como ser uma pessoa mais ativa
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Como ser uma pessoa
mais ativa

Todos já ouvimos vezes e vezes sem conta sobre os benefícios e a importância de fazer exercício, mas a verdade é que manter um estilo de vida ativa é uma tarefa complicada no meio do trabalho e do tempo livre para estar com a família e os amigos.

Num relatório, publicado pela Eurostat em 2018, conclui-se que Portugal era um dos países da União Europeia onde se praticava menos exercício com apenas 45% dos adultos com mais de 16 anos a praticar uma atividade física fora das horas de trabalho. Sendo um país com bom tempo a maior parte do ano e com vários espaços que permitem fazer uma variedade de atividades físicas não há desculpas para te manteres em casa. Por isso mesmo, e porque pode ser muito divertido, é importante encontrar maneiras de manteres um estilo de vida saudável e ser uma pessoa (mais) ativa.

Melhores dicas para uma vida mais ativa

A verdade é que nem todas as pessoas são fãs de ginásio ou têm tempo para se dedicarem à prática regular de uma atividade física. Contudo, isso não são razões suficientes para não fazeres exercício. Deixamos-te então algumas dicas para coisas que podem ser feitas e aplicadas no dia-a-dia para te transformares numa pessoa ativa.

1. Convida um amigo

Fazer exercício pode ser uma atividade solitária e fica complicado encontrar motivação quando estamos dependentes apenas de nós próprios. Por isso, um amigo ou um parceiro(a) de treino podem ser o que precisas para conseguir ter atividade física regular. Podem combinar um horário que dê para os dois, discutir planos de treino em conjunto e os melhores sítios para os pôr em práticas e podem ainda puxar um pelo outro quando o cansaço e a procrastinação começam a dar sinais. E quando falamos de exercício não falamos, necessariamente, de máquinas de ginásio. Junta um grupo de amigos para uma “futebolada” depois do trabalho, desafia alguém para uma corrida ao fim-de-semana de manhã ou junta-te a uma aula de dança experimental com um amigo que queira uma atividade mais diferente.

2. Transforma a tua rotina em atividades físicas

Há inúmeras pequenas coisas que podes mudar no teu dia-a-dia para te ajudarem a ser mais ativo. Sabes todas aquelas vezes em que usas o elevador para chegar a casa ou ao escritório? Começa a utilizar as escadas para chegar ao teu destino. E quando tens de te deslocar de um sítio para outro? Troca os transportes públicos pela bicicleta , especialmente numa altura em que tens tantos serviços de partilha disponíveis. E depois existem outro tipo de atividades simples que nem te apercebes que são exercício físico, como sair à noite e dançares pela noite dentro ou ires almoçar e dares uma caminhada a seguir.

3. A boa alimentação também te pode ajudar

Ao contrário do que muitos pensam, parar de comer não é necessariamente uma boa medida para quem quer ser mais ativo e saudável. Quer seja para dar uma corrida matinal ou para ir ao ginásio mais ao fim do dia, é importante garantir que o teu metabolismo tem as calorias necessárias para teres energia para o teu workout. Por isso garante que tens uma alimentação equilibrada e lembra-te de comer snacks ricos em água, se quiseres cumprir a meta de dois litros de água por dia e não desidratar durante a tua atividade física.

Apps que te podem ajudar neste processo

1. Runtastic

Fundada em 2009, esta app quer ser o teu parceiro na atividade física. Começou por ter um foco maior nos fãs de corrida oferecendo diversos percursos e monitorizando a performance dos utilizadores, mas agora quer ser a plataforma para qualquer pessoa que queira fazer exercício. Com mais de 130 milhões de utilizadores registados no mundo inteiro e diversos exercícios musculares e sugestões para percursos de bicicleta, a Runtastic quer dar-te tudo aquilo que precisas para praticares exercício físico regularmente.

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2. Google Fit

Esta é a plataforma desenvolvida pela Google para o sistema operativo Android, que permite controlar elementos relativos à tua saúde e atividade física, à semelhança daquilo que a app Health faz para o sistema iOS da Apple. Podes contabilizar, por exemplo, o teu batimento cardíaco, a distância média que percorres por dia ou quantos passos deste durante a semana.

3. Endomondo

É uma rede social para o fitness criada na Dinamarca em 2007, em que os utilizadores têm a oportunidade de partilhar uns com os outros a sua rotina física e motivá-los a seguir o seu exemplo. Através do apoio de uma comunidade a app acredita poder aumentar o número de pessoas com um estilo de vida ativo.

O kit para a atividade física perfeita

1. Relógios e pulseiras desportivas

Estão cada vez mais na moda e já são uma presença quase obrigatória no pulso de quem faz exercício regularmente. Permitem a medição do batimento cardíaco, da velocidade, da distância percorrida e ainda te dão a opção de guardares os teus trajetos preferidos, no caso de correres, e ainda ligação a uma rede Wi-Fi que te deixa partilhar a tua performance com os teus amigos.

2. Auscultadores Bluetooth

São perfeitos para quem gosta de fazer exercício com a companhia de música ou de um podcast sem estar preocupado com fios. Com um par destes podes confortavelmente controlar o que queres ouvir e ajustar o volume sem ter de pegar no teu smartphone.

3. Armbands

Ninguém gosta de estar com o smartphone no bolso enquanto corre ou faz outra atividade física qualquer. Com os armbands podes ter sempre o teu smartphone em segurança agarrado ao braço enquanto fazes exercício.

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