Os Smartphones e a Fotografia

FOTOGRAFIA VÍCIO, ARTE OU UMA NOVA LINGUAGEM QUOTIDIANA?

Fomos ouvir o que pensam um fotógrafo, um instagrammer e uma apaixonada por fotografia analógica.

“Desenhar luz com contraste”. É esta a definição de fotografia. E há quase 200 anos que, tanto os acontecimentos mais mundanos, como os historicamente mais relevantes são eternizados através desta técnica de criação de imagens. E essa técnica, tornou-se arte.

No momento em que chegam ao mercado novos equipamentos que apostam forte na fotografia, como é o caso do S9 da Samsung e do P20 da Huawei, fomos ouvir um fotógrafo, um instagrammer e uma promotora da fotografia analógica sobre o que os prós e contras deste admirável mundo novo. A todos colocámos as mesmas questões – e estas foram as respostas que nos deram.


/i/a892578edd400bfb91ff5e37788863f9ba5de5d5

Gonçalo F. Santos, fotógrafo profissional


1)Para os fãs da fotografia, as câmaras incorporadas nos novos smartphones como S9 e P20 são ou não um bom argumento de experimentação?

Os smartphones com as câmaras incorporadas permitem ao utilizador fazer fotografias em todas as situações, experimentar novos enquadramentos, novas estéticas sem que para isso tenham que transportar uma câmara compacta consigo.


2) Do ponto de vista do ato de fotografar, o que é um smartphone faz a mais e o que é que ainda não faz por quem trabalha fotografia profissionalmente?

Permite experimentar sem compromisso, não há fotografias erradas, há sim fotografias que não foram feitas e todos nós temos na memória uma imagem que, por falta de equipamento não fizemos, claro que nos podemos esquecer do telemóvel em casa, mas isso é pouco provável! Os únicos aspectos que faltam a um smartphone são técnicos, as câmaras profissionais tem sensores maiores que permitem resultados diferentes e com mais margem de manobra para trabalhar. Claro que para um fotojornalista para quem o instante é essencial, a capacidade de transmitir as fotografias no momento em que são feitas é uma séria vantagem.


3)Um smartphone nomeadamente com as features que hoje incorpora transforma qualquer um num fotógrafo?

Se virmos, ou entendermos, um fotografo como “aquele que fotografa” cada um de nós tem um fotógrafo em si! Claro está que um fotografo terá outros conhecimentos técnicos que um amador não tem e, mais importante, um conhecimento da profissão (preparação de uma sessão fotográfica, contacto com o cliente, pós-produção, etc) que um amador não tem. É tão provável que um amador faça uma fotografia brilhante como que um profissional faça uma fotografia má, não é isso que separa os dois. É tudo o resto!


4) Qual a tua opinião sobre as novas ofertas mobile do S9 e do P20?

Não faço mesmo ideia! Tenho iPhones desde a primeira geração, podem não ser os melhores para muitas pessoas mas para mim são perfeitos!


/i/3ea90f507d7b46755a9417755de8d1a6fa0f2d06

Hugo Suissas, instagrammer


1)Para os fãs da fotografia, as câmaras incorporadas nos novos smartphones como S9 e P20 são ou não um bom argumento de experimentação?

Hoje em dia já não existem desculpas para não tirar boas fotografias. Os smartphones de hoje em dia aliados com o bom olho humano e alguma criatividade podem trazer-nos resultados incríveis. É realmente impossível ignorar estas features recentes.


2) Do ponto de vista do ato de fotografar, o que é um smartphone faz a mais e o que é que ainda não faz por quem trabalha fotografia profissionalmente?

A vantagem de ter um smartphone é dar-nos a possibilidade de captar os momentos e a realidade de uma forma mais divertida e instantânea. Diria mesmo, de uma forma mais viciante. Eu penso que estes smartphones trazem uma ferramenta poderosíssima que é a divulgação do trabalho de cada fotógrafo. As câmaras fotográficas destes telemóveis são incríveis para a criação de conteúdo, projetos pessoais e de experimentação na área de cada pessoa.

Um fotógrafo da velha guarda não deveria ignorar e desvalorizar esta nova realidade, porque se conseguir aliar os dois mundos vai destacar-se e vai conseguir manter a sua linha artística de uma forma mais atualizada e fresca. As coisas mudam e evoluem todos os dias, quem não conseguir acompanhar essas tendências fica para trás e o público alvo deixa de se identificar com o artista.


/i/df480a2455512135096b15f0141c764e907c3765