História das Luzes de Natal

TUDO SOBRE A HISTÓRIA DAS LUZES DE NATAL


Thomas Edison, o inventor da primeira lâmpada elétrica funcional, foi também o criador do primeiro cordão de luzes elétricas.

Na altura do Natal de 1880, Edison pendurou essa grinalda no exterior do seu laboratório e os transeuntes viram as primeiras decorações natalícias iluminadas. No entanto, a moda não pegou e teriam ainda de passar quarenta anos para as luzes de Natal chegarem à posição que têm hoje - as verdadeiras estrelas das ruas, casas e lojas durante o mês de dezembro.

Apesar das árvores de Natal estarem tradicionalmente associadas a uma simbologia cristã, a sua origem moderna é secular - as árvores de Natal começaram a aparecer em casas das classes altas na Alemanha durante o século XVIII. E antes das luzes de Natal “descansarem” 11 meses por ano em arrecadações e sótãos, como acontece hoje, as famílias usavam velas para decorar as suas árvores de Natal. Esta prática era, por razões óbvias, perigosa e responsável por inúmeros incêndios domésticos.


/i/8d5f16c20078e85d0e81b2006043e0150b63e9f0

Em 1882, um amigo e sócio de Edison na sua empresa, Edward H. Johnson, construiu o primeiro fio de luzes de Natal. Johnson montou à mão um conjunto com lâmpadas vermelhas, brancas e azuis e enrolou-o à volta da sua árvore de Natal - estava assim decorado o primeiro pinheiro de Natal iluminado eletricamente.

No entanto, o mundo ainda não estava preparado para receber luzes elétricas nas suas casas, pois a eletricidade ainda provocava muita desconfiança. Só em 1895, com um "ato presidencial”, é que a percepção pública começou a mudar: o Presidente dos EUA Grover Cleveland pediu para a árvore de Natal na Casa Branca ser iluminada com luzes elétricas . Mais tarde, na véspera de Natal de 1923, foi o Presidente Calvin Coolidge quem deu início a uma tradição na Casa Branca que se extende até hoje, ao iluminar a National Christmas Tree com 3.000 luzes elétricas.


/i/7d2eda8e88db2a7310a61e8b749d0e8dca5d6f3e
#

Ver Blog

#

Ver Blog

Abrir