Dicas para escolher um Tablet

Os tablets têm um tamanho perfeito para irem consigo para todo o lado. Seja no comboio, no autocarro ou até no seu automóvel, os tablets são normalmente utilizados para consumo de conteúdos multimédia como a leitura de eBooks, navegar na internet ou ver filmes. A sua rapidez e facilidade de utilização permitem-lhes serem o equipamento ideal para quem não precisa de um computador para realizar trabalhos mais pesados. Ainda assim, os tablets com um bom armazenamento e processador podem ser fundamentais para concluir as suas tarefas diárias.

1º - Que sistema operativo pretende utilizar?

Antes de efetuar a compra de um tablet, deve ter em conta o tipo de sistema operativo que pretende. Esta decisão é importante no caso de querer sincronizar automaticamente o tablet que escolher com um smartphone ou até com um computador. Existem, de momento, dois sistemas operativos presentes no mercado: Android e iOs. A escolha de um tablet com um dos sistemas operativos acima mencionados irá influenciar o número de aplicações disponíveis para o seu equipamento. Por isso mesmo, antes de tomar qualquer decisão é imperativo que decida qual o melhor sistema operativo para as suas necessidades.

2º - Qual o tamanho de ecrã ideal para as suas necessidades?

O tamanho do ecrã é outro ponto onde deve dedicar alguns minutos para decidir qual a melhor opção para si. Isto porque existem vários tipos de ecrã que se podem adequar às suas necessidades. Os ecrãs pequenos, entre as 7 e as 9 polegadas, são considerados como os ideais para quem pretende uma maior mobilidade. No entanto, os tablets com ecrãs com tamanho superior a 10 polegadas podem trazer um maior conjunto de vantagens na altura de visualizar conteúdos multimédia ou até para trabalhar.

3º - Que quantidade de conteúdos multimédia pretende armazenar?

O tipo de memória que escolher para o seu tablet depende da utilização que vai dar ao equipamento. Existem modelos com 4GB ou 8GB que são úteis para quem pretende navegar na internet, realizar leituras digitais ou visualizar fotos. Mas para quem pretende descarregar e armazenar músicas ou aplicações, os tablets com armazenamento entre os 16GB e os 32GB podem ser os mais adequados. Já os tablets com memória superior a 64GB são os mais indicados para quem gosta de guardar várias músicas, aplicações, jogos e filmes que ocupem algum espaço.

4º - Que tipo de ligação à internet pretende?

Normalmente, a utilização de um tablet pressupõe pelo menos uma ligação à internet através de Wi-fi de forma a estar sempre disponível. Contudo, tal nem sempre é possível. De forma a manter a autonomia do equipamento é possível que tenha que recorrer a uma rede 3G ou 4G. Os tablets com conectividade 3G ou 4G oferecem um plano de dados semelhante ao fornecido para smartphones pelas operadoras de telecomunicações. Algumas delas até permitem que adicione um equipamento ao seu plano de dados de forma a partilhá-los com toda a família. Tendo isto em conta, a ligação à internet é outro ponto importante na altura de escolher o melhor tablet para si.

5º - Qual o melhor processador para o seu caso?

Outro ponto a ter em conta para aqueles que pretendem um tablet para outras funcionalidades que ultrapassem a visualização de conteúdos multimédia é o tipo e a velocidade do processador. Esta componente define a velocidade a que o tablet vai responder aos seus pedidos. Por exemplo, processadores com velocidade até 1.9 GHz podem ser os ideais para quem pretende um tablet apenas para navegar na internet, realizar leituras digitais ou visualizar fotos. Já para quem pretende um tablet para trabalhar, quanto mais avançada a velocidade do processador, maior a rapidez e o desempenho das tarefas no equipamento.

Produtos Comparados

Limpar Tudo