Fortnite ou PUBG

FORTNITE OU PUBG:

QUAL O MELHOR BATTLE ROYALE?


Parece que se confirma aquilo que, no ano passado, se tornava claro: o estilo battle royale chegou para ficar, engalanado por Fornite Battle Royale e PlayerUnknown’s (PUBG), os títulos mais populares do género. Agora, em 2018, com a fama de ambos a continuar na crista da onda, resta perceber qual é o mais adequado para cada jogador. Porque, apesar do preâmbulo de ambos assentar na mesma premissa, estes são diferentes. E não há mal nisso; até porque há público para cada um deles. Vai é depender do gosto de cada um.

O primeiro de ambos a ser lançado foi PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG), e pode dizer-se que tomou os PC’s de assalto, numa espécie de embuste saudável para os gamers. Não é que o género Battle Royale (BR) não existisse («ARMA BR» ou «H1Z1» são dois títulos que já cá andavam), mas a verdade é que PUBG colocou o BR na ribalta do mundo gaming, pois parece ter encaixado «as peças do puzzle no lugar correto e fez com que a receita resultasse mundialmente», de acordo com André Alves, Community Manager do jogo em Portugal. No final de 2017, no entanto, apesar do sucesso em PC, o número também era muito bem composto na X-Box One, ao atingir a venda de 8 milhões de cópias (números de julho).


/i/e032f1d619d52e990a79de4d78f1e045aa1418ac

Porém, não tardou até que chegasse um rival para fazer companhia ao título que dominava o género. É que já se sabe que nisto dos videojogos a popularidade é sinónimo de atração, e atração é sinónimo de alguém que vai tentar roubar o trono àquele que o ocupa. Neste caso concreto, essa rivalidade deu pelo nome de Fortnite, da editora Epic Games (que é essencialmente conhecida por títulos como Unreal Tournament ou Gears of War, mas que na verdade anda por cá há três décadas, sendo nos seus estúdios que se desenvolve o motor Unreal). Com uma jogabilidade semelhante e competitividade assegurada, alcançou, no último mês, uns incríveis 80 milhões de utilizadores. Tanto assim é que a batalha pelo reinado dos battle royale continua.

Mas, já agora, convém explicar a origem do termo battle royale. É que dá nome a um género, mas a verdade é que este teve a sua origem há quase duas décadas. Cunhado inicialmente no Japão, é o título do primeiro romance do autor Koushun Takami. No livro, a história relata como um grupo de jovens estudantes é obrigado a lutar pela sobrevivência num jogo organizado por um governo fictício. Em 2000, um ano depois de ser publicado, foi adaptado para cinema. E se faz lembrar «Hunger Games — Jogos de Fome», é natural, porque foi uma das fontes de inspiração da trilogia que catapultou Jennifer Lawrence para a ribalta, assim como deu origem a uma saga de manga.

Todavia, explicações e terminologias à parte, à primeira vista, a verdade é que Fortnite e PUBG partilham de muitas semelhanças; porém, a realidade é que o seu conteúdo difere, nomeadamente no estilo, questão que vai afetar consequentemente a maneira como cada um dos jogos é jogado.


/i/c60ced598cc2a61a01e04d6cf9ca27b30649dab8

Fortnite ou PUBG: Qual o melhor? As diferenças e as semelhanças explicadas por um streamer e por um Community Manager


«O Fortnite é um jogo que facilmente se confunde com uma banda desenhada, enquanto o PUBG tem um grafismo mais sério», revela André Alves, Community Manager do PUBG em Portugal.

No caso de Fortnite, jogos como Minecraft, PUBG e Overwatch parecem ser inspirações. Em PUBG, o enredo vai beber um pouco mais à realidade. Isto é, e de forma absurdamente sumária, uns alegam que o primeiro é mais direcionado para um público mais novo e que se quer divertir; o segundo, por seu turno, é mais virado para um público que prefere algo mais semelhante à realidade, algo mais verosímil.


/i/85f6586e1c5ace4c6d6ec170143b3b3cb99cbc66