Dicas para escolher um Sistema de Áudio.

Ouvir música ainda é um dos passatempos preferidos de muitos portugueses mas com tanta oferta cada vez mais inovadora, escolher um sistema de áudio que melhor se adequa ao que pretende pode ser uma tarefa difícil. De forma a entender qual a melhor opção para si, a Worten pode ajudá-lo a perceber quais as características mais importantes a ter em conta na altura de escolher um sistema de áudio.

1º - Qualidade de Som

Saiba que a qualidade de som dos sistemas áudio difere consoante o ficheiro que está a reproduzir. Assim, se pretende ouvir um ficheiro MP3, um CD ou um vinil num equipamento o som não será igual. Além disso deve também perceber qual a qualidade das colunas uma vez que também elas têm um papel importante na definição do som que é reproduzido.

2º - Portabilidade

A portabilidade de um sistema de áudio é importante para quem necessita de um equipamento que possa ser mudado de divisão para divisão. Colunas multiroom portáteis ou wireless são uma boa opção para quem pretende levar a música consigo sempre que vai passar mais tempo numa divisão. Contudo, tendo em conta que muitas vezes estes equipamentos são conectáveis com outros dispositivos podem não ser a melhor opção por não permitirem leitura de CD ou Vinil. Se pretende um equipamento que consiga ler estes dois formatos, é preferível optar por um sistema de som micro ou mini ou por um gira-discos.

3º - Conetividade

Atualmente os sistemas áudio já admitem conetar-se a outros dispositivos através de Bluetooth como é o caso de smartphones, tablets e até computadores. Este sistema permite de uma forma mais rápida a reprodução de música. Existe ainda outra possibilidade de conexão: o cabo USB ainda é utilizado por muitos fabricantes para permitir a reprodução de som entre diferentes dispositivos. Este ponto é bastante importante se pretende um sistema de áudio que permita ouvir música através de ‘streaming’ num dispositivo móvel ou computador. Esta característica de conetividade através de cabo USB já é bastante utilizada por vários fabricantes, sendo que até os sistemas de som micro ou mini e alguns amplificadores já permitem esta opção.

4º - Autonomia

Apesar de grande parte dos equipamentos de áudio disponíveis possuírem uma fonte de alimentação através da corrente elétrica, outros sistemas permitem ter autonomia através de uma bateria recarregável. A primeira situação acontece especialmente entre os sistemas áudio, micro ou mini e amplificadores. A segunda situação acontece essencialmente nas colunas multiroom portáteis. Neste caso, se pretende uma coluna multiroom portátil deve garantir que possui autonomia suficiente para várias horas sem estar ligada à corrente.

5º - Rádio

Ouvir rádio é uma forma de se manter atualizado das notícias enquanto trabalha, estuda ou simplesmente ouve música. Mas com o avanço da tecnologia, alguns sistemas de áudio foram perdendo características que eram fundamentais para alguns utilizadores. Uma delas foi a capacidade de poder ouvir rádio. De forma a ter acesso a este tipo de conteúdos, deve identificar se o sistema de áudio possui esta possibilidade.

Produtos Comparados

Limpar Tudo