagem de que não percebe do assunto, significa que o jogador vai sofrer consequências com ações que acontecem perto dele. Por exemplo, se houver uma explosão por perto, o jogador vai sentir sequelas, a visão vai ficar turva e o som vai ficar abafado. O terceiro título (Call of Duty 3), que chegou ao mercado em 2006, representou uma expansão do universo de Call of Duty no que diz respeito a plataformas. Já não havia desculpas para não jogar, uma vez que o jogo estava disponível em várias versões para a PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii.


/i/168d129cf99a6d057dea8a2962a118d97592e232

Black Ops


É a série mais popular do jogo e já conta com mais de 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Em 2010, Black Ops veio para quebrar recordes num cenário de Guerra Fria com a presença de algumas personagens históricas conhecidas como John F. Kennedy e Fidel Castro. Call of Duty: Black Ops já conta com quatro edições. A última saiu em maio do ano passado e foi o primeiro jogo do universo Call of Duty a não ter um modo história.


/i/ba4e104114ffcded85d848b457c6e38f14288844

Modern Warfare


O lançamento da primeira versão da série Modern Warfare (Call of Duty 4: Modern Warfare) foi uma dos maiores pontos de viragem do universo Call of Duty. Em 2007, a Activision e a Infinity Ward presentearam os fãs do jogo com várias melhorias. A narrativa do jogo passava-se no Médio Oriente, onde os jogadores faziam parte do Serviço Aéreo Especial britânico e do Corpo de Fuzileiros Navais americanos. O principal objetivo era combater o terrorismo e enfrentar radicais russos de extrema direita. Aos novos cenários juntou-se uma qualidade de imagem consideravelmente superior e uma narrativa cinematográfica, que a série nunca tinha tido. No mundo online houve também várias novidades. Apareceram modos como Team Deathmatch, Domination e Search and Destroy, que se mantiveram durante várias edições.


/i/17267e3169f66569ad94107715e12e5da425c304