World War II
O primeiro título de Call of Duty foi desenvolvido numa cooperação entre a Activision e a Infinity Ward e chegou aos amantes de videojogos em outubro de 2003, com uma versão exclusiva para computador. Ao longo das várias edições que se seguiram, o jogo de tiro apresentou perspetivas que permitiam a quem estava atrás do ecrã ser parte do exército norte-americano, ser um soldado britânico, ou até mesmo estar do lado das forças soviéticas. Uma das inovações que Call of Duty trouxe chama-se shellshock, que, em linguagem de que não percebe do assunto, significa que o jogador vai sofrer consequências com ações que acontecem perto dele. Por exemplo, se houver uma explosão por perto, o jogador vai sentir sequelas, a visão vai ficar turva e o som vai ficar abafado. O terceiro título (Call of Duty 3), que chegou ao mercado em 2006, representou uma expansão do universo de Call of Duty no que diz respeito a plataformas. Já não havia desculpas para não jogar, uma vez que o jogo estava disponível em várias versões para a PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii.